Na disciplina de Tipologia
de Serviços de Informação do primeiro semestre, os alunos da FaBCI têm a oportunidade de realizar visitas técnicas em bibliotecas e outras unidades de informação na cidade de São Paulo. Na semana passada, dia 19/03, a visita técnica se deu à biblioteca do Colégio Marista Arquidiocesano. Esta biblioteca teve recentemente divulgado seu trabalho de preservação do patrimônio científico e venceu a categoria profissional em evento do Conselho Regional de Biblioteconomia. Para ler mais sobre a premiação, veja esse link aqui.
A aluna Daniela Luciana da Silva, do primeiro semestre matutino, esteve na visita e fez um relato sobre esta oportunidade. Você lê agora como foi:
-->
A aluna Daniela Luciana da Silva, do primeiro semestre matutino, esteve na visita e fez um relato sobre esta oportunidade. Você lê agora como foi:
Foto: Profa. Maria Rosa (divulgação) |
Visita ao Colégio Marista Arquidiocesano
Na última
terça-feira (19/03), os alunos do 1º Semestre Diurno/Noturno da FaBCI fizeram
uma vista ao Colégio Marista
Arquidiocesano, que fica próximo à Estação do Metrô Santa Cruz.
Esta visita
foi organizada pela Professora Maria Rosa,
que está lecionando a disciplina de Tipologia
de Serviços de Informação. O objetivo da disciplina e dessa e outras
visitas é entender as diversas áreas de atuação em que o Bibliotecário pode
trabalhar, com foco no Plano de Carreira.
Nesta visita,
os alunos entenderam melhor como é trabalhar em uma Biblioteca Escolar. O Ricardo Tomasiello,
ex-aluno da FESPSP, e responsável pelas bibliotecas, guiou as turmas e
esclareceu todas as dúvidas.
A visita
começou pela Biblioteca Infantil, totalmente adaptada para as crianças. O que
chamou a atenção foi que os livros estão divididos por assunto (exemplo: Bruxa,
Amizade, Valores, etc.) e eles estão em estantes pequenas com todas as capas
viradas para a frente. Esta mudança no ambiente é muito importante para acolher
os alunos. Nesta biblioteca também são contadas histórias sensoriais, que
estimulam os outros sentidos além da visão. Ela também possui um Espaço Maker que é transformado conforme
o projeto que será desenvolvido. Todas essas atividades aproximam os alunos da
biblioteca, criando uma familiarização.
Foto: Profa. Maria Rosa (divulgação) |
Foto: Profa. Maria Rosa (divulgação) |
A segunda
biblioteca visitada foi a Juvenil, que tem como principal função ser um espaço
de transição para aqueles alunos que estão nos anos intermediários do Ensino
Fundamental. Esta biblioteca mescla elementos do ambiente infantil, que eles já
estão acostumados, com elementos que eles vão encontrar na próxima biblioteca,
isso evita com que eles se sintam perdidos. Nesta biblioteca também há contação
de histórias usando teatro de bonecos, histórias gravadas em áudio, etc.
A biblioteca
Principal possui o maior acervo, e além dos livros também há jogos de
tabuleiro, revistas, DVDs e VHS, artefatos religiosos e históricos, entre
outros. Ela também possui espaço para exposição, estudo individual e em grupos.
O foco principal é na estrutura, já que muitos alunos a frequentam ao longo do
dia.
Durante esta
visita ficou bem claro o quão importante é que o Bibliotecário esteja antenado
a tudo o que está acontecendo na escola, tenha um vínculo com os professores
para que os alunos frequentem mais a biblioteca, as atividades desenvolvidas podem
estar ou não relacionada com as matérias lecionadas. Também ficou evidente que
é necessário ir além das funções para realizar um trabalho de excelência, estar
atualizado com as tendências tecnológicas e comportamentais, pois a Biblioteca
Escolar precisa suprir as novas necessidades educacionais e dos alunos, para
que estes se desenvolvam para a vida.
Foto: Profa. Maria Rosa (divulgação) |
Foto: Profa. Maria Rosa (divulgação) |
-->
Comentários
Postar um comentário