2.322.608
membros distribuídos em 226.699 grupos de pesquisa compartilhando 393.329.707
documentos. Estes são os números vultosos do Mendeley, gerenciador de referências
e de grande praticidade na normalização de textos científicos. Ana Ponciano,
aluna do 5º semestre noturno, teve a iniciativa de sugerir uma oficina de
Mendeley para todas as turmas do curso de Biblioteconomia da FaBCI-FESPSP, pois
esta ferramenta facilita enormemente o trabalho do bibliotecário de normalização.
E assim aconteceu mais um Programa de
Enriquecimento Currícular (PEC) da FaBCI do último sábado, 27 de abril, com Solange
Alves Santana, aluna de Biblioteconomia pela ECA/USP e formada em Letras-Francês
pela FFLCH/USP. Ana nos conta como foi a oficina:
Solange
explicou que nos Estados Unidos é comum os estudantes e pesquisadores
utilizarem gerenciadores de referências, que auxiliam na manutenção e uso dos
textos para as pesquisas, bem como para auxílio nas citações e referências em
seus trabalhos.
O
pesquisador, segundo ela, está mais preocupado com o objeto de sua pesquisa,
seus experimentos, deixando em segundo plano as normas técnicas de um trabalho
acadêmico. Aí é que entra o bibliotecário, auxiliando na normalização de seu
texto. Essa normalização é importantíssima,
visto que a citação, sua correta utilização, as referências ao final do
trabalho ligadas às citações, validam a pesquisa e dão credibilidade ao texto.
Em muitas bancas, os avaliadores conferem se esses itens estão corretamente
inseridos no trabalho.
O
Mendeley, além de ser um programa gratuito que gerencia referências, funciona
também como uma rede social para pesquisadores. Em seu site, há possibilidades
de localizar outros membros e estabelecer contatos com eles. Além disso, é
possível criar grupos e agregar documentos a eles dentro do âmbito de interesse
de seus membros.
Seu
acesso é pelo endereço eletrônico http://www.mendeley.com, onde se pode se
cadastrar e baixar o programa Mendeley Desktop, que servirá para trabalhar offline
em algumas ocasiões, apenas na sua máquina.
![]() |
Desktop do Mendeley |
Solange
demonstrou como adicionar um trabalho ao Mendeley, completar as informações
sobre esse trabalho se vier faltando alguns itens, os diversos meios de
inserção, como incluí-lo em grupos. Também demonstrou como o programa Mendeley
“conversa” com o programa Word, ajudando na correta citação do autor e já
inserindo sua devida referência. Tudo muito prático e sem erros de esquecer uma
coisa ou outra. O programa permite alguns ajustes e também a escolha do formato
que será usado, Vancouver, ABNT, Harvard, etc.
No
Mendeley, também há um recurso que, segundo Solange, é uma novidade: ele sugere
alguns trabalhos, dentro da sua rede, de acordo com seu perfil e seus
trabalhos. Por exemplo, se meu trabalho é voltado para bibliometria, eu,
provavelmente, terei trabalhos na minha biblioteca Mendeley sobre esse assunto,
bem como palavras-chave inseridas, no título dos artigos, etc. O programa fará
uma varredura em sua rede e me trará, em uma lista, todos os documentos que
contenham bibliometria ou que tratem primordialmente sobre isso.
Foi
demonstrado também que o Mendeley trabalha de forma colaborativa, com sugestões
de melhorias e códigos vindos de outros membros interessados no aprimoramento
do programa. As melhorias (upgrades) são feitas para funcionar em todas as
plataformas (Windows, Mac), mas o lançamento delas não ocorre de maneira
simultânea, devido as adaptações que são necessárias.
![]() |
Página inicial do Mendeley |
No
site, há uma aba no canto esquerdo da página, que permite que o usuário do
programa faça essas sugestões (em inglês) e, segundo Solange, realmente há
feedback sobre o que é enviado, sempre há pessoas interagindo (muitos são
brasileiros), criando uma rede dinâmica de colaboradores.
O
treinamento foi bem abrangente, com ótima didática da palestrante, bem clara e
objetiva, levando até os presentes as principais funcionalidades do programa.
Há um tutorial recomendado por ela, bem detalhado que auxiliará os
pesquisadores que não puderam ir ao treinamento, dividido em quatro partes:
Parte 4: Trabalhando com o Word
Os agradecimentos, além de serem dirigidos à Solange, também devem ser direcionados à Profa. Valéria Valls, que fez com que esse treinamento fosse possível.
Os agradecimentos, além de serem dirigidos à Solange, também devem ser direcionados à Profa. Valéria Valls, que fez com que esse treinamento fosse possível.
Ana Ponciano é aluna do 5º semestre noturno
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