Pular para o conteúdo principal

Acontece nos próximos meses: Eventos com docentes da FaBCI na FEBAB

Nos próximos meses, a FEBAB disponibilizará uma série de eventos imperdíveis, que contarão com oficinas e rodas de conversa trazendo uma temática atual e inovadora, com valores acessíveis, que serão ministradas por docentes da Fespsp de forma voluntária.


Fonte: Site Febab

Confira aqui o calendário:


MARÇO DE 2019

Roda de Conversa: Bibliotecas e suas comunidades: a experiência dos makerspaces

Roda de conversa sobre o Movimento Maker, contextualizando o movimento e conectando a biblioteca, com o objetivo de impulsionar sua aproximação com a comunidade a qual atende; Panorama de experiências internacionais e nacionais e apresentação de ações para impulsionar nossas bibliotecas, incluindo troca de experiências.

Quando:
30/03/19 – das 9h às 13h

Onde:
FEBAB – São Paulo - Rua Avanhandava, n. 40.

Valores e links para pagamento:
Não-associados: R$180,00
Associados: R$125,00
Alunos de graduação: R$90,00

Facilitadora: Profa. Dra. Valéria Valls
Doutorado e Mestrado em Ciências da Comunicação e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP, além de extensão universitária em Docência pela FGV. Diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FaBCI/FESPSP), Coordenadora acadêmica e docente do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e Docente de pós-graduação do Núcleo de Ciência da Informação (FaBCI/FESPSP). Docente do MBA em Gestão Empresarial e Coaching (parceria FESPSP e SLAC). Coordenadora da Região São Paulo (Gestão 2016-2018) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação. Membro do Conselho de Administração da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura. Consultora associada em projetos ligados à gestão da qualidade, informação e conhecimento, além de atuar como palestrante nesses temas.
-->


ABRIL DE 2019

Oficina: Arquitetura de Informação: acesso rápido à informação

Informação só faz sentido quando é útil para quem precisa. Para possibilitar isso são criadas estruturas e formas de acesso através de arquiteturas de informação expressas em taxonomias, gerando equivalência entre as informações e as linguagens das pessoas. Esse laboratório de vocabulário controlado e arquitetura de informação pretende repassar aos participantes um entendimento básico de definição de controle de vocabulário, arquitetura de informação, taxonomia e organização da informação, os vários tipos de vocabularios controlados e seus usos em ambientes digitais, além de apresentar formas de estruturação de um tesauro, através da aplicação de etapas e das melhores práticas de normas internacionais.

Quando:
06/04/19 – das 9h às 13h

Onde:
FEBAB – São Paulo - Rua Avanhandava, n. 40.

Valores e links para pagamento:
Não-associados: R$180,00
Associados: R$125,00
Alunos de graduação: R$90,00

Facilitador: Prof. Me. Charlley Luz
Consultor em estratégia de transformação digital e portais corporativos da Feed Consultoria. Professor da pós-graduação em Gestão Arquivística e de Gestão da Informação Digital da FESPSP. Professor de Arquitetrua da Informação e UX da ESPM. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e Mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP. É autor dos livros Arquivologia 2.0: a informação humana digital e Primitivos Digitais. 

Oficina: Classificação Decimal Universal (CDU): como entender e utilizar a 2a Edição Padrão Internacional

Apresentação da Classificação Decimal Universal: estrutura, função e uso. Manuseio com as tabelas da CDU, volumes 1 e 2. Atividades com as tabelas auxiliares comuns de relação, dependentes e independentes, e tabelas especiais.

Quando:
20/04/19 – das 8h às 13h

Onde:
FEBAB – São Paulo - Rua Avanhandava, n. 40.

Valores e links para pagamento:
Não-associados: R$200,00
Associados: R$140,00
Alunos de graduação: R$100,00

Facilitadora: Profa. Me. Adriana Maria de Souza
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2013. Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em 2003. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da FESPSP, 2000. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da FESPSP. Consultora e Coach em Serviços de Informação nas áreas de Tratamento da Informação: organização e representação; Serviços de Referência: qualidade no atendimento ao cliente e coaching; Coaching para liderança e carreira do bibliotecário. Vivência de carreira com a Biografia Humana. Design Thinking para
bibliotecas.
 
--> -->


MAIO DE 2019

Oficina: Design Thinking para bibliotecas: como promover resultados colaborativos

Bibliotecários estão sempre em busca de resultados efetivos e eficazes em prol de suas comunidades. Para tanto, há muitos desafios a serem solucionados nas bibliotecas em que atuam. A oficina visa apresentar e vivenciar a abordagem de Design Thinking para a resolução desses desafios, a partir do toolkit traduzido pela FEBAB e produzido pela empresa IDEO, com o patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Quando:
18/05/19 – das 9h às 13h

Onde:
FEBAB – São Paulo - Rua Avanhandava, n. 40.

Valores e links para pagamento:
Não-associados: R$180,00
Associados: R$125,00
Alunos de graduação: R$90,00

Facilitadora: Profa. Me. Adriana Maria de Souza
Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2013. Especialista em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) em 2003. Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI) da FESPSP, 2000. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da FESPSP. Consultora e Coach em Serviços de Informação nas áreas de Tratamento da Informação: organização e representação; Serviços de Referência: qualidade no atendimento ao cliente e coaching; Coaching para liderança e carreira do bibliotecário. Vivência de carreira com a Biografia Humana. Design Thinking para
bibliotecas.
-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv