Pular para o conteúdo principal

12 de março: celebração e reivindicação. Por Micheline Ferreira.



A temática sobre as privatizações propostas pelo novo governo em contrapartida dos equipamentos culturais públicos, como o CCSP e as Bibliotecas Públicas, ainda é uma discussão que está longe de chegar ao fim. 

Nesse ínterim, a MC recebe mais um relato sobre as ações desenvolvidas para reflexão e defesa de interesses que permeiam nossa área e das quais não podemos nos abster de, ao menos, tomar conhecimento.

Vejam a matéria feita pela aluna Micheline Ferreira do 5º Semestre/Noturno sobre o “Leituraço” ocorrido no Dia do Bibliotecário na Avenida Paulista.



No dia 12 de março, dia do bibliotecário, foi promovido, na avenida Paulista o “Leituraço em defesa do CCSP (Centro Cultural São Paulo) e das bibliotecas públicas de São Paulo”. O “Leituraço” foi o segundo ato organizado em defesa do maior sistema público de bibliotecas da América Latina e contou com a presença de estudantes, bibliotecários, artistas, vereadores, transeuntes solidários à causa, dentre outros. 

A programação do ato foi repleta de atividades para todos os gostos: contação de histórias, oficinas culturais, apresentações artísticas e musicais, além de gastronomia árabe para saciar a fome de quem esteve por lá.

Fonte: A autora.

 Os trabalhadores de bibliotecas colocam-se contrários à entrega da gestão do CCSP e das bibliotecas públicas às OSs (organizações sociais), proposta do atual secretário de cultura da cidade de São Paulo.Relatam que um dos problemas da gestão por OSs é alta rotatividade de seus funcionários em função das baixas remunerações, já que a prioridade é a economia na folha de pagamento, logo, a qualidade dos serviços prestados ficaria comprometida. 

Também chamam atenção para os últimos escândalos envolvendo OSs como o desvio de R$15 milhões da Fundação Theatro Municipal, sob gestão do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural (IBGC), além da crise instaurada nas Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro com risco de serem fechadas, sob a gestão do Instituto de Desenvolvimento (IDG).

 
Fonte: A autora.

O primeiro ato, batizado de “Abraçaço simbólico” ao Centro Cultural São Paulo,ocorreu em 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade e contou com a participação de cerca 500 pessoas. As atividades fazem parte de uma série de ações contrárias à privatização da cultura na cidade.



Fonte: A autora.


Para mais informações, acesse a página: Eu amo minha biblioteca pública.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação