domingo, abril 20, 2014

Tutoria Voluntária.

A graduação é um processo longo e muitas vezes complicado. Nossa atual sociedade exige que ofereçamos o melhor em todos os sistemas que somos parte: o trabalho, a família, os amigos... E talvez por isso seja tão difícil conciliarmos com os estudos, o que por muitas vezes acabam nos prejudicando, ainda mais quando lidamos com um ensino presencial.
Porém, não precisa ser tão difícil assim, ou melhor, você pode ter uma ajuda para sua organização de tempo além de dicas para interpretação das disciplinas e questões mais complicadas da mesma. Além do próprio professor que sempre está aberto para diálogo você também pode ter um tutor voluntário que irá ajuda-lo nesse inicio de graduação.



A tutoria voluntária é um projeto pedagógico em que um aluno do 3º ao 8º semestre, ou um ex-aluno, se dispõe a auxiliar um aluno do 1º ou 2º semestre nesse novo período. A ideia é apresentar a faculdade, assim como as disciplinas, dar dicas de organização de estudos e da própria disciplina.

O objeto da interação tutor/tutorado é a relação ensino-aprendizagem. O PTV visa auxiliar alunos necessitados, evitar os riscos de desorganização do percurso escolar, contribuir para a construção de um projeto de aprendizagem do aluno no curso e de potencializar a sua realização. Trata-se de um instrumento operativo pedagógico que objetiva desenvolver capacidades e habilidades tanto do tutor, quanto do tutorado. A tutoria funda-se também no princípio do apoio ao aluno que se inicia no desenvolvimento acadêmico. Trata-se de uma ação orientada para o processo formador dos participantes.
(DIRETRIZES DO PROJETO DE TUTORIA VOLUNTÁRIA FESPSP, 2010)



Atualmente contamos com três tutores voluntários. Sendo a primeira a ex-aluna Taís Mathias que já possui um tutorado, além dela contamos com outros dois ex-alunos: Wellignton e Stephanie porém os mesmos ainda não possuem tutorados.

Se você deseja participar da tutoria voluntária ou gostaria de ter um tutor, leia o projeto disponibilizado pela FESPSP (link abaixo) e entre em contato com o coordenador do curso.

DIRETRIZES DO PROJETO DE TUTORIA VOLUNTÁRIA FESPSP

http://www2.fespsp.org.br/downloads/DIRETRIZES_PROG_TUTORIA_VOLUNTARIA_FESPSP.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário