Pular para o conteúdo principal

MC Traduções: As 5 chaves para ter uma biblioteca atualizada e plenamente viva

Nossa coluna de MC Traduções não para e hoje traz um texto especial traduzido do espanhol pela aluna Julia Cristina Gütschow Sampaio. Vamos conferir?


As 5 chaves para ter uma biblioteca atualizada e plenamente viva

Fonte: Site original mencionado ao fim desse texto

As bibliotecas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e sociedades. Como estabelecido no manisfesto da International Federation of Librarian Associations and Institutions  (IFLA), um dos objetivos das bibliotecas é "fornecer recursos e serviços de informação às comunidades para atender às necessidades dos indivíduos em questões de instrução, treinamento e desenvolvimento pessoal."

"A biblioteca pública, etapa obrigatória do conhecimento, constitui um requisito básico da educação permanente, das decisões autônomas e do processo cultural das pessoas e dos grupos sociais."(Manisfesto da IFLA/UNESCO sobre a biblioteca pública, 1994).

Também nas "diretrizes sobre os serviços das bibliotecas públicas" elaboradas por um grupo de trabalho formado por representantes do Ministério da Educação, Cultura e Esporte, das Comunidades Autônomas[1] e da Federação Espanhola de Municípios e Províncias no ano de 2002 é especificada a importância do "trabalho em rede com outras bibliotecas e outros agentes, a fim de melhorar a qualidade e a quantidade de serviços oferecidos ao usuário, e que garantissem da mesma maneira a cooperação, especialmente em nível local."

As bibliotecas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das pessoas e sociedades.
Para poder realizar essas tarefas e objetivos adequadamente é imprescindível que as bibliotecas vivam em um processo contínuo de atualização. Alguns dos pontos que consideramos fundamentais para esse processo são os cuidados com as coleções para que sejam relevantes e úteis; que a formação do pessoal da biblioteca seja contínua; que as instalações e equipamentos mantenham-se atualizados; como programas de gestão de biblioteca; e por último, que a comunicação seja constante para alcançar os usuários, mas também as pessoas que não visitam regularmente as bibliotecas.

Algumas chaves para a atualização e crescimento contínuo das bibliotecas

1. As Coleções
A manutenção da coleção e o trabalho para que permaneça viva e em sintonia com o  ambiente social  em que se encontra a biblioteca é fundamental para o serviço a todos os cidadãos, o desenvolvimento cultural, para o acesso a informação, o fomento a leitura, etc. É importante a seleção, avaliação e compra de livros, mas também o desbaste, descarte ou eliminação daqueles que deixam de ser úteis por diferentes motivos.

2. O profissional bibliotecário
Os bibliotecários devem abordar questões como a revolução da comunicação, da informação ou da tecnologia,  que provocam mudanças metodológicas, estruturais e funcionais em face de novas necessidades nas comunidades onde estão localizados os centros bibliotecários. A formação contínua, por tanto, surge como forma de se adaptar a essas mudanças e readequar conhecimentos e habilidades às necessidades emergentes.

3. As instalações e equipamentos
Se o conteúdo é importante, o continente não é menos. As instalações das bibliotecas devem responder a sua missão e objetivos, e ser centros onde possam acolher confortavelmente os usuários que vão até elas para fazer uso de seus serviços e para participar de suas atividades. Equipamentos e sistemas de computadores são outro ponto-chave que não deve ser esquecido ao manter a biblioteca atualizada.

4. Os programas de gestão bibliotecária
Muito relacionado ao ponto anterior está a atualização dos programas de gestão de bibliotecas que são usados nas bibliotecas para dar acesso e disseminar as coleções. É importante atualizar as versões dos sistemas porque desta forma os serviços mais recentes podem ser oferecidos aos usuários. En Baratz [2]  tentamos baixar novas versões de AbsysNet [3] a cada ano e meio para que as bibliotecas possam estar sempre atualizadas. Há muitos clientes que já estão na versão 2.2 de AbsysNet e nos últimos meses mais alguns se juntaram a essa família como a Biblioteca de La Rioja, el Instituto Geográfico Nacional, la Universidad de San Jorge, la Xarxa valenciana, el Centro Atlántico de Arte Moderno, la Biblioteca Nacional de Perú, entre muitos outros.

5. A comunicação
Por último, queremos destacar o papel que desempenham os meios de difusão e comunicação nas bibliotecas hoje em dia. Seja através do Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer uma das redes sociais é importante que as bibliotecas se conectem com seus usuários e criem comunidades através de seus perfis; estar atentos às mudanças, às necessidades, oferecer e difundir serviços e atividades realizados nas bibliotecas são algumas das vantagens de estar na internet. Não dê mais voltas e atualize sua biblioteca!









Tradução livre por: Julia Cristina Gütschow Sampaio
Título original: Las 5 claves para tener una biblioteca actualizada y plenamente viva
Link original aqui.

Observações da tradutora:
[1] A Espanha está dividida administrativamente em  Estados que possuem suas próprias leis, estes chamados de comunidades autônomas. Disponível em: < http://www.senado.es/web/conocersenado/normas/constitucion/detalleconstitucioncompleta/index.html#t8c3c>. Acesso em: 29 jul. 2019. 

[2] Empresa que desenvolve, vende e implanta ferramentas avançadas e funcionais para centros de informação e também oferece, serviços de gestão documental. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2019.

[3] Software de gestão de biblioteca. Disponível em: < https://www.baratz.es/software-para-bibliotecas>. Acesso em: 22 jul. 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e