Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Encontro de Bibliotecárias e Bibliotecários Negros na FESPSP - Por Sidnei Rodrigues de Andrade

Relato: Encontro de Bibliotecárias e Bibliotecários Negros na FESPSP:  uma construção da identidade coletiva negra afro-brasileira.Por: Sidnei Rodrigues de Andrade.

Fonte: FESPSP



Saudações, Profissionais da Informação!

Participei do 1° Encontro de Bibliotecárias e Bibliotecários Negros na FESPSP FaBCi que foi realizado no dia 19 de Novembro (terça-feira, às 19h00) no auditório da FESPSP, com as participações dos mediadores: Professora e Bibliotecária Ângela Claro da FaBCi - FESPSP e IFSP, Professor e Bibliotecário Wellington Ferreira Rodrigues da FaBCi - FESPSP e ETEC, Sidinei Damasceno Basil, Graduado da FaBCi - FESPSP e EACH\USP.


Foto: Sidnei Rodrigues

Os participantes deste encontro de profissionais da informação negros afro-brasileiros foram: Cristiane Laudemar Rodrigues, Gustavo Moura, Rosana Santana, Claudio Bispo, Hiaosmin Vanderlei Tavares, Leonela Souza de Oliveira, Profa Fernanda Brito, Ueliton dos Santos Alves, Alex Lourenço e Luma Almeida.


Foto: Sidnei Rodrigues

A proposta deste encontro é compartilhar as experiências de estudantes de cursos técnicos, graduando, formandos e profissionais da biblioteconomia negros na cidade de São Paulo e no Brasil, e demais interessados nesta temática sociocultural e educacional, sobre a representatividade e a atuação dos cidadãos afro-brasileira neste contexto contemporâneo.

Foto: Sidnei Rodrigues

Logo de início, fizemos uma pergunta aos participantes na roda de conversa: Como construir uma identidade coletiva negra afro-brasileira na comunidade acadêmica científica, se a população negra brasileira é a maioria em sua formação sócio-cultural, onde há três ferramentas fundamentais favoráveis: ensino, pesquisa e extensão?

Em seguida, alguns formandos pela FaBCi – FESPSP, estudantes de cursos técnicos e outros estudantes de instituições de ensino superior, disseram suas experiências em suas instituições e organizações, que alguns conseguem mudar a mentalidade dos colaboradores daquela unidade de informação, enquanto outros, têm muitas dificuldades de desenvolvimento de acervo e afeiçoar a gestão das bibliotecas.

Ao ouvir atentamente, os relatos dos meus biblioparceiros participantes, percebemos que já sabemos: temos uma enorme dificuldade de reconhecermos nossa ancestralidade que a sociedade civil brasileira ainda tem nas suas profundas das raízes: o racismo estrutural. Algumas instituições e organizações não sabem desenvolver os itens informacionais da cultura negra afro-brasileira e desconhecem as principais legislações que favorecem a cultura afro-brasileira, que são a Lei 10.639/03 e o Estatuto da Igualdade Racial ao seu público local. Por outro lado, houve um aumento de acesso à educação e conhecimento da população negra afro-brasileira.

Fonte: Google Imagens
Fonte: Google Imagens
Um depoimento que me fez ter uma profunda reflexão sobre a atuação e a representatividade dos cidadãos e profissionais da informação negros afro-brasileiro, foi esse:
"Temos vários sujeitos negros afro-brasileiros realizando e conquistando seus espaços e afirmando sua identidade étnico-racial na sociedade civil brasileira, isto é apenas uma “vitória individual”. Precisamos por meio das habilidades e competências dos bibliotecários, arquivistas, museólogos e demais participantes, construir juntos instrumentos de itens informacionais para a comunidade afro-brasileira negras/negros num caráter coletivo orgânico para todos nós".  (Encontro de Bibliotecárias e Bibliotecários Negros, Fespsp, 2019)

Antes de finalizamos esse relato especial da semana do Dia da Consciência Negra na FaBCi - FESPSP, há um discurso que está circulando neste cenário político brasileiro que os “Afro-Brasileiros e Negros são culpados pela sua própria miséria socioeconômica, cultural e educacional”. Este argumento não é verdadeiro.

Para desconstruir essa premissa, gostaria de compartilhar alguns itens informacionais com todos vocês, para aprimorar a nossa construção da identidade negra afro-brasileira.

1-) Saber do Negro de Joel Rufino dos Santos da Editora Pallas. Disponível em todas livrarias e no site da Amazon.


Fonte: Google Imagens

2-) Africanidades e Relações Raciais: insumos para Políticas Públicas na Área do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca no Brasil. (Org.) Cidinha da Silva da Fundação Cultural Palmares - Ministério da Cultura.
Esse livro não é vendido, mas podem solicitar o exemplar entrando em contato com instituição por e-mail ou pesquisa em bibliotecas públicas.

Fonte: Google Imagens


3-) Leitura ObrigaHistoria – Documentário: Legado Negado: a escravidão no Brasil em um guia incorreto. Acessem este link, para assistirem a este documentário completo no You Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=tSMyb2ygxXw



4-) Caminhos da Reportagem | Consciência Negra: sob a pele de Machado. Acessem este link, para assistem esse documentário completo no You Tube:
https://www.youtube.com/watch?v=G-_FTkcGOP8 

Agradeço por todos vocês que estão lendo esse relato especial, abraços e muito obrigado.

   
Fonte: Comunicação Fespsp / Rodrigo Carani







Fonte: Comunicação Fespsp / Rodrigo Carani



Fonte: Comunicação Fespsp / Rodrigo Carani



Fonte: Comunicação Fespsp / Rodrigo Carani


Fonte: Comunicação Fespsp / Rodrigo Carani

Fonte: Comunicação Fespsp / Rodrigo Carani



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação