Pular para o conteúdo principal

Abertura das inscrições para o Seminário FESPSP 2019

Estão abertas as inscrições para o Seminário FESPSP 2019, que inclui o nosso já tradicional Seminário de Pesquisa.

O evento é gratuito e a programação completa está em: https://fespsp.wixsite.com/seminario2019
Para os pesquisadores (iniciação científica, TCC (graduação ou pós), mestrandos e doutorandos) teremos vários GT´s – Grupos de Trabalho para a divulgação de pesquisas.



Fonte: Divulgação Fespsp


Confira alguns dos GT's relacionados à biblioteconomia:

GT 02 – Informação e ambientes digitais: organização e acesso
Profª. Drª. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos – ECA-USP
Profª Ms. Charlley Luz – FESPSP

Organização e gestão da informação em ambientes digitais ou análogos com o objetivo de identificar teorias, práticas e metodologias interdisciplinares em arquivos, museus, sites e repositórios incluindo temas como: curadoria digital, preservação digital, arquitetura da informação, sistemas de organização do conhecimento, taxonomia e navegação na web, ontologias, usabilidade e foco no usuário (uX), acesso e visualização da informação, internet das coisas, descrição arquivística, representação da informação digital, gestão de dados de pesquisa e Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos (RDC-Arq).



GT 03 - Paradigmas da Ciência da informação e da Biblioteconomia na era digital
PhD José Fernando Modesto da Silva – ECA-USP
Profª Ms. Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli – FESPSP

A era digital tem apresentado questões para a área da organização da informação que causam profundo impacto nas práticas e princípios norteadores desse processo. As tecnologias de informação têm se desenvolvido em um ritmo acelerado, e têm trazido funcionalidades como rapidez na busca em bases de dados de grande volume de informações. Esse desenvolvimento, se por um lado facilita a manipulação de dados em grande escala, por outro lado intensifica os desafios relacionados aos modos de representação da informação e do conhecimento nesses sistemas. Este GT busca discutir o tema a partir do ponto de vista da representação e organização da informação, mais especificamente sobre a representação descritiva e criação de metadados para os registros do conhecimento em coleções de museus, bibliotecas e instituições afins. Visamos discutir as tendências e discussões atuais para verificar o quanto as práticas estão sendo afetadas ou o quanto estão absorvendo essas mudanças que farão parte do cotidiano dos profissionais.



GT 04 - Arquivos e coleções: tratamento da informação e preservação
Profª Drª Simone Silva Fernandes – FESPSP
Profª Fernanda Brito (Doutoranda) – FESPSP

É compreendido que documento especial é aquele que se encontra "em linguagem não-textual, em suporte não convencional, ou, no caso de papel, em formato e dimensões excepcionais, que exige procedimentos específicos para seu processamento técnico, guarda e preservação, cujo acesso depende, na maioria das vezes, de intermediação tecnológica" (In: Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Arquivo Nacional, 2005.p.75). Nesse sentido, o presente GT visa a discutir os procedimentos de organização e preservação física de fundos e coleções, compreendendo que a variedade e as especificidades dos gêneros documentais e suportes que esses possuem exigem reflexões e adaptações de princípios da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no que tange a busca por soluções técnicas. Dessa forma, sobretudo nos tempos nos dias de hoje, consideramos ser pertinente o tema e o estudo a respeito do tratamento dado aos arquivos e às coleções, sejam eles formados por documentos audiovisuais, bibliográficos, cartográficos, eletrônicos, filmográficos, iconográficos, sonoros e textuais, e na heterogeneidade de seus suportes (papel, digital, magnético, tecido, etc).



GT 05 - Inovação e mercado de trabalho em Gestão da Informação
Profª Drª Valéria Martin Valls – FaBCI/FESPSP
Profª Ms. Adriana Maria de Souza - FaBCI/FESPSP

Tem por objetivo discutir a inovação na gestão da informação, em especial nos Serviços de Informação tradicionais ou contemporâneos, com foco na inovação relacionada aos produtos e serviços de informação e demais temas associados a ressignificação desses espaços, frente às novas demandas da sociedade e as mudanças decorrentes das TIC´s - Tecnologias da Informação e da Comunicação, bem como a atuação dos bibliotecários e demais profissionais da informação, considerando aspectos como o empreendedorismo, o mercado de trabalho, as novas formas de contratação e a gestão de carreira.



GT 06 - Mídias Digitais, Mobilizações Sociais e Cultura
Profª Drª Tania Callegaro – FESPSP
Prof. Dr. Richard Romancini - ECA - USP

No espaço da internet, e no contexto das atuais configurações políticas, econômicas e culturais - redução dos direitos sociais e culturais, intensificação dos processos comunicativos nas mídias sociais para o acesso, compartilhamento e participação social e política, fortalecimento de políticas de ultradireita que aprofundam os históricos processos de exclusão e discriminação - verificam-se o aumento de apropriações midiáticas com fins reivindicatórios, informativos e, ou, expressivos dos grupos denominados "minorias" e de outros, todos participando no novo cenário digital da cultura. Este GT abre-se para o relato e discussão de experiências,  investigações, revisões bibliográficas que abordam: os processos de intercâmbios culturais estabelecidos nas redes sociais, mídias digitais, com finalidades expressivas, informativas e políticas; os modos de informar, reivindicar, acessar e usar a informação, comunicar, participar da sociedade e formar cidadãos; o multiculturalismo realizado nas redes sociais desenvolvido nos “atos da fala e do compartilhamento; a educação e comunicação como âmbitos das redes sociais para a formação da cidadania; a construção da “escrita própria”, a preservação e divulgação da memória por meio de narrativas compartilhadas interétnicas; as formas de ativismo na internet, luta e resistência, dos movimentos LGBTQ+, do negro, das mulheres, periferia, dos indígenas, dos sem terra e sem teto, etc; a reflexão acerca dos limites e possibilidades do espaço das redes em relação aos lugares de autoridade, poder e instituições.



GT 11 - Experimentos de produção cultural, arte e trabalho nas cidades e suas periferias
Profª Drª Marta de Aguiar Bergamin – FESPSP
Profª Maria Rosa Crespo (Doutoranda) - FaBCI

As periferias e centros das cidades são lugares de experimentos que frequentemente trazem novas narrativas, práticas e modos de vida que possibilitam romper os discursos neoliberais sobre o trabalho, a renda e as sociabilidades. A potência de experimentar novas formas de produzir a vida através da produção e fruição de cultura, de conhecimento e da vida comunitária–comum, possibilita à juventude experimentar novas socializações, ainda não constituídas, mas que podem vir a construir um comum. O mundo do trabalho enfrenta brutais transformações, e só a criação conjunta de novas perspectivas pode emprestar aos jovens, a partir da reflexão sobre suas práticas e experiências, certa esperança. Este GT pretende criar espaços de discussão de trabalhos que buscam compreender, a partir de juventudes periféricas e outros grupos, a compreensão das sociabilidades, da formação profissional e das novas relações de trabalho, produção de cultura, do acesso à informação e ao conhecimento mediados pela tecnologia, e sobre as diversas possibilidades de ação, seja na estruturação de espaços formais de ação mobilizadora, seja na constituição de coletivos e grupos de discussão. Acredita-se estarem contempladas diversas áreas das Ciências Sociais Aplicadas tais como Biblioteconomia e Ciência da Informação, Sociologia, Administração, Antropologia, Educação, Psicologia, Comunicação, Teatro, Cinema, Música e Psicologia, entre outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação