Pular para o conteúdo principal

Contação de Histórias.

A Biblioteca São Paulo é uma das bibliotecas publicas mais ricas quando falamos em atividades. Ela divide suas atividades entre faixas etárias buscando sempre atender todos os seus diferentes usuários. Para os jovens, por exemplo, a BSP oferece clube de leitura, oficinas de confecções de HQ, tabuleiros de jogos entre outros; Para os adultos ela oferece oficinas de fotografia e cursos de informática para maiores de 60 anos, além e rodas de leitura e produções textuais. Porém, como destaque, podemos ressaltar suas atividades voltadas ao publico infantil como os jogos sensoriais e a Hora do Conto.
A Contação de história não é nenhuma novidade em bibliotecas, na verdade, a Biblioteca Especializada em Contos de Fadas oferece até mesmo um curso para os futuros contadores de histórias.
Tema de muitos artigos, trabalhos de conclusão e teses, a Contação de Histórias é uma ferramenta de ligação com o publico infantil, uma forma de ajudar no estimulo a criatividade de crianças e adolescentes, e um incentivo a leitura.

 O contador de Histórias resiste aos tempos, é arte viva, pulsante e persistente da cultura de um povo, de sua sensibilidade e desenvolvimento. [...] contamos histórias reais e inventadas na intensa necessidade de sermos ouvidos e de ouvirmos e sentirmos a reação e emoção que nunca são esquecidas, pois são reais e expressivas, pois fazem parte de elaboração interior, de desprendimento do corpo e liberdade da alma, toca a fundo na emoção e desfecha-se na memorização, pois o nosso cérebro seleciona o que é real e transformador em nossas vidas. (ALVES, Kilder)



Dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do livro Infantil e temos que lembrar toda a sua importância.
A faixa dos 5 aos 10 anos é considerada um dos períodos em que as pessoas mais leem, somente perdendo para a faixa de 30 aos 39 anos (fonte Fundação Pró-Livro), sendo assim, é o período que mais devemos estimular a leitura, para que a mesma se torne um hábito e um prazer futuro.
Ler é indispensável, além de ser uma fonte farta de conhecimento, experiências e, claro, história, também é o essencial para o avanço profissional e intelectual, a forma como vivemos e o exercício da cidadania. O que faríamos se não conseguíssemos ler um documento antes de assinar? Ou então nossos direitos? Ler é um dos fatores que nos tornam cidadãos, que nos colocam no meio social.
Ainda é muito disseminado que “ler é chato” e esse é um dos motivos que a Contação de Histórias é essencial para qualquer criança. Ao exercermos a atividade estamos apresentando uma nova visão sobre a literatura e o ato de ler, estamos não só cumprindo nossa missão como disseminadores da informação, mas também como seres sociais.

Ficou interessado? Então confira os links abaixo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv