terça-feira, abril 18, 2017

Workshop da IFLA sobre Visão Global. Por Profª Isabel Ayres


IFLA Workshop on Global Vision (Workshop da IFLA sobre Visão Global)

Data: 03 a 05 de abril de 2017
Local: Stavros Niarchos Foundation Cultural Center, Atenas, Grécia

Fonte: Acervo pessoal Profª Isabel Ayres 


O evento contou com a participação de mais de 130 profissionais da área de informação, sendo que cada profissional convidado é vinculado a uma das unidades e comitês da IFLA. Como a Pinacoteca possui um membro eleito na Seção de Bibliotecas de Arte, fomos convidados a participar. O objetivo principal do workshop foi dar início à construção coletiva de uma visão global para as bibliotecas se alinharem aos propósitos da Agenda de 2030 das Nações Unidas. Apenas 2 profissionais do Brasil foram convidados, o que sinaliza que ainda estamos longe de uma participação efetiva nas discussões que afetam diretamente as nações em desenvolvimento. Nossa mesa foi composta por 3 pessoas dos EUA, 3 pessoas da Suécia e duas da África. 

Foi uma experiência incrível estar com profissionais de regiões tão diferentes, com pontos de vista tão diversos quanto enriquecedores. Foi possível visualizar algumas diferenças políticas e econômicas, mas também constata-se que a busca de um diálogo mínimo é comum, pois em toda parte as bibliotecas demonstram necessidade de renovação e fortalecimento para que possam continuar a exercer seu papel essencial em nossa cultura: disseminar informação, conhecimento, ser espaço de convivência e criação. 

O documento que contém a Visão global deverá ser finalizado em setembro, e a continuidade dos trabalhos se dará, a partir de agora, com encontros virtuais. Ao participar do workshop nos comprometemos a disseminar as discussões de forma local, e no meu caso isso será feito principalmente com as Bibliotecas de arte.  A Professora Sueli Mara Ferreira da USP, representante da Seção Latino-Americana, que têm uma abrangência geográfica mais ampla, irá prosseguir com as discussões no grupo IFLA-LAC (IFLA- América Latina e Caribe).


Fonte: Acervo pessoal Profª Isabel Ayres


Nenhum comentário:

Postar um comentário