Em novembro aconteceu uma aula aberta com atuantes na Fespsp para os alunos do técnico em biblioteconomia da ETEC Parque da Juventude. Abaixo, a professora Adriana Maria de Souza escreveu um resumo de como foi essa importante experiência:
 |
Foto: Arquivo pessoal de Adriana |
A aula aberta foi destinada aos alunos e alunas da
ETEC Parque da Juventude, na sala 93. Iniciamos com a fala do
Winderson Gomes agradecendo a presença dos alunos e, logo após, o Marcus apresentou o processo seletivo do curso de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, as possibilidades de descontos e bolsas, na sequência foi apresentado o vídeo institucional.
A palestra principal versou sobre:
Novos espaços e novas possibilidades no mercado de trabalho para os bibliotecários(as). Houve uma breve contextualização sobre a FESPSP, os 80 anos do curso de Biblioteconomia, o Projeto Escola, o estágio, a mentoria, o banco de talentos e o Programa de Enriquecimento Curricular.
Em seguida, convidamos a egressa presente, Roberta Gravina para relatar de forma sucinta sua passagem pela FESPSP e sua trajetória profissional. Em seguida, o professor
Wellington Rodrigues falou um pouco sobre a sua experiência profissional e como chegou no curso até a docência.
 |
Foto: Arquivo pessoal de Adriana |
 |
Foto: Arquivo pessoal de Adriana |
Para finalizar, convidamos o aluno
Luiz Augusto para relatar sua pesquisa no Trabalho de Conclusão de Curso na temática sobre o técnico em Biblioteconomia.
 |
Foto: Arquivo pessoal de Adriana |
O que veio em momento oportuno, uma vez que as questões emergentes dos Técnicos em Biblioteconomia se voltavam a questões de oportunidade de trabalho e o TCC dele tem por propósito uma análise das possibilidades de atuação e inserção no mercado de trabalho deste profissional para atuar em bibliotecas escolares com a supervisão de um bibliotecário. Ademais, investigar se mediante a regulamentação da sua profissão este profissional não poderia ser uma das respostas à Lei de Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei nº. 12.244/10).
Comentários
Postar um comentário