Pular para o conteúdo principal

Saiba como foi o Seminário Fespsp 2019

No final de outubro aconteceu o Seminário FESPSP 2019, um grande evento organizado por toda a comunidade FESPSP que reúne diversos trabalhos, mini-cursos e workshops com excelentes profissionais.

Nesse ano, o tema foi "Juventude, trabalho e profissão" e trazemos aqui alguns relatos sobre os GT's com participações de trabalhos sobre a biblioteconomia.

Fonte: Site Fespsp

Seminário FESPSP e o GT 02 – Informação e ambientes digitais: organização e acesso
Por Charlley Luz

O GT realizou na quarta-feira única sessão, encerrando as atividades às 22h40. Nela, discutiu-se a organização e gestão da informação em ambientes digitais para arquivos, museus, sites e repositórios. Discutiu-se a curadoria digital, preservação digital, arquitetura da informação, sistemas de organização do conhecimento, taxonomia e navegação na web, ontologias, usabilidade e foco no usuário (UX), acesso e visualização da informação, representação da informação digital e Repositórios Digitais Confiáveis Arquivísticos (RDC-Arq).

Ostrabalho de Vanda de Jesus Araújo abordou a Perspectiva para indexação automática e semiautomática: Estudo da ferramenta Sisa. A jornalista Letícia Arcoverde trouxe os resultados de seu estudo sobre User Experience e jornalismo: Em um modelo de negócios que prioriza a assinatura, o que deve guiar a experiência do usuário em sites de notícia. E Filipe Rubim de Castro Souza apresentou o estudo do Empreendedorismo em favelas como instrumento de desenvolvimento territorial.

Já Alex Pereira de Holanda falou da experiência do Arquivo Nacional através do AN-digital: Desafios na implantação de RDC-Arq. Na sequência, Márcio Aparecido Viana falou da Aplicabilidade da norma ABNT ISO 15489-1:2018 na perspectiva brasileira de gestão de documentos de arquivo e Leonardo Vaccaro relatou sua pesquisa sobre a gestão pública de documentos arquivísticos digitais: estudo de caso sobre a implantação do SEI na Prefeitura Municipal de São Paulo.

O GT2 funcionou sob coordenação da Profª. Drª. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos – ECA-USP e do Prof. Ms. Charlley Luz – FESPSP

Professores: Maria Rosa, Adriana, Valéria e Wellington


GT 05 - Inovação e mercado de trabalho em Gestão da Informação
Profª Drª Valéria Martin Valls – FaBCI/FESPSP e Profª Ms. Adriana Maria de Souza - FaBCI/FESPSP

Por: Valéria Valls

Tem por objetivo discutir a inovação na gestão da informação, em especial nos Serviços de Informação tradicionais ou contemporâneos, com foco na inovação relacionada aos produtos e serviços de informação e demais temas associados a ressignificação desses espaços, frente às novas demandas da sociedade e as mudanças decorrentes das TIC´s - Tecnologias da Informação e da Comunicação, bem como a atuação dos bibliotecários e demais profissionais da informação, considerando aspectos como o empreendedorismo, o mercado de trabalho, as novas formas de contratação e a gestão de carreira.

Mais uma vez eu e a Adriana abrimos um GT no Seminário FESPSP para atrair trabalhos com pesquisas relacionadas a aspectos inovadores da área de Biblioteconomia. Esse ano nosso GT foi bem eclético, tendo como fio condutor o foco na comunidade/usuário. Sobre os trabalhos:

Vitoria Cristina da Silva e Raquel Politchuk do 6o semestre matutino fizeram um "esquenta" do seu TCC com o trabalho "O Bibliotecário Empreendedor: um panorama das empresas brasileiras de consultoria e prestação de serviço informacional", que contou com a presença da Profa. Tânia para o bate papo sobre o trabalho, além da presença de várias colegas. Foi uma excelente oportunidade para divulgar a pesquisa recém elaborada e para conhecer um pouco mais o mercado de consultoria da nossa área.

A Ana Carolina Souto Maior Bernini, ex-aluna da ETEC Parque da Juventude e orientanda do nosso colega Winderson Gomes apresentou o resultado do seu TCC do curso técnico: "Serviço de referência e informação nas bibliotecas universitárias em saúde: uma análise das instituições paulistanas", uma excelente oportunidade para conversarmos sobre as dificuldades de realização de uma pesquisa via e-mail e também de discutir os resultados da pesquisa em si.

Já a Débora Vieira Rodrigues apresentou o resultado do seu PIBIC "O papel da biblioteca no desenvolvimento local: uma perspectiva envolvendo a região do Distrito Jardim Helena em São Paulo" e recebeu várias dicas minhas e da Profa. Adriana para avançar na sua pesquisa e (quem sabe?), desenvolver o seu TCC no mesmo tema.

E também como resultado de um PIBIC, a Nicole Raissa Costa Oliveira nos apresentou "Leitura Liberta: análise exploratória de um projeto de promoção à leitura na Penitenciária Feminina do Butantã", relatando também sua experiência como voluntária desse projeto de leitura, com ricas informações e trocas de experiências.

E para fechar o GT com chave de ouro, nosso ex-aluno Leonardo Adriano Ragacini trouxe "O bibliotecário clínico na gestão da informação na área da saúde", tendo como pano de fundo sua atuação na BIREME e sua experiência na área.

Valéria Valls e os pesquisadores


Foi um dia de muita troca e de aprendizado, tenho certeza que todos os que estiverem presentes gostaram. Parabéns aos jovens pesquisadores e mais uma vez obrigada a Adriana pela parceria.



GT 03 - Paradigmas da Ciência da informação e da Biblioteconomia na era digital
Por Isabel Ayres

Os trabalhos apresentados abordaram temas relacionados à Representação Descritiva a partir do ponto de vista de questionamentos em relação à área, tanto na parte prática quanto teórica. As questões que envolvem a descrição de acervos musicais, de partituras foram apresentadas pela Daniela de Oliveira Correia, que com muita classe nos ensinou a ler partituras e adentrar no tão inspirador universo musical.

A autora mostrou as possibilidades de descrição desse acervo tão rico e desafiador a partir do estudo da Resource Description Access (RDA), concebida para o universo digital. José Fernando Modesto apresentou um panorama histórico dos catálogos que nos possibilita pensar esse instrumento sob uma outra perspectiva. Alguém já ouviu falar do catálogo Enigmático? Pois é, ainda há muitos outros enigmas da catalogação a serem desvendados. Alessandra Atti estuda o ensino da catalogação no Brasil e traça paralelos com o grande teórico da catalogação  Lubetzky. O momento para a discussão não poderia ser mais propício, tendo em vista a fase de transição que vivemos atualmente.  O conceito de catalogação social, mencionado no V EEPC Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação e também neste GT, necessita ser explorado, discutido e consolidado.  Não existe acesso sem organização da informação e a catalogação tem papel fundamental nesse processo.

GT 3


GT 03 - Paradigmas da Ciência da informação e da Biblioteconomia na era digital
Por: Daniela Correia

No dia 29/10/2019, tive o grande prazer de participar do GT 03 – “Paradigmas da Ciência da informação e da Biblioteconomia na era digital”, no VIII Seminário de Pesquisa FESPSP, que teve como coordenadores o PhD José Fernando Modesto da Silva – ECA-USP e a Profª Ms. Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli – FESPSP.

É sempre maravilhoso voltar à FESPSP, que sinto como minha eterna casa. Na verdade, eu estive na segunda-feira, dia 28/10/2019 no Minicurso - RDA - Recursos: descrição e acesso; introdução geral à representação descritiva que foi ministrado pelo Prof. José Fernando Modesto da Silva, que vem a ser meu orientador do mestrado, e claro que não poderia deixar de participar e aprender as atualizações sobre essa temática super intrínseca com minha pesquisa.

Fonte: Profa. Isabel Ayres


O minicurso aconteceu no Laboratório, houve uma participação significativa e novamente, acabo confirmando que sempre tem algo de novo a aprender sobre a RDA e suas atualizações periódicas.

Fonte: Profa. Isabel Ayres
Voltando ao GT3, eu submeti um trabalho, que foi aprovado para apresentação, juntamente com um artigo do próprio Prof. Modesto e de outra orientanda dele, a querida amiga de mestrado Alessandra Atti. Os títulos dos trabalhos foram respectivamente: Resource Description and Access na representação descritiva de partituras musicais; O Catálogo Bibliográfico na era digital: Reflexões históricas e conceituais sobre seus objetivos e funções e O método Lubetzky de ensino da catalogação e sua viabilidade de aplicação nos cursos de biblioteconomia ministrados no estado de São Paulo.

O GT3 teve uma ótima participação, o que foi bem legal, pois pudemos ter tempo para apresentar cada trabalho e finalizar com um bate-papo maravilhoso sobre a catalogação no Brasil, ouvir experiências sobre como a catalogação impacta nas rotinas de diversos sistemas de informação e ainda ouvir as considerações de profissionais referências de nossa área como a Prof. Maria das Mercês e os coordenadores do GT Prof. Modesto e Profa. Isabel, além da participação massiva dos presentes. Foi um momento de grandes trocas e aprendizados que com toda certeza edificaram a todos e à nossa área em especial ao que tange a catalogação, demonstrando o que também foi colocado pelo Prof. Modesto, de como carecemos da organização de grupos de discussões para que, enfim, possamos avançar em todas as vertentes da Biblioteconomia e Ciência da Informação, assim como existem em âmbito internacional.

Mas para mim, o ápice de todas as falas e trocas, foi chegar a um denominador comum, a importância de repensar a catalogação brasileira, embasar seu desenvolvimento nas novas tecnologias e instrumentos, mas nunca perdendo de vista o que ícones de nossa área como Panizzi, Cutter, Ranganathan e o próprio Lubetzky sempre enfatizaram, em resumo que: o catálogo deve SEMPRE atender às necessidades do público ao qual se destina.

E neste momento surge a reflexão, trazida de discussões que ocorreram no Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação (EEPC), que aconteceu no CBBD deste ano, que assim como passamos a pensar em uma Biblioteconomia Social, semelhante deve ser todas as reflexões, pesquisas e ações, convergentes para uma Catalogação Social, deixando qualquer aspecto puramente tecnicista que invadiu e assolou a área (lembrando que a técnica é importante, mas para um fim e não em si mesma), para se voltar para o que realmente importa: levar a informação aos usuários em suas distintas e respectivas realidades e de maneira indiscriminada, qualquer que seja o suporte em que esta informação se encontre.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação