Confiram
um pouco do que rolou neste semestre com a inserção de uma nova disciplina: Gestão de Conteúdos Digitais lecionada
pela Profª Daniele Brene às turmas
5° semestre.
Para
tal, fiquem com o relato da Profª Daniele, com um vídeo de uma das atividades
propostas e o relato da aluna Aldenira
da Costa Souza do 5º
Semestre/Noturno sobre sua experiência com a matéria.
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Fonte: Hit Digital |
Por Profª Daniele Brene.
Ter
uma nova disciplina na grade curricular é sempre um desafio. Construir o
conteúdo, observar o desenvolvimento da abordagem e manter o foco dos alunos na
fase de elaboração dos TCCs e trabalho integrado não é tão simples. Mesmo
diante de tantas atividades, tive a feliz oportunidade de contar com o empenho
e dedicação da maioria dos alunos, o que realmente me encantou.
O
maior objetivo da disciplina de Gestão de conteúdos digitais foi ampliar os
horizontes da atuação do bibliotecário, especialmente identificando a aplicação
de seus conhecimentos e habilidades à gestão de ambientes digitais em
diferentes plataformas. Ao passar pelos principais conceitos de Arquitetura da
informação e aplicar princípios básicos de gerenciamento de projetos, pudemos
planejar e desenvolver ações plenamente aderentes à essa realidade, destacando
a utilização de todos os conteúdos assimilados pelos discentes em outras
disciplinas como catalogação, classificação, indexação e tantas outras.
Certamente
conseguimos atingir ótimos resultados e sou muito grata pela participação e
colaboração daqueles que se empenharam e fizeram de cada aula uma nova
oportunidade de aprendizagem e prática profissional.
Confira
um excelente projeto desenvolvido no link gentilmente disponibilizado por um
dos grupos.
Sucesso
a todos!
VÍDEO: Análise de um site com base nos
principais conceitos de Arquitetura da Informação
Para
esta atividade, a Profª Daniele dividiu os alunos em grupos que deveriam assistir
ao vídeo e analisar o site da empresa www.baby.com.br, considerando
os principais aspectos da estrutura da arquitetura da informação: organização; navegação; busca; rotulagem; interface; usabilidade e
acessibilidade.
Após
essa etapa, deveriam gravar um vídeo para relatar a análise e experiência da
equipe de forma criativa.
Vejam
o vídeo cedido pelos alunos do 5º Semestre/Noturno: Aldenira Souza, Caroline
Souza, Daniela Correia, Fernanda de Paula, Julia Alves e Nicolino Foschini.
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VÍDEO: Análise em Arquitetura da Informação |
Por Aldenira da Costa Souza.
Quando
iniciamos as aulas de Gestão de Conteúdos Digitais ministradas pela professora
Daniele Brene, pensei que iríamos estudar, sobretudo, a respeito dos conceitos
de Arquitetura da Informação (AI) e usabilidade, e de que forma estes conceitos
auxiliam na organização de websites.
Entretanto,
conforme as aulas avançavam, percebi que aprenderíamos muito mais que apenas
isso. E tive uma grata surpresa, pude compreender o quanto a Biblioteconomia e
a Arquitetura da Informação possuem conceitos que se relacionam e se
complementam.
O
fato de o profissional da informação precisar está ciente e preparado para
demandas menos convencionais da área da Biblioteconômica e Ciência da
Informação não é novidade. Mas, a ideia de que bibliotecários também podem
atuar em atividades que envolvem a organização e a manutenção de websites ainda
causa certa incerteza para alguns desinformados.
Sim,
o bibliotecário pode atuar no desenvolvimento de projetos de gestão de
conteúdos digitais. E não, ele não vai tomar o lugar do arquiteto da
informação.
Ou
seja, seu trabalho tem como foco a boa ergonomia da Arquitetura da Informação
na perspectiva de serviços intuitivos que promovam acessibilidade, a
organização de conteúdos de websites, com a preocupação de tornar as informações
mais compreensíveis pelo usuário. Pois tem conhecimentos sobre os princípios de
seleção, de busca, catalogação e classificação. Competência suficiente para
planejar, armazenar, recuperar, disseminar e possibilitar o acesso à
informação. Conceitos necessários para o desenvolvimento de ambientes Webs.
Um
ponto interessante, é que seu trabalho antecede os de profissionais que atuam
diretamente na criação de sites, como analistas, programadores e web designers.
Sua atuação pode concentrar-se no estudo de conteúdo, na hierarquia em que os
mesmos serão apresentados na homepage, na sua disposição e adequação ao público
ao qual se destina, na preparação de taxonomias, menus, fluxogramas, catálogos,
na recuperação da informação entre outros. Contribuindo dessa forma para que o
usuário realize sua pesquisa da melhor maneira possível e encontre o que
procura neste endereço eletrônico.
Aliar
teoria e pratica, já que durante as aulas desenvolvemos um projeto que culminou
com o desenvolvimento de um website, fez o que estávamos aprendendo ganhasse
concretude. A professora Daniele nos deu arcabouço para compreendermos melhor o
quanto nossa área é interdisciplinar e ao mesmo tempo tem tanto a contribuir
para os setores que têm como matéria-prima de trabalho, a informação.
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