Pular para o conteúdo principal

Entrevista com os novos docentes da FaBCI: Angela e Wellington

As novidades não param de chegar em 2019! Esse ano promete aqui na FaBCI e na Monitoria. =D

Temos dois novos professores na graduação: Angela Claro e Wellington Rodrigues. Isso mesmo, o mesmo Wellington que semana passada nos deu aquele lindo depoimento sobre ser o primeiro Monitor Científico retorna à casa agora como professor da graduação.

Fotos: Arquivo pessoal


A Monitoria conversou com os dois novos docentes e você pode ler aqui abaixo.
A Angela trabalhará com a disciplina de Normalização Documentária no primeiro semestre e o Wellington trabalhará com duas disciplinas (Fundamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação para o primeiro semestre e Gestão de Conteúdos Digitais para o quinto semestre):



Entrevista com Angela Claro

Foto: Arquivo pessoal


Em algumas palavras, apresente-se aos leitores da MC: "Quem é Angela"?

A Angela é uma pessoa simples, comprometida com sua profissão, que ama aprender, e muito disposta a compartilhar seus conhecimentos 

Por qual motivo escolheu Biblioteconomia? Foi sua primeira opção?

Escolhi a Biblioteconomia pois queria uma profissão diferente das mais tradicionais, como Direito, Medicina e Engenharia. Queria algo que agregasse meus interesses nas áreas de Humanidades, e que me desse possibilidades de empregabilidade. Depois que eu descobri que existia a Biblioteconomia ela se tornou minha primeira escolha. Antes de saber sobre ela, eu pensava em fazer História. 
       
Nos conte um pouco de seu caminho acadêmico.

Eu fiz minha graduação em Biblioteconomia na UNESP de Marília, e me formei em 2010. Nessa etapa ingressei na pesquisa científica, atuando na Linha de Informação e Tecnologia, estudando os aspectos sociais e culturais das tecnologias da informação e comunicação, em especial os temas relacionados à inteligência coletiva no contexto digital. Logo após, em 2011, ingressei no Mestrado em Ciência da Informação na mesma instituição, dando continuidade aos estudos da iniciação científica. De 2014 a 2018 desenvolvi minha pesquisa de Doutorado em Ciência da Informação, também na UNESP de Marília, aprofundando ainda mais os estudos em inteligência coletiva. 

E profissionalmente, qual o trajeto percorrido e o atual?

Sempre atuei em bibliotecas que atendiam o segmento técnico e tecnológico. Primeiramente do SENAI-SP, e agora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), onde estou desde 2013. Atualmente, estou na Pró-Reitoria de Ensino do IFSP, sendo meu principal enfoque de trabalho o acompanhamento do funcionamento sistêmico das bibliotecas dos campus do IFSP através do provimento de recursos informacionais e de tecnologias da informação e comunicação para as bibliotecas da rede. 

Quais suas expectativas ao integrar o corpo docente da FaBCI?

As minhas expectativas são muito positivas. A FESPSP é referência no ensino de Biblioteconomia no país, e a qualidade dos profissionais que ela forma mostra o comprometimento e engajamento do seu corpo docente. Espero poder contribuir com esse time, e também aprender muito com os colegas.

Agora no início, vocês darão quais disciplinas?

Nesse primeiro semestre trabalharei com a disciplina de Normalização Documentária. 

De acordo com sua visão, qual o panorama atual da Biblioteconomia e desafio futuros?

Percebo que a Biblioteconomia tem caminhado para a consolidação da incorporação de novos instrumentos de trabalho - metodologias e ferramentas atualizadas para o lidar com as questões da representação da informação de forma a atender o contexto social dinâmico que essas informações tem se apresentado. Entendo que o desafio do futuro, que já é o agora, é a atuação consistente e sistemática da Ciência da Informação e da Biblioteconomia no contexto do quarto paradigma da ciência - a e-Science -, a fim de, pelo escopo dessas áreas, contribuir com a coleta, o tratamento, o armazenamento e a padronização de dados, indispensáveis ao gerenciamento e compartilhamento de dados científicos primários.  





Entrevista com Wellington Rodrigues


Foto: Divulgação pessoal


Em algumas palavras, apresente-se aos leitores da MC: "Quem é Wellington"?

Eu sou um cara tranquilo, gosto bastante da área de biblio e de tecnologia. Nasci e fui criado na periferia da zona norte de São Paulo, um dos primeiros da família a fazer a graduação e pós. Tenho duas filhas (Tatiana e a Janaina). Além de me interessar muito sobre cultura e ser praticante de religiões de matriz africana.

Por qual motivo escolheu Biblioteconomia? Foi sua primeira opção?

Antes de ingressar na graduação, eu fiz, em 2002, o curso técnico em biblioteconomia no Senac. Depois de cinco anos, atuando em diversos projetos e profissões, acabei ingressando na FESPSP. Nunca tive dúvidas em seguir na graduação em Biblio.  

Nos conte um pouco de seu caminho acadêmico.

Me formei na graduação em Biblioteconomia no ano de 2011. Tive a felicidade de publicar meu TCC na Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, no ano de 2012, em parceira com a Profa. Valéria Valls e a Profa. Carla Dieguez. Em 2013, concluí uma pós graduação em Gestão Web no Senac. Lá tive muito contato com profissionais e professores de TI que me ajudaram a compreender alguns aspectos desta área de atuação. Atualmente, estou cursando uma pós graduação em Formação Pedagógica para a Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Também está sendo muito bom este contato com técnicas e metodologias voltadas à área de educação.

E profissionalmente, qual o trajeto percorrido e o atual?

Antes da graduação, atuei em projetos voluntários em bibliotecas escolares. Depois do curso técnico, trabalhei em uma biblioteca de lazer na AABB (localizada na zona sul de São Paulo). Durante a graduação fiz estágio em uma biblioteca universitária e ainda no primeiro ano da graduação ingressei em um arquivo jurídico. Durante a minha formação, atuei no Arquivo e depois na área de Gestão do Conhecimento por uns 10 anos. Foi um período de grande aprendizado e contato com grandes profissionais e experiências em projetos em parceria com a TI. Posso dizer que foi uma grande escola, onde aprendi uma boa parte do que sei sobre Tecnologia. Nos últimos dois anos, fui docente no curso técnico em biblioteca na Etec Parque da Juventude, onde conheci pessoas muito bacanas e pude confirmar que o contato com a sala de aula me faz muito bem. E neste semestre estou ingressando no corpo docente da FaBCI.

Quais suas expectativas ao integrar o corpo docente da FaBCI?

São as melhores possíveis, quero contribuir da melhor forma com os alunos, coordenação, corpo docente e instituição. Quem me conhece há mais tempo, sabe que eu sempre tive por objetivo ingressar na docência. Eu sempre vi (e ainda vejo), que é uma boa forma de ajudar as pessoas. Daqui para frente é por em prática os conhecimentos que adquiri até este momento e sempre buscar novos aprendizados para colocar em prática na sala de aula.

Agora no início, vocês darão quais disciplinas?

No primeiro semestre estou com Fundamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação, abordando os aspectos introdutórios da Tecnologia e iniciando com os alunos esta caminhada na trilha de TI da FaBCI. E no quinto semestre estou com Gestão de Conteúdos Digitais onde abordamos aspectos introdutórios de Arquitetura da Informação e análise de sites, contribuindo assim com o pessoal que já teve contato com algumas disciplinas de nossa trilha de TI e estão indo para a reta final na graduação.

De acordo com sua visão, qual o panorama atual da Biblioteconomia e desafio futuros?

Creio que a Biblioteconomia tem conseguido preencher espaços que antes eram pouco explorados por alguns profissionais. Que também não deixaram de lado as áreas de atuação mais "tradicionais" que vem passando por algumas mudanças que não as fazem perder a sua essência e papel dentro de uma instituição ou mesmo da sociedade. Acredito que o grande desafio é continuar avançando para saber melhor como aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis e mostrar que possuímos grande capacidade de contribuir em análise e gestão de dados e informações. Acredito também que devemos estudar e avançar em direção à área de Governança de dados e segurança da informação. Ainda temos muito o que fazer e aprender, mas não podemos perder de vista estas áreas e nos preparar para contribuir da melhor forma.

Comentários

  1. Fico muito feliz e orgulhos por ver o Wellington, meu ex-aluno na FESPSP, seguindo os passos que sonhou seguir.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e