Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Relatos da "Semana de Biblioteconomia FaBCI-FESPSP 2019



Entre os dias 11 e 15 de março aconteceu a Semana de Biblioteconomia FaBCI/FESPSP, organizada junto ao Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes, com diversos eventos dentro e fora da Fundação. Trazemos pra vocês três relatos das nossas alunas, que com muito carinho participaram e trouxeram suas palavras sobre a semana. Confiram:



Todos os anos, nosso Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes prepara uma Semana inteirinha em comemoração ao Dia do Bibliotecário, com palestras e discussões de temas importantíssimos na área de Biblioteconomia. E nesse ano de 2019 não foi diferente!



Buscando atender às necessidades e interesses dxs alunxs, trazendo novidades, tivemos a oportunidade de, em algumas datas, participar de eventos que aconteceram fora da FESPSP. Como na Biblioteca Brasiliana, SESC 24 de Maio, Biblioteca Monteiro Lobato e Espaço Sobrevento, oferecendo uma ótima oportunidade para conhecer outros ambientes e futuros colegas de profissão.



Gostaria de destacar o importante evento que o CRB-8 organizou em 12 de Março no SESC 24 de Maio, em comemoração ao Dia do Bibliotecário, ao qual xs alunxs foram convidadxs para participar. Além de uma palestra sobre “O Bibliotecário na era da informação de dados”, com o Prof. Dr. Adilson Luiz Pinto, aconteceu também a entrega do XIII Prêmio Laura Russo, com a temática Biblioteca Escolar, em que a Isabela, ex-aluna da FESP, foi ganhadora pelo TCC que tratou de “Competência Informacional na Biblioteca Escolar”. Aproveite e leia a Declaração da Isabela no site da FESPSP =)  Link de acesso.
Foto: Divulgação Fespsp


Aconteceram trocas de conhecimentos e experiências nas mais diversas áreas de atuação dentro da Biblioteconomia, como a atuação do bibliotecário no serviço de referência, realização da agenda 2030 nas bibliotecas públicas, o bibliotecário dentro de organizações com atuação em gestão de dados e ambientes de inovação. Apresentando a todxs xs participantes o quão ampla é a área, e trazendo maior clareza axs alunxs referente a carreira e até mesmo aos possíveis temas de pesquisa no TCC (o temido! rsrs).




Foto: Divulgação Fespsp


Aproveito o espaço para agradecer ao C.A. do Borba, que sempre trabalhou intensamente para realizar um ótimo evento para todos nós! Esperamos que todxs tenham conseguido aproveitar os eventos, e absorver informações que auxiliam na vida acadêmica e profissional.



Grande abraço, e vamos juntos trabalhar pelo desenvolvimento da Biblioteconomia!

Por Samanta Patrícia, 5º Semestre / Noturno


 
A Semana de Biblioteconomia FaBCI – FESPSP 2019 foi sensacional! Trazendo conteúdos atualizados e relevantes para os alunos e demais interessados na área.

Na segunda-feira (11/03) o Grupo INFOCO, formado por ex-alunos da FESPSP, apresentou a sua proposta de “Laboratório Colaborativo de Ideias”, deixando bem claro a importância de ser engajado na profissão e, assim como em todas as áreas, se manter atualizado, o aprendizado é contínuo!
Foto: Divulgação Fespsp / Rodrigo Carani
 
Foto: Divulgação Fespsp / Rodrigo Carani

Já na terça-feira (12/03), Dia do Bibliotecário, participamos de uma Mesa Redonda na USP, onde o assunto “Ciência, preservação e acesso: um novo olhar sobre a atuação dos Bibliotecários” foi abordado de diversas perspectivas. Entre todas as ideias, destaco a relevância que a ciência tem, somente se a sociedade entender o seu impacto, ou seja, ela deve ir além do âmbito acadêmico. O evento foi gravado e pode ser acessado nesse link.

Foto: Divulgação Fespsp


Na quarta-feira (13/03), fomos à Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, onde a Marta Nosé Ferreira apresentou o tema “Agenda 2030: como as bibliotecas públicas podem colaborar”. Nesse bate-papo ficou claro que a atitude faz toda a diferença diante de situações diversas do dia a dia, é preciso ir além das “funções definidas” para conseguir alcançar resultados maiores. 
Foto: Professor Wellington Ferreira Rodrigues

Também na quarta-feira, à noite, tivemos a visita do poeta Sérgio Vaz, conhecido como Poeta. Numa conversa descontraída, com direito a recitação de poesias, ele passou a sua mensagem: a cultura tem que representar o seu público, isso gera identificação, interesse e demanda por mais conteúdo.

Foto: Divulgação Fespsp


Na quinta-feira (14/03) a Maria Lucia Beffa abordou o Novo Código de Ética do Bibliotecário, destacando a importância de se ter o CRB – 8 para a regulamentação da profissão, e quais são os direitos e deveres que devemos nos atentar no exercício da profissão.  

E para fechar com chave de ouro, na sexta-feira (15/03) o Rubens  da ABRAINFO trouxe reflexões sobre “Qual o papel do profissional da informação em ambientes de inovação?”.

 
Por Daniela Luciana da Silva, 1º Semestre / Matutino

 
Relatos de uma semana mais que especial

Sou caloura na FESPSP e desconhecia que os bibliotecários tinham um dia todo para chamar de seu (dia 12 de março comemora-se o Dia do Bibliotecário)! Imaginem como me senti quando, além disso, soube que haveria uma semana inteira de atividades dedicadas ao curso de Biblioteconomia. Trata-se da Semana de Biblioteconomia que, neste ano, foi realizada de 11 a 15 de março. Mais uma oportunidade de participar de atividades fora da sala de aula e conhecer gente nova.

Houve palestras sobre nosso novo Código de Ética com o Conselho Regional de Biblioteconomia de nossa região, palestra sobre bibliotecas públicas, sessão de teatro exclusiva com o grupo Sobrevento, entrega do prêmio Laura Russo... Houve muito mais, pois as atividades foram realizadas nos dois períodos, dentro da FESP e em outros espaços, o que permitia um intercâmbio de informações com pessoas de outros ambientes.

Foto: Professora Tania Callegaro

Não pude comparecer em todas atividades, espero no ano que vem aproveitar bem mais. Foi nítida a preocupação que tiveram para realizar essa semana linda para nós, até nos detalhes se percebia um cuidado especial.

Não posso deixar de finalizar dizendo o que mais me emocionou: a presença do poeta Sérgio Vaz! Não tenho palavras para descrevê-lo. Gratidão por você existir e nos presentear com palavras sábias e gratidão pela FESPSP por trazê-lo!
Foto: Divulgação Fespsp


 Por Natália Freitas, 1º Semestre / Noturno

Foto: Divulgação Fespsp


Foto: Edi Fortini

Foto: Edi Fortini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação