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Conheça mais sobre a pesquisa contemplada pelo PIPED com a professora Angela

O Programa de Incentivo a Pesquisa Docente (PIPED) foi instituído em 2012 e tem o objetivo de fomentar a pesquisa docente no âmbito da FESPSP. O PIPED concede bolsas de auxílio à pesquisa mediante a seleção de projetos apresentados pelos docentes dos cursos de graduação da FESPSP, e é uma espécie de "Pibic para professores". A professora Angela está fazendo o PIPED nesse ano e contou pra gente um pouquinho sobre sua pesquisa. Vem conferir aqui:

Fonte: Google Imagens

O projeto contemplado no edital do PIPED 2019 tem como título "POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO: um olhar para o acesso à Internet e para a inclusão digital no cenário brasileiro". O intuito da pesquisa é compreender o cenário recente das ações voltadas para a democratização do acesso à Internet no contexto nacional. Para tanto, será feito um mapeamento das principais políticas públicas de informação e as ações do governo federal voltadas à ampliação do acesso à Internet nos últimos 10 anos no Brasil; se buscará compreender os aspectos voltados para a inclusão digital previstos nas políticas públicas e ações do Estado identificadas, e apontar os desafios para a consolidação das políticas públicas de informação para acesso à Internet e para a democratização do acesso à informação.

O interesse na temática veio da realização da disciplina "Políticas Públicas de Informação e Tecnologia", realizadas durante o meu doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Campus de Marília. A disciplina foi ministrada pela  Profa. Dra. Angela Maria Grossi Carvalho, docente e coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP Campus de Bauru, Departamento de Comunicação Social, e docente do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Campus de Marília. 
A referida disciplina deu origem ao artigo "Políticas públicas de informação e Inteligência Coletiva: os desafios e as possibilidades para a democratização da informação", publicado na Informação & Sociedade: Estudos (I&S), v. 29, n. 1 (2019), de minha autoria e da Profa. Dra. Angela em parceria com a  Profa. Dra. Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, que foi minha orientadora durante todo meu percurso acadêmico, da graduação ao doutorado.

Após a disciplina e a publicação do artigo, percebi que havia ainda muito a ser explorado no campo das políticas públicas de informação, em especial, nas voltadas ao acesso às tecnologias da informação e comunicação. Esse tema ainda é pouco discutido no campo da Ciência da Informação. Se considerarmos que a informação é um bem público, e que cabe ao Estado a distribuição de bens coletivos, não seria então responsabilidade do Estado assegurar as possibilidades de acessos aos recursos e tecnologias que viabilizam o acesso à informação? Entendemos que sim. A questão ainda é mais urgente quando olhamos para o cenário atual recente no Brasil, onde o principal motivo para não possuir Internet em casa é o custo alto para o acesso à Rede. Isso implica na ampliação da brecha digital, e por conseguinte, no distanciamento da vivência em uma sociedade da informação e do conhecimento democrática. 

A pesquisa ainda encontra-se no início, e espero em breve poder compartilhar os resultados com os leitores da Monitoria Científica.  

Neste semestre e no próximo ministrarei duas aulas abertas sobre o tema. As datas serão divulgadas em breve pelo Núcleo de Pesquisa, mas todos já estão convidados.

Um forte abraço,
Prof. Dra. Angela Halen Claro Franco.

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