Pular para o conteúdo principal

Aula aberta: Impactos da transformação digital para a profissão e formação na biblioteconomia e ciência da informação com prof. Dr. José Antonio Moreiro González

Aula aberta: Impactos da transformação digital para a profissão e formação na biblioteconomia e ciência da informação com prof. Dr. José Antonio Moreiro González
Por: Leonardo Ragacini


No dia 14 de novembro, no auditório da FESPSP, tivemos a aula aberta com o prof. Dr. José Antonio Moreiro Gonzáles, mas além da aula aberta podemos dizer que tivemos o famoso “choque de realidade” com relação ao nosso futuro profissional e acadêmico.
Foto: Edi Fortini

Com o avanço das tecnologias e a possível perda de profissões para as máquinas é essencial, ou como diria a professora Adriana (de representação descritiva), é basilar entender que só se debruçar sobre as técnicas da biblioteconomia como era feito pela nossa ancestral “Dinotecarius” é dar um tiro nos dois pés.

Os computadores conseguem fazer muitas das funções mecânicas da nossa profissão como captura de metadados, empréstimo, devolução e afins, mas ele ainda não consegue fazer uma análise consciente dos objetivos do que está fazendo, pois isso ainda é algo que somente os humanos conseguem.

O professor Moreiro nos mostrou a preocupação constante que os cursos de biblioteconomia têm na Espanha para mudar o seu perfil e não desaparecer ou serem totalmente absorvidos por áreas como da Ciência da computação. A Biblioteconomia é uma ciência trans e interdisciplinar e só consegue se manter atual e relevante por isso, pois nenhuma ciência humana ou exata consegue se manter viva sendo um sarcófago cheio de princípios e ideias que vivem de milênios de mumificação. Toda ciência precisa ser alimentada, questionada, analisada e reanalisada para continuar a ser uma ciência.

Foto: Edi Fortini

Mas nem tudo é o apocalipse zumbi dos bibliotecários. O professor nos mostra que é possível trazer interesse para área e a aproximar das tecnologias e novas ideias sem que ela perca sua essência que é a de gerir a informação e o conhecimento (é não de cuidar de um estoque de livros ou qualquer outro material).

Na faculdade em que o professor Moreiro atua, entenderam que ouvir a demanda do mercado era importante, pois todos os alunos se formam para ter uma profissão e uma carreira em uma área sólida. Afinal, ninguém quer ser bacharel de uma profissão fadada ao esquecimento.

Foto: Edi Fortini

Resumir tudo que que essa aula aberta nos deu como participantes em palavras é um pouco complicado, pois são tantos questionamentos que ficamos sobre as mudanças que precisamos fazer como profissionais e os desafios que o mercado irá trazer para nós que ficamos perdido, mas nunca desanimados.

Na minha visão sobre tudo que o professor disse, é uma realidade que percebo dentro do meu trabalho em um centro que abrange a América Latina e o Caribe, pois essa ligação de tecnologia+biblioteconomia+mercado tem se tornado uma onda muito evidente no horizonte. Uma onda que pode se tornar um tsunami a varrer todos os profissionais, inclusive os bibliotecários, que não estiveram preparados para surfar nela.

Foto: Edi Fortini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação