Pular para o conteúdo principal

Dar aulas em quarentena - Por José Mario.

Nosso querido professor José Mario nos mandou um depoimento de como tem sido sua experiência de lecionar durante esse período de quarentena, sempre irreverente ele abre o coração e nos conta um pouco desse momento em sua vida profissional.





""Que beleza!!! Além de SÓ DAR AULAS, AGORA PODE FICAR EM CASA, hein? Isso que é vida!!!”

Sim, parece bizarro, mas foi o que ouvi – por mais de uma vez – quando começamos as atividades remotas. Parece loucura, mas ainda existe gente que acredita que “dar aula” não é um trabalho e que “ficar em casa na frente do computador o dia todo” é fácil.
Bom, se tem gente que acredita em Terra Plana, quem sou eu pra discordar de gente que pensa assim, não é mesmo?

Mas o que importa não são esses que pensam assim. Pra esses, a gente dá uns “30% de desconto”. O que importa é que estamos numa nova rotina, num tempo de adaptação e redescoberta de muitas atividades que fazíamos até há pouco menos de três meses. E comigo não tem sido diferente.

Dar aulas remotas, reuniões virtuais, webinares, participar de aulas remotas no doutorado, escrever uma tese, corrigir trabalhos, preparar mais atividades para as aulas, ficar sentado em frente a uma tela por 12 ou 14 horas seguidas tem sido parte desta rotina nesse tempo louco de pandemia.

Quem imaginou que, em pleno século XXI, seríamos obrigados a parar – literalmente - e rever nossos hábitos e costumes? Quem imaginou que no ano de 2020 teríamos que limpar com álcool-gel – ou álcool em gel – tudo o que chegasse da rua? Quem imaginou que estaríamos participando de um filme de ficção científica – muito real, por sinal – e sem receber nenhum cachê pela atuação?

Pois é. Novos tempos.

E, ainda por cima, toda a incerteza gerada pelo que estamos vivendo, por não saber como será o amanhã e quando esse amanhã chegará. Nossa nova rotina nos apresenta, como “bônus”, uma grande carga de ansiedade e angústia.
E como essa ansiedade aperta, não é mesmo?

Aqui eu digo: calma, respira, vai passar. Uma hora tem que passar. E vai passar mais rápido se fizermos o que está no nosso alcance.

Esse momento atual virou nossa rotina de ponta cabeça. Então bora respirar e colocá-la de cabeça pra cima novamente. Sem culpas, sem cobranças além do necessário. Não se culpe se não leu todos os livros que queria porque teve que ajudar mais ainda nas tarefas de casa. Não se culpe se não conseguiu reformar ou repintar as paredes da cozinha porque agora todos da casa estão ocupando os espaços por mais tempo com atividades remotas. Não se culpe se seu TCC não está saindo nota 11 ou se, por vezes, você fica cansado por ter que fazer um trabalho para aquela disciplina mais complicada. Não se culpe se não conseguiu fazer dieta, chamadas por vídeo com todos os seus amigos, participar de todos os webinares ou aulas na internet pra acumular horas de atividades complementares. Não é momento pra se cobrar demais. Não é momento para querer parecer super-heroínas e super heróis. Somos humanos. Não super. Só humanos.

Se conselhos fossem bons, eu os venderia, então quero propor alguma coisa aqui: vamos, como eu, fazer o que dá pra fazer nesse momento? Vamos, sim, pensar no futuro, mas tentar viver o hoje da melhor forma possível? Bora tentar ver o copo meio cheio? Eu tô tentando. Às vezes é bem difícil, mas te convido pra tentar comigo. Não é fácil, mas quem disse que seria, não é?

 Pra quem pode, fique em casa; pra quem não pode, por favor, cuide-se! Até breve. Com um abraço real. "

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação