quinta-feira, junho 08, 2017

Aula Especial - Visita de representantes do CRB8 na disciplina de Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação.


As turmas do 1º Semestre tiveram uma aula especial com a visita de representantes do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª RegiãoCRB8, atividade realizada na disciplina de Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Profº Wanderson. Pela manhã contamos com a participação da Ana Claudia Martins (Vice-presidenta do CRB8) e Dina Uliana (Coordenadora da Comissão de Divulgação). Já no período noturno, contamos com a participação de Carli Cordeiro (Presidenta) e Ana Paula Pavan (2ª Secretária).

Confiram o relato feito pelo aluno Cristiano Santos do 1º Semestre/Noturno.


Aula especial: Turma do 1º Semestre/Noturno


No último dia 23 de maio tivemos entre nós, a visita da Carli e da Ana Paula, ambas do CRB 8ª Região, que gentilmente cederam seu tempo para nos explicar um pouco de suas atribuições, bem como das funções do Conselho Regional de Biblioteconomia no dia a dia. Muito solicitas e muito dedicadas, nos concederam quase que um presente em palestrar em nossa sala, pequena, mas ávida por conhecimento.
Logo de começo tivemos a noção básica do que é o CRB e suas atribuições, bem como suas atividades básicas. Coisas que a Carli e a Ana Paula vivem cotidianamente e puderam explicar para nós com bastante clareza e bastante segurança sobre aquilo que se propuseram a fazer.
Digo que foi de extrema importância para nós, especialmente do primeiro semestre, em saber qual a importância de um órgão como este e quais suas atribuições. Algo que, com certeza, nos é necessário fazer em algum momento, e que agradecemos ao Prof. Wanderson por poder ter trazido essas duas maravilhosas pessoas para que nós pudéssemos conhecer.
Imperativo se faz para todo e qualquer bibliotecário saber a importância deste, que junto com os demais CRB’s e o CFB (Conselho Federal de Biblioteconomia), perfazem a dupla de ouro que nos guarda e que através de nossa contribuição patronal, faz com que nossa profissão seja sempre garantida. O que pode parecer que nada acontece, em determinados momentos, é justamente pela demanda que estes órgãos têm, mas que mesmo com um pessoal reduzido, conseguem fazer um belo trabalho para a categoria, que há mais de cinquenta anos é regulamentada e que é resguardada por estes que são nossos órgãos de classe.
Pessoalmente, digo que a experiência foi sem igual, pois pude tirar todas as dúvidas que tinha sobre o que o CRB pode fazer por nós e quais as outras demandas que existem e que podem ser resolvidas por ele. Inclusive tivemos um ótimo bate papo sobre a carreira e o que outros CRB’s andam fazendo pelo Brasil. Além disso, recebemos um material do CFB sobre a profissão de Bibliotecário, muito bacana!
Ao final, reforço a necessidade de que todos saibam qual a importância de tal entidade para a profissão e que se lembre de que estamos sempre bem representados por pessoas dedicadas ao trabalho e à profissão, que acima de tudo, amam o que fazem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário