Pular para o conteúdo principal

Série: Dia a Dia na Academia. Por Paola Marinho.


A MC tem como um de seus principais objetivos retratar o cotidiano da comunidade FaBCI, seja com os relatos de eventos, aulas abertas ou a produção científica. Ainda com esse intuito, surge a série: Dia a dia na Academia, onde os alunos poderão relatar suas experiências com os trabalhos e expressar seja da maneira que quiserem, podendo ser cômica, poética..., as dores e delícias da vida acadêmica. 


E pra começar temos a participação da aluna Paola Marinho do 5º Semestre/Noturno, com uma linda narrativa sobre sua relação com seu TCC que tem como Título: O Bibliotecário como Curador da Informação. Confiram!

Fonte: Facebook da Paola Marinho.


Certa vez, ao acaso em uma exposição na Pinacoteca de São Paulo, vi um pequeno vídeo do fotógrafo dominicano Apeco (Natálio Puras Prenzo - 1933-2010) falando a respeito de sua obra. Apeco dizia, quase em desespero, que se você olhasse para a obra dele e não entendesse o que ele queria dizer, ele arrancaria o coração do peito e daria para ver se você conseguia enxergar. Acredite ou não, eu me sinto dessa forma em relação à o que o meu TCC está se transformando. Aliás, acho que é mais do que isso: eu não estou tentando mostrar uma ideia, na verdade, o meu trabalho fala muito sobre quem eu sou.


Eu me sinto arrancando o coração do peito e "esfregando na cara do mundo" cada vez mais que encontro o sentido no que estou produzindo.


No começo, meu foco era $business$, porque isso $atrai$ e intere$$a as pessoas. Minha intenção narrativa, claro, já tinha muito do que eu queria dizer, mas faltava uma coisa ali: TODO o meu coração.


Tinha uma mistura de um pouco de coração, muita cabeça e um enorme malabares para tentar produzir algo funcional, mercadológico e acadêmico que chegasse onde eu queria.


Resultado: "patinei".



Fonte: Facebook da Paola Marinho.


Li muito, busquei muito e não estava achando o que eu queria..., até tirar tudo o que não era, para descobrir o que de fato é.
Entrei em parafuso ao reescrever o problema de pesquisa, objeto, objetivo e, principalmente, a justificativa.
A versão anterior, claro, justificava que queria mercado para o bibliotecário, e estava atrás disso, mas, sem sentido.
O mercado saiu do foco. Agora, minha justificativa é levar arte... aliás, mais do que arte: levar MÁGICA para a prática (e falar isso de forma acadêmica e embasada hahaha).

COMO EU VOU JUSTIFICAR ISSO ACADEMICAMENTE?! Entrei realmente em parafuso!

Tive uma baita crise de choro, e foi aí que percebi que era muito mais do que mágica, era EU!!! Eu estava ali. 


Fonte: Facebook da Paola Marinho.


Em cada página que eu lia eu estava ali. Eu lia um parágrafo e ele me descrevia! Era como se eu pulasse gritando "OLHA EU AQUI!!!".


Percebi de onde vinha o pânico e o desespero: e se ninguém me entendesse? E se achassem bobagem e invalidassem minha pesquisa? 


Eu digo: JAMAIS desistiria dela! Lendo aquele conteúdo-espelho eu lembrei do porquê escolhi esse curso (e escolhi a dedo, viu!), era porque essa pessoa existia no meio de todo aquele conteúdo e ela pede para aparecer agora, mesmo não sendo $mercadológico$, ou simplesmente lógico (desde quando eu sou simples?! haha).


Enfim, é isso. É matar ou morrer, mas vou até o fim.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação