Pular para o conteúdo principal

Conheça mais sobre a pesquisa contemplada pelo PIPED com a professora Angela

O Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) foi instituído em 2012 e tem o objetivo de fomentar a pesquisa docente no âmbito da FESPSP. O PIPED concede bolsas de auxílio à pesquisa mediante a seleção de projetos apresentados pelos docentes dos cursos de graduação da FESPSP, e é uma espécie de "Pibic para professores". A professora Angela está fazendo o PIPED nesse ano e contou pra gente um pouquinho sobre sua pesquisa. Vem conferir aqui:

Fonte: Google Imagens

O projeto contemplado no edital do PIPED 2019 tem como título "POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO: um olhar para o acesso à Internet e para a inclusão digital no cenário brasileiro". O intuito da pesquisa é compreender o cenário recente das ações voltadas para a democratização do acesso à Internet no contexto nacional. Para tanto, será feito um mapeamento das principais políticas públicas de informação e as ações do governo federal voltadas à ampliação do acesso à Internet nos últimos 10 anos no Brasil; se buscará compreender os aspectos voltados para a inclusão digital previstos nas políticas públicas e ações do Estado identificadas, e apontar os desafios para a consolidação das políticas públicas de informação para acesso à Internet e para a democratização do acesso à informação.

O interesse na temática veio da realização da disciplina "Políticas Públicas de Informação e Tecnologia", realizadas durante o meu doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Campus de Marília. A disciplina foi ministrada pela  Profa. Dra. Angela Maria Grossi Carvalho, docente e coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP Campus de Bauru, Departamento de Comunicação Social, e docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Campus de Marília. 
A referida disciplina deu origem ao artigo "Políticas públicas de informação e Inteligência Coletiva: os desafios e as possibilidades para a democratização da informação", publicado na Informação & Sociedade: Estudos (I&S), v. 29, n. 1 (2019), de minha autoria e da Profa. Dra. Angela em parceria com a  Profa. Dra. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, que foi minha orientadora durante todo meu percurso acadêmico, da graduação ao doutorado.

Após a disciplina e a publicação do artigo, percebi que havia ainda muito a ser explorado no campo das políticas públicas de informação, em especial, nas voltadas ao acesso às tecnologias da informação e comunicação. Esse tema ainda é pouco discutido no campo da Ciência da Informação. Se considerarmos que a informação é um bem público, e que cabe ao Estado a distribuição de bens coletivos, não seria então responsabilidade do Estado assegurar as possibilidades de acessos aos recursos e tecnologias que viabilizam o acesso à informação? Entendemos que sim. A questão ainda é mais urgente quando olhamos para o cenário atual recente no Brasil, onde o principal motivo para não possuir Internet em casa é o custo alto para o acesso à Rede. Isso implica na ampliação da brecha digital, e por conseguinte, no distanciamento da vivência em uma sociedade da informação e do conhecimento democrática. 

A pesquisa ainda encontra-se no início, e espero em breve poder compartilhar os resultados com os leitores da Monitoria Científica.  

Neste semestre e no próximo ministrarei duas aulas abertas sobre o tema. As datas serão divulgadas em breve pelo Núcleo de Pesquisa, mas todos já estão convidados.

Um forte abraço,
Prof. Dra. Angela Halen Claro Franco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação