A Grazielli Moraes é bibliotecária formada pela Fespsp e hoje vem aqui trazer uma importante colaboração para nossos leitores.
Bibliotecária – Profissional da Informação – Relato de Experiência
Por um determinado tempo, fiquei frustrada em não conseguir me recolocar na área da Biblioteconomia, mas com o passar do tempo fui entendendo que a Biblioteconomia pode ser utilizada onde quer que eu esteja.
Hoje atuo em um Salão de Beleza (@labonittasp no Instagram) como Gerente Administrativo Comercial e Cabeleireira. Então tenho como função desde a parte de gestão num todo, estratégias comerciais e demais atividades afins.
Num determinado período em que estávamos tendo que pensar na gestão de conflitos – na equipe – e paralelamente lendo um livro infantil que iria resenhar em meu blog (www.facesdeumacapa.com.br) – Era Uma vez um Tirano, da Ana Maria Machado – Editora Salamandra – enxerguei diversas temáticas que poderiam ser trabalhadas na equipe, dentre elas: Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipe, Autoconhecimento e outros mais.
Pensei por diversas vezes como faria para levar o livro pra dentro do ambiente de trabalho já que era um salão de beleza – e teria que ser algo inovador, caso contrário daria tudo errado. Comecei por oferecer um livro para um dos colaboradores ler e me falar o que achou do livro – e ele teve uma visão diferente da minha, mas também importante estrategicamente para a equipe.
Entreguei o livro na mão da responsável legal pelo salão e numa das reuniões ela sugeriu que eu fizesse uma contação de histórias daquele mesmo livro para a equipe. Fiz o que ela pediu e cada um dos integrantes no final teve a oportunidade de falar o que entendeu da história e de que maneira aquela história poderia agregar para a equipe, resumindo, foi algo muito produtivo e importante para a gestão de conflitos dentro da equipe e o rendimento num todo está melhorando desde então.
O que aprendi desde então é que posso não estar atuando como Bibliotecária – teoricamente – mas todos os dias tenho que utilizar conhecimentos e ferramentas que aprendi enquanto estava na FESPSP – dentre elas: estudo de usuários (sempre me pedem indicação de livros), ainda em estudos de usuários – posso mencionar estratégias comerciais para melhor retenção de cliente no salão; Serviço de referência – atendimento ao cliente; Elaboração de Clipping – postagens diárias nas redes sociais – com conteúdo; Pesquisas de Satisfação; Análise de gráficos e planilhas para elaboração de estratégias comerciais; Arquivo de documentos e muitas outras coisas que obtive de conhecimento durante a graduação e outras atuações na área de Biblio.
Para finalizar, entendi que não importa se no registro não tenho o cargo BIBLIOTECÁRIA, sempre serei Bibliotecária! Deixo aqui uma frase que me fez entender ainda mais tudo isso.
"Se eu trabalho com dados, se eu organizo, se eu trato essa informação, eu sou Bibliotecário... Se você pensa como a vida do seu usuário/cliente vai mudar após utilização de seu produto/serviço, você é Bibliotecário" (Andreza Reis)
Bibliotecária – Profissional da Informação – Relato de Experiência
Por um determinado tempo, fiquei frustrada em não conseguir me recolocar na área da Biblioteconomia, mas com o passar do tempo fui entendendo que a Biblioteconomia pode ser utilizada onde quer que eu esteja.
Hoje atuo em um Salão de Beleza (@labonittasp no Instagram) como Gerente Administrativo Comercial e Cabeleireira. Então tenho como função desde a parte de gestão num todo, estratégias comerciais e demais atividades afins.
Num determinado período em que estávamos tendo que pensar na gestão de conflitos – na equipe – e paralelamente lendo um livro infantil que iria resenhar em meu blog (www.facesdeumacapa.com.br) – Era Uma vez um Tirano, da Ana Maria Machado – Editora Salamandra – enxerguei diversas temáticas que poderiam ser trabalhadas na equipe, dentre elas: Liderança, Comunicação, Trabalho em Equipe, Autoconhecimento e outros mais.
Pensei por diversas vezes como faria para levar o livro pra dentro do ambiente de trabalho já que era um salão de beleza – e teria que ser algo inovador, caso contrário daria tudo errado. Comecei por oferecer um livro para um dos colaboradores ler e me falar o que achou do livro – e ele teve uma visão diferente da minha, mas também importante estrategicamente para a equipe.
Entreguei o livro na mão da responsável legal pelo salão e numa das reuniões ela sugeriu que eu fizesse uma contação de histórias daquele mesmo livro para a equipe. Fiz o que ela pediu e cada um dos integrantes no final teve a oportunidade de falar o que entendeu da história e de que maneira aquela história poderia agregar para a equipe, resumindo, foi algo muito produtivo e importante para a gestão de conflitos dentro da equipe e o rendimento num todo está melhorando desde então.
O que aprendi desde então é que posso não estar atuando como Bibliotecária – teoricamente – mas todos os dias tenho que utilizar conhecimentos e ferramentas que aprendi enquanto estava na FESPSP – dentre elas: estudo de usuários (sempre me pedem indicação de livros), ainda em estudos de usuários – posso mencionar estratégias comerciais para melhor retenção de cliente no salão; Serviço de referência – atendimento ao cliente; Elaboração de Clipping – postagens diárias nas redes sociais – com conteúdo; Pesquisas de Satisfação; Análise de gráficos e planilhas para elaboração de estratégias comerciais; Arquivo de documentos e muitas outras coisas que obtive de conhecimento durante a graduação e outras atuações na área de Biblio.
Para finalizar, entendi que não importa se no registro não tenho o cargo BIBLIOTECÁRIA, sempre serei Bibliotecária! Deixo aqui uma frase que me fez entender ainda mais tudo isso.
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Fonte: Arquivo pessoal de Grazielli |
Nossa que lindo. Usando sua formação para ajudar em outras áreas,parabéns sucesso
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