Pular para o conteúdo principal

Representatividade nas bibliotecas e sua importância.

No ultimo dia 17, foram completados 30 anos do dia histórico em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) retirou o homossexualismo (o sufixo "ismo" refere-se a doenças na medicina) da sua lista oficial de doenças (a 10° edição da CID - sigla em inglês para Classificação Estatística Internacional de Doenças).


Imagem retirada do site Congresso em Foco.


Embora essa conquista tenha ratificado muitas injustiças cometidas contra a comunidade LGBTQIA+, não representou de fato o fim definitivo do preconceito, muito ainda precisa ser feito no que diz respeito a igualdade de direitos básicos, como o direito a vida.

Nesse contexto como profissionais da Biblioteconomia e informação, é nosso dever garantir que algo seja feito para levar conhecimento ao nosso usuário, garantindo assim que a discussão seja levada a outros patamares, com ações e acervos que mostrem todas as facetas da nossa sociedade plural.

Precisamos pensar em como nos espaços sob nossa responsabilidade, ou onde atuamos, como podemos levar essa população, que foi colocada a margem por tanto tempo, para os espaços de cultura, leitura e debate.

Dar voz, é mais que apenas expor nas mídias todas as injustiças, é repensar acervos, propagandas e políticas, muitas ainda hoje excludentes, que se referem a temática LGBTQIA+.

"... o trabalho de levantamento bibliográfico é a base para o desenvolvimento das ações. Com enfoque na produção nacional, autoras brasileiras contemporâneas como Angélica Freitas, Natalia Borges Polesso, Cidinha da Silva, Amara Moira e Carol Bensimon são exemplos de autoras que apresentam materiais literários com personagens e narrativas não hegemônicas, além da diversidade de linguagens: poesias, contos, crônicas, diário e romance, respectivamente.

O trecho acima foi retirado da matéria de Isis Lemes, no site Carta Capital, se quiserem conferir a matéria na íntegra no link.



Imagem retirada do site Razões para Acreditar.


Nesse momento em que as redes sociais e o ambiente digital, tornou-se mais parte de nossos dias, podemos usar dessa gama de informação de qualidade para lermos mais, nos informarmos, pois apenas o conhecimento nos livra das correntes da ignorância, e sem essa sombra pouco a pouco os muros do preconceito são derrubados.

“Nós precisamos de uma Biblioteconomia subversiva. Nós precisamos de uma Biblioteconomia guerrilheira, que subverta a ordem das atuais prioridades; que procure, busque, constantemente, os interesses populares, que esteja voltada para os oprimidos”. (ALMEIDA JÚNIOR, 1997)


Lia Lemonge - Monitora Científica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação