Pular para o conteúdo principal

Dica da MC: Workshops para educação continuada e horas complementares

O bibliotecário Sidinei Damasceno Basil passou aqui pela MC para dar uma dica muito importante de cursos para aprendizado contínuo que também valem como horas complementares na nossa graduação. Vamos conferir algumas dicas:

Fonte: Google Imagens
 
As bases de dados, as páginas web para acesso a periódicos científicos e as ferramentas de gerenciamento de referências e redes acadêmicas são instrumentos indispensáveis para acadêmicos, na formulação, organização e legitimação de suas produções, e para profissionais da informação, na captação, organização e disseminação da informação e auxílio aos usuários.

Dentre estes instrumentos temos o Scopus, que é uma base de dados interdisciplinar, de reconhecimento internacional; a Science Direct, que dá acesso a quase 4000 revistas científicas de alto impacto e o Mendley, que se trata de uma ferramenta gratuita para gerenciamento de referência. Aprender utilizar este importante aparato é um exercício educação continuada, tanto para acadêmicos, quando para profissionais da informação.

A educação continuada é fundamental para o incremento da formação dos futuros bibliotecários e atualização do profissional da informação, levando em conta que as tecnologias da informação e comunicação, as TIC’s, das quais as ferramentas mencionadas fazem parte, estão em constante evolução. A participação em oficinas, os workshops, e demais eventos é a oportunidade para aprender a utilizar bases de dados, ferramentas de gerenciamento de referências etc., cumprindo a exigência de apresentação de horas complementares, que é também a prática desta educação.

A dica para aqueles que estão aflitos em entregar suas horas complementares e para os demais graduandos, principalmente os de Biblioteconomia e Ciência da Informação, é a série de Workshop oferecida pela Universidade de São Paulo, via Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi USP), sobre Scopus, Science Direct e Mendley agora em setembro, em diversas unidades, para o exercício da educação continuada.

Serviço:
Workshop Scopus – Mendeley – ScienceDirect USP Leste – EACH/USPData: 23 de setembro de 2019
Horário: 14h – 17h
Local: Anfiteatro Vermelho da EACH/USP
Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP
03828-000 – Rua Arlindo Bettio, Vila Guaraciaba – São Paulo – SP
Inscrições: https://www.doity.com.br/scopus-each-23set2019

Workshop Scopus, ScienceDirect e Mendeley USP São Paulo – IRI/USP
Data: 24 de setembro de 2019
Horário: 9h – 12h
Local: Sala da Congregação – 2º andar
Instituto de Relações Internacionais
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues Tv. 4 e 5, S/N – Butantã – São Paulo
Inscrições: https://www.doity.com.br/scopus-iri-24set2019

Workshop Scopus, ScienceDirect e Mendeley USP São Paulo – IME/USP
Data: 24 de setembro de 2019
Horário: 14h – 17h
Local: Auditório Jacy Monteiro – Bloco B – Térreo
Instituto de Matemática e Estatística
Rua do Matão, 1010, Butantã
05508-090 – São Paulo – SP
Inscrições: https://www.doity.com.br/scopus-ime-24set2019


Sidinei Damasceno
Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação FESPSP
MBA Gestão de Projetos ESALQ/USP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação