Pular para o conteúdo principal

"FESPSP continua conjugando o tradicional e o moderno"

FHC conversa com Ricardo Lewandowski, com o Rui Cardoso ao fundo

Esta é a impressão de Adriana Maria de Souza após ouvir a conferência do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). O público atento à fala de FHC elogiou sua capacidade de comunicação e domínio dos fatos históricos do desenvolvimento das Ciências Sociais. Acompanhe:






O legado de um ex-presidente da República é indissociável de outras personalidades contemporâneas a seu mandato e atuação política. Como sociológo e professor, Fernando Henrique Cardoso (FHC) atraiu professores e alunos da comunidade FESPSP, já que exerceu também a função de ex-presidente do Conselho Superior da Fundação. Na introdução da conferência, testemunhou marcante celebração histórica: os ex-alunos Rui Barbosa Cardoso, da primeira turma do curso de Sociologia, e Otávio da Costa Eduardo, receberem placas comemorativas das mãos do atual presidente do Conselho Superior, Professor Doutor Ângelo Del Vecchio, que, por sua vez, também homenageou o colega de profissão com uma placa alusiva à data.

Mas, é inegável que sua condição de ex-presidente brasileiro atraiu grande atenção, não apenas por sua fala e pensamento sobre o passado, presente e futuro político, social e econômico do país, mas também pelos personagens de destaque que estiveram presentes para ouví-lo.

O próprio FHC apontou em sua saudação as presenças do economista e ex-ministro da Fazenda no
Otávio da Costa e Bresser Pereira
governo José Sarney, Luís Carlos Bresser Pereira; do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e também revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, e brincou ao não identificar na platéia naquele momento o Senador Eduardo Suplicy (PT): “o Eduardo sumiu”, gracejou.

Também estiveram presentes o jornalista Jorge da Cunha Lima, ex-presidente da Fundação Padre Anchieta e atual presidente do Conselho Diretor da Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-Americanas (ATEI), o Secretário de  Gestão Pública do Estado de São Paulo e atual presidente estadual do PPS,  Davi Zaia e o Secretário Adjunto de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Rogério Barreto.

Diretor Aldo e Senador Suplicy
O corpo diretivo da Fundação também compareceu em peso, com destaque para o Diretor Executivo Geral, Waltercio Zanvettor e o Vice-diretor geral, Romeu Nami Garibe. Braço direito das coordenações dos cursos sobre questões acadêmicas, também estava na conferência o secretário do Conselho, Prof Jorge Nagle, ex-reitor da UNESP de 1985 a 1988, e que  já foi Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia do governo Orestes Quércia (1987-1991) e Presidente do Conselho Estadual de Educação. 

Das unidades de ensino, todos estavam presentes: o Diretor acadêmico, Professor Ado Fornazieri, e os coordenadores de Sociologia, Biblioteconomia e Administração, Professor Rafael de Paula Aguiar Araújo, Professora Valéria Martin Valls e Professor Silvio José Moura e Silva, respectivamente.

Alguns alunos e professores foram unânimes em apontar a eloquência e conhecimento histórico do ex-presidente, independente de preferências políticas, enfatizando o fato de  que o evento marca uma relevante contribuição para a reflexão sobre a herança da Fundação e seu comprometimento com o ensino nos dias atuais.

Adriana Maria de Souza, professora de Biblioteconomia, gostou bastante da palestra:”Por ter sido conselheiro da Fundação e aluno, não deixou nenhum espaço em branco sobre a história da escola, que abordou com muita desenvoltura. A sua fala trouxe um panorama tão contundente que, ao ouví-lo, nos remetemos àquela época. O ex-presidente deixou claro que é parte viva da instituição. Confirmou minha impressão que a escola só tem crescido e que não perdeu sua essência na formação de cidadãos mais conscientes. A fundação da FESPSP colaborou para outras escolas também, e seu caráter mais pragmático contribui de forma assertiva dentro de suas práticas, em todos os cursos. E continuamos mantendo isso, conjugamos o tradicional e o moderno. Acho inclusive que a escola seria uma potência se conseguisse oferecer também cursos em arquivologia e especialmente museologia, por que sabemos que há uma demanda da sociedade por estes profissionais”, afirma a professora.
Na foto acima, a professora Adriana Maria de Souza, ao lado direito, participa da recepção da conferência com FHC ao lado da Coordenadora do curso de Biblioteconomia, Professora Valéria Valls, da Gerente de Informação da FESPSP, Rosa Maria Beretta e da Professora de Biblioteconomia Andréia Gonçalves Silva.

Veja mais fotos do evento aqui.
Assista aqui o vídeo completo da conferência com FHC nos 80 anos da FESPSP:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação