Pular para o conteúdo principal

Aula Especial - Visita de representantes do CRB8 na disciplina de Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação.


As turmas do 1º Semestre tiveram uma aula especial com a visita de representantes do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª RegiãoCRB8, atividade realizada na disciplina de Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Profº Wanderson. Pela manhã contamos com a participação da Ana Claudia Martins (Vice-presidenta do CRB8) e Dina Uliana (Coordenadora da Comissão de Divulgação). Já no período noturno, contamos com a participação de Carli Cordeiro (Presidenta) e Ana Paula Pavan (2ª Secretária).

Confiram o relato feito pelo aluno Cristiano Santos do 1º Semestre/Noturno.


Aula especial: Turma do 1º Semestre/Noturno


No último dia 23 de maio tivemos entre nós, a visita da Carli e da Ana Paula, ambas do CRB 8ª Região, que gentilmente cederam seu tempo para nos explicar um pouco de suas atribuições, bem como das funções do Conselho Regional de Biblioteconomia no dia a dia. Muito solicitas e muito dedicadas, nos concederam quase que um presente em palestrar em nossa sala, pequena, mas ávida por conhecimento.
Logo de começo tivemos a noção básica do que é o CRB e suas atribuições, bem como suas atividades básicas. Coisas que a Carli e a Ana Paula vivem cotidianamente e puderam explicar para nós com bastante clareza e bastante segurança sobre aquilo que se propuseram a fazer.
Digo que foi de extrema importância para nós, especialmente do primeiro semestre, em saber qual a importância de um órgão como este e quais suas atribuições. Algo que, com certeza, nos é necessário fazer em algum momento, e que agradecemos ao Prof. Wanderson por poder ter trazido essas duas maravilhosas pessoas para que nós pudéssemos conhecer.
Imperativo se faz para todo e qualquer bibliotecário saber a importância deste, que junto com os demais CRB’s e o CFB (Conselho Federal de Biblioteconomia), perfazem a dupla de ouro que nos guarda e que através de nossa contribuição patronal, faz com que nossa profissão seja sempre garantida. O que pode parecer que nada acontece, em determinados momentos, é justamente pela demanda que estes órgãos têm, mas que mesmo com um pessoal reduzido, conseguem fazer um belo trabalho para a categoria, que há mais de cinquenta anos é regulamentada e que é resguardada por estes que são nossos órgãos de classe.
Pessoalmente, digo que a experiência foi sem igual, pois pude tirar todas as dúvidas que tinha sobre o que o CRB pode fazer por nós e quais as outras demandas que existem e que podem ser resolvidas por ele. Inclusive tivemos um ótimo bate papo sobre a carreira e o que outros CRB’s andam fazendo pelo Brasil. Além disso, recebemos um material do CFB sobre a profissão de Bibliotecário, muito bacana!
Ao final, reforço a necessidade de que todos saibam qual a importância de tal entidade para a profissão e que se lembre de que estamos sempre bem representados por pessoas dedicadas ao trabalho e à profissão, que acima de tudo, amam o que fazem!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação