Pular para o conteúdo principal

Sites dos CRBs: informação organizada para o bibliotecário?






"Nós estudamos 3 ou 5 anos para trabalhar com a informação e não a disponibilizamos corretamente entre nós mesmos." É esta a sensação da Bruna ao navegar pelos sites dos CRBs na internet. Está claro que nossos conselhos precisam de força e adesão. Quem se habilita? Veja na coluna da Bruna Gomes desta semana:





 

SEM DAR NOME AOS BOIS:

Foi-se o tempo em que rede social era sinônimo de entretenimento. Hoje, se for bem usada, ela é capaz de trazer informação.  Analisei 11 sites do CRB (Conselho Regional de Biblioteconomia) e o site do Conselho Federal para saber de que forma estamos usando essas ferramentas a nosso favor. Os resultados não são muito animadores: dos 12 sites, 5 divulgam alguma coisa através do facebook ou twitter, e desses 5, apenas 3 trazem noticias relevantes e satisfatórias. Um  tem um layout interativo e chamativo, totalmente fora do padrão, outros 3 não criaram páginas, criaram conta como pessoa no facebook, o que restringe o acesso às noticias por causa do processo para ser adicionado.  Além de checar redes sociais, analisei as noticias e eventos na página principal: alguns conselhos não colocaram nem uma nota sobre o Dia do Bibliotecário. Outros, usam o site do conselho como painel de divulgação de aniversariantes do mês.

Levando - se em conta todo o trabalho que existe por trás da manutenção dos sites e das contas na internet, em alguns conselhos vi um grande descaso. Nós estudamos 3 ou 5 anos para trabalhar com a informação e não a disponibilizamos corretamente entre nós mesmos. E não se trata de ferramentas para informar bibliotecários, poderíamos atrair profissionais de outras áreas, ou divulgar sobre leitura. Não é impossível fornecer um conteúdo de qualidade, seja qual for a situação. 
Estamos tão mal na foto que se digitar CRB no Google aparece o Clube Regatas de não-sei-o-quê ):

DANDO NOME AOS BOIS:

Conselho Federal de Biblioteconomia: Não utiliza redes sociais, mas a página principal está bem atualizada.

Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª região: Além de usar facebook, twitter e youtube, estão desenvolvendo um novo site com um layout moderno.

CRB2: Não usa redes sociais, layout padrão, poucas noticias e eventos. Na página principal, uma lista de aniversariantes do mês.

CRB3: Sem noticias novas desde dezembro de 2012, porém os eventos estão atualizados, também não tem redes sociais.

CRB4: Mesma linha, última noticia de fevereiro de 2013 (aniversários), e um único evento: o congresso de julho.

CRB5: Não usa redes, porém a página principal do site compensa.

CRB6: Além de uma página principal com um ótimo conteúdo, possui um blog que divulga até oportunidade de emprego, uma página no face e uma conta no twitter atualizadas recentemente.

CRB7: Tem facebook, mas poderia melhorar: uma conta como página é muito mais dinâmica e melhor para divulgar do que uma conta como pessoa, por que o acesso às informações depende da aceitação. No caso de uma página não existe esse empecilho, é só curtir e pronto.

CRB8: Possui blog, e facebook como pessoa, na média no que diz respeito as atualizações, inclusive na página principal do site. A conta no site de armazenamento de imagens Picasa, é uma boa ideia, realmente inovadora, dá pra realmente ficar por dentro do que acontece no conselho.

CRB9: Página principal pouco atualizada, tem links interessantes na barra lateral, porém a conta no facebook é como pessoa.

CRB10: Ultimas atualizações são de julho-agosto de 2012 na página principal, possui um grupo no Yahoo, não consegui acessar.

CRB11: Desatualizado, apenas um evento  neste ano, e de janeiro, não usa nenhuma rede social.


Opinião


A análise da Bruna é muito interessante e reforça a necessidade do bibliotecário contribuir mais coletivamente. Temos inúmeros bibliotecários no Brasil ultraespecializados em arquitetura da informação e utilização de redes sociais. Onde estão esses bibliotecários que não ajudam os seus próprios Conselhos de classe? Sabemos que participar de movimentos associativos é uma atitude individual, nem todos tem tempo e interesse, mas isso nos faz pensar no porquê a profissão não tem o destaque social que poderia ter. A entrevista com o Oswaldo (OFAJ) reflete muito isso. Sua história de vida é um exemplo de um bibliotecário que tem lutado pelo coletivo.


Os alunos do 6º e 8º semestres (a partir de agosto/2013) receberão visitas das principais entidades da nossa área para tentar motivar os futuros bibliotecários para um olhar mais amplo de sua atuação profissional e social. Vamos lançar algumas sementinhas...




  



 Bruna Carolina Gomes é aluna do 3º semestre noturno e blogueira do Pontos de Acesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação