Pular para o conteúdo principal

Livros digitais no Brasil.

O Observatório do Livro e da Leitura divulgou na semana passada dados referentes a pesquisas realizadas em bibliotecas, através de entrevistas com bibliotecários e usuários, a respeito do livro digital e seu impacto nas bibliotecas e sociedade brasileira.



O Observatório do Livro e da Leitura é um programa de caráter permanente que faz estudos e pesquisas e difunde informações e conhecimentos sobre a questão do livro e da leitura no país, e integra a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Sua atuação compreende três áreas principais:
·         Diretoria de Conteúdo - Gera, produz e dissemina informações e conhecimento sobre a área e o setor, através de dois projetos específicos:
·         Agência de Notícias Brasil que Lê – Produz e distribui informações e opiniões diariamente sobre a área do livro e leitura para 3 mil redações de jornais, revistas, televisão, rádio e sites no País.
·         Revista digital Brasil Que Lê – Produz a publicação semanal que circula na internet para um público de 80 mil usuários e é considerada uma das principais referências da área do livro e da leitura.
·         Centro de Estudos e Pesquisas – Desenvolvimento de estudos e pesquisas, em parceria com outras instituições, universidades, pesquisadores e entidades da área do livro e da leitura, sobre temas de relevância. Entre suas atividades, estão o monitoramento e as análises sobre a execução de políticas públicas do livro e leitura e a realização de debates sobre esses temas.
·         Portal do Livro e da Leitura – Identifica, mapeia, integra e analisa dados existentes no Brasil e no mundo sobre as áreas acima, disponibilizando gratuitamente todo tipo de informação e conhecimento acumulado sobre esses temas.

A pesquisa realizada teve como intenção descobrir os suportes utilizados pelos usuários para a leitura de e-books, assim como se os mesmos gostavam dos e-books e de sua dinâmica.
Apesar do “temor” do livro ser substituído pela plataforma digital, as respostas dizem o contrário. Apenas 5,30% dos entrevistados acham que o livro em papel irá acabar enquanto 82,08% acreditam que os dois suportes vão conviver em igualdade.
A Monitoria já realizou uma matéria a respeito da eterna briga do DigitalxFísico em que relata a respeito das qualidades e dificuldades encontradas nos dois suportes.
Quando o assunto é o suporte para a leitura dos e-books, o tablet ganha com seus 57,46 % e, surpreendentemente, o e-reader (plataforma criada exclusivamente para a leitura de e-books) fica em penúltimo lugar com 14,93%.



Dados como esse são interessantes para que bibliotecários, e futuros bibliotecários, possam conhecer mais os usuários brasileiros e suas opiniões. Claro que cada acervo  possui suas particularidades, assim como alguns nunca dariam certo com somente e-books, outros consideram o livro em papel completamente ultrapassado. O que podemos (e devemos) fazer é sempre ouvir nosso usuário através de pesquisas, sugestões e críticas. Faz parte do nosso trabalho sempre encontrar maneiras de melhorar o acesso a informação, e se isso incluir novas ferramentas, então é nossa missão estuda-las, aprende-las e aplica-las. 

Quer saber mais? Então confira  a matéria com os dados completos da pesquisa:

http://biblioo.info/blogdaredacao/os-livros-eletronicos-e-seu-impacto-nas-bibliotecas/

Comentários

  1. Ótima pesquisa. Nenhum suporte substituirá o outro, a co-existência sempre é o melhor caminho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv