Pular para o conteúdo principal

Economia em tempos de Quarentena! - Parte II

Como o numero de comentários no nosso fórum sobre economia na quarentena foi relativamente grande, segue a segunda parte dos comentários dos alunos de Biblioteconomia sobre suas experiências econômicas na vida e nesse período do quarentena, caso queiram ver a primeira parte ela se encontra nesse link.


imagem retirada do site Solar Prime


"Quem controla as despesas de casa é minha mãe, então não fico muito por dentro do assunto, porque ela sabe que tenho as minhas coisas para pagar, faculdade, internet, TV a cabo, parcela do celular entre outras coisas minhas, mas eu sempre ajudo em casa, minha mãe usa o meu vale refeição para fazer compras no mercado, ai já sobra dinheiro para a ração do cachorro. Mas como foi abordado no vídeo, eu sofro daquele mal que parece que o dinheiro nunca rende, porque sempre acontece algum imprevisto em casa( o último foi a TV da sala que queimou), já tentei manter um fundo de emergência para esses imprevistos mas sempre tem mais imprevistos que entrada, mas graças aos Deuses não falta nada em casa com meu salário de estagiário. Uma coisa que eu gostaria de mudar era meu salário mesmo ganhar mais e sempre bom né?"

Guilherme Naliato – aluno de Biblioteconomia

"Eu anoto todas as minhas despesas em planilhas no Excel, priorizando os gastos fixos mensais somados, para ter em mente o quanto vai me sobrar para futuras despesas ao decorrer do mês. Pelo fato de fazer tabelas e transformar em gráficos consigo visualizar melhor o quanto foi gasto e no que, para conter despesas dos próximos meses. O cartão de crédito costumo utilizar apenas para compras de valores mais altos pois quando não é possível pagar à vista, de modo geral procuro realizar pagamentos no débito, como uma forma de evitar dívidas caso não tenha dinheiro no momento. Um ponto a melhorar seria ter dinheiro para casos de emergência ou até mesmo guardar algo que no momento não consigo."

Suelen Oliveira – aluna de Biblioteconomia

"Como o pessoal aqui mesmo disse, salário de estagiário não é grande coisa. Moro com meus pais, então não preciso me preocupar com contas, separo o dinheiro para ajudar em parte na faculdade, coloco uma parte do dinheiro na minha conta poupança para caso queira fazer algo com ele no meu futuro, e já tenho em mente que como o estágio não é com carteira assinada, pago o meu INSS. Não sou de gastar muita coisa, só com o essencial. Recentemente fiz um cartão de débito para ajudar a controlar o meu dinheiro, mas tenho a consciência de que não é qualquer pessoa que tem o privilégio de ter ambos dois pais aposentados e ainda ter ajuda para lidar com a faculdade e estágio."

Rebeca Santana – aluna de Biblioteconomia

"Como sou estagiário, meu salário não é muito alto então já tenho consciência de que não posso gastar muito. Meu maior gasto é com a faculdade, mas divido com meus pais para que eu possa ter um dinheiro de emergência no final do mês. Dentro de casa ajudo com a despesa de mercado com meu Ticket, e como o valor é considerável, sobra um pouco para comprar algumas besteiras de vem em quando. Ano passado eu gastava R$180,00 por mês com transporte público, mesmo tendo o bilhete estudantil, então resolvi ir a pé e de bike para o trabalho e para a faculdade para diminuir esse gasto. Com o dinheiro que consegui economizar do transporte, juntei com o de emergência e consegui comprar uma bike nova que entrega um resultado bem mais satisfatório para o meu pedal. Agora todo lugar que vou, estou de bike! Para controlar os gastos com o Ticket, eu uso o gráfico e o histórico de compras fornecido pelo próprio app da Ticket, assim consigo mensurar de forma mais rápida e eficiente.
Gostaria de me segurar um pouco mais na hora de comprar minhas besteiras com o cartão, pois ultimamente estou tendo alguns gastos fora do comum."


Eduardo Santos – aluno de Biblioteconomia.

E aí gostaram das dicas? Elas podem ajudar bastante! E lembrem-se fiquem em casa e protejam a saúde de vocês e daqueles que vocês se importam!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação