Pular para o conteúdo principal

Se Liga FaBCI - Disciplina de Gestão de Conteúdos Digitais. Com Profª Daniele Brene.


Confiram um pouco do que rolou neste semestre com a inserção de uma nova disciplina: Gestão de Conteúdos Digitais lecionada pela Profª Daniele Brene às turmas 5° semestre.

Para tal, fiquem com o relato da Profª Daniele, com um vídeo de uma das atividades propostas e o relato da aluna Aldenira da Costa Souza do 5º Semestre/Noturno sobre sua experiência com a matéria.


Fonte: Hit Digital



Por Profª Daniele Brene.

Ter uma nova disciplina na grade curricular é sempre um desafio. Construir o conteúdo, observar o desenvolvimento da abordagem e manter o foco dos alunos na fase de elaboração dos TCCs e trabalho integrado não é tão simples. Mesmo diante de tantas atividades, tive a feliz oportunidade de contar com o empenho e dedicação da maioria dos alunos, o que realmente me encantou.

O maior objetivo da disciplina de Gestão de conteúdos digitais foi ampliar os horizontes da atuação do bibliotecário, especialmente identificando a aplicação de seus conhecimentos e habilidades à gestão de ambientes digitais em diferentes plataformas. Ao passar pelos principais conceitos de Arquitetura da informação e aplicar princípios básicos de gerenciamento de projetos, pudemos planejar e desenvolver ações plenamente aderentes à essa realidade, destacando a utilização de todos os conteúdos assimilados pelos discentes em outras disciplinas como catalogação, classificação, indexação e tantas outras.

Certamente conseguimos atingir ótimos resultados e sou muito grata pela participação e colaboração daqueles que se empenharam e fizeram de cada aula uma nova oportunidade de aprendizagem e prática profissional.

Confira um excelente projeto desenvolvido no link gentilmente disponibilizado por um dos grupos.

Sucesso a todos!



VÍDEO: Análise de um site com base nos principais conceitos de Arquitetura da Informação


Para esta atividade, a Profª Daniele dividiu os alunos em grupos que deveriam assistir ao vídeo e analisar o site da empresa www.baby.com.br, considerando os principais aspectos da estrutura da arquitetura da informação: organização; navegação; busca;            rotulagem; interface; usabilidade e acessibilidade.

Após essa etapa, deveriam gravar um vídeo para relatar a análise e experiência da equipe de forma criativa. 

Vejam o vídeo cedido pelos alunos do 5º Semestre/Noturno: Aldenira Souza, Caroline Souza, Daniela Correia, Fernanda de Paula, Julia Alves e Nicolino Foschini.
  
https://youtu.be/5ljT5F7--9A
VÍDEO: Análise em Arquitetura da Informação

Por Aldenira da Costa Souza.


Quando iniciamos as aulas de Gestão de Conteúdos Digitais ministradas pela professora Daniele Brene, pensei que iríamos estudar, sobretudo, a respeito dos conceitos de Arquitetura da Informação (AI) e usabilidade, e de que forma estes conceitos auxiliam na organização de websites.

Entretanto, conforme as aulas avançavam, percebi que aprenderíamos muito mais que apenas isso. E tive uma grata surpresa, pude compreender o quanto a Biblioteconomia e a Arquitetura da Informação possuem conceitos que se relacionam e se complementam.

O fato de o profissional da informação precisar está ciente e preparado para demandas menos convencionais da área da Biblioteconômica e Ciência da Informação não é novidade. Mas, a ideia de que bibliotecários também podem atuar em atividades que envolvem a organização e a manutenção de websites ainda causa certa incerteza para alguns desinformados.

Sim, o bibliotecário pode atuar no desenvolvimento de projetos de gestão de conteúdos digitais. E não, ele não vai tomar o lugar do arquiteto da informação.

Ou seja, seu trabalho tem como foco a boa ergonomia da Arquitetura da Informação na perspectiva de serviços intuitivos que promovam acessibilidade, a organização de conteúdos de websites, com a preocupação de tornar as informações mais compreensíveis pelo usuário. Pois tem conhecimentos sobre os princípios de seleção, de busca, catalogação e classificação. Competência suficiente para planejar, armazenar, recuperar, disseminar e possibilitar o acesso à informação. Conceitos necessários para o desenvolvimento de ambientes Webs.

Um ponto interessante, é que seu trabalho antecede os de profissionais que atuam diretamente na criação de sites, como analistas, programadores e web designers. Sua atuação pode concentrar-se no estudo de conteúdo, na hierarquia em que os mesmos serão apresentados na homepage, na sua disposição e adequação ao público ao qual se destina, na preparação de taxonomias, menus, fluxogramas, catálogos, na recuperação da informação entre outros. Contribuindo dessa forma para que o usuário realize sua pesquisa da melhor maneira possível e encontre o que procura neste endereço eletrônico.

Aliar teoria e pratica, já que durante as aulas desenvolvemos um projeto que culminou com o desenvolvimento de um website, fez o que estávamos aprendendo ganhasse concretude. A professora Daniele nos deu arcabouço para compreendermos melhor o quanto nossa área é interdisciplinar e ao mesmo tempo tem tanto a contribuir para os setores que têm como matéria-prima de trabalho, a informação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação