Pular para o conteúdo principal

Era uma vez uma pesquisa que se transformou em e-book... - Por: Regina Belluzzo

A professora Regina Belluzzo (do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, e da Pós-Graduação em TV Digital da UNESP-Marília e Bauru), lançou o e-book “A Competência em informação no Brasil: cenários e espectros”, pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação – ABECIN em maio deste ano.

Pedimos à professora que nos contasse um pouco sobre a obra, e ela gentilmente aceitou o convite, nos enviado um texto maravilhoso.

Muito obrigada, professora Regina Belluzzo! É uma honra para nós publicarmos um texto da senhora.




Era uma vez uma pesquisa que se transformou em e-book...


Fonte: Abecin.


Inicia-se por agradecer o convite e a oportunidade para fazer algumas considerações sobre o E-book de minha autoria que foi lançado pela ABECIN recentemente.

A primeira pergunta que sempre acontece é: como surgiu um livro como “A Competência em informação no Brasil: cenários e espectros”? A partir de uma ideia que, em algum momento, estabeleceu elo com um ideal. Ressalta-se que a noção de atitudes para o uso da informação surgiu com os movimentos que se desenvolveram de forma paralela em diferentes partes do mundo, a partir dos anos 80. Trata-se de um conjunto de atitudes referentes ao uso e domínio da informação, em quaisquer dos formatos em que se apresente, bem como das tecnologias que dão acesso à informação: capacidades, conhecimentos e atitudes relacionadas com a identificação das necessidades de informação, conhecimentos das fontes de informação, elaboração de estratégias de busca e localização da informação, avaliação da informação encontrada, sua interpretação e síntese, reformulação e comunicação – processos apoiados em uma perspectiva de solução de problemas e denominados como competência em informação. 

Tais processos podem ser desenvolvidos em parte mediante o manejo das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), a utilização de métodos válidos de pesquisa, porém, sobretudo por meio do pensamento crítico e da racionalidade humana. E, assim mesmo, foi o que aconteceu com as ações que deram  origem à essa obra, que é fruto de um Projeto de Pesquisa Trienal junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, onde  atuo como docente  em regime de voluntariado. Devo dizer que é o registro e a memória do “Movimento da Competência em Informação” no Brasil no período de 2000 a 2016, área de interesse e que tem oferecido oportunidades de desenvolvimento, sendo, ainda, muito jovem no nosso contexto para que possamos compreender suas nuances e extensão. 

Assim, seguimos o exemplo de um artista que busca a criação de algo para a sociedade, sendo que estamos iniciando a pintura de um quadro composto da ajuda de muitos pincéis e tintas concretizadas nas pessoas e instituições que disponibilizaram suas contribuições para que, certamente, fosse publicado esse E-Book despretensioso que poderá ser visto no presente e, talvez, admirado no futuro, considerando-se estar inserido e disponibilizado em um meio digital pelo esforço e agregação de valor da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), a quem agradecemos imensamente pela edição e lançamento.

Vamos agora ao que se considera a sua concepção e conteúdo. O Livro apresenta, inicialmente, a evolução do conceito sobre competência em informação (CoInfo), extraída da literatura da área de Ciência da Informação, evidenciando os principais pesquisadores deste campo científico. 

Para tanto, analisa a produção científica abrangendo o período de 2000 a 2016, contemplando dezesseis anos de pesquisa sobre a temática que destaca. Pode-se destacar aqui um aspecto de importância porque para a realização dessa análise foi necessário proceder à criação de “Indicadores de CoInfo”, uma vez que o tema ainda é considerado emergente em nosso país. Destaca-se que foram utilizados indicadores identificados em pesquisa anteriormente realizada como requisito ao desenvolvimento de pós-doutorado junto à UNESP- Araraquara, no Programa de Pós-/graduação em Gestão Escolar e que se encontram em Relatório Final (BELLUZZO, 2003)[1] e definindo-se uma estrutura a partir de três contextos distintos e das concepções da competência em informação, tais como: concepção da informação (com ênfase na tecnologia da informação); concepção cognitiva (com ênfase nos processos cognitivos); e, concepção da inteligência (com ênfase no aprendizado) (DUDZIAK, 2003)[2]

Desse modo,  foram estabelecidas  categorias, por meio do método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977)[3] que permitiram analisar a literatura produzida no País sobre competência em informação, evidenciando como resultado: a) questões terminológicas; b) contextos e abordagens teóricas; c) políticas e estratégias; d) inclusão social e digital; e) ambiente de trabalho; f) cidadania e aprendizado ao longo da vida; g) busca e uso da informação; h) boas práticas; i) gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva; j) bibliotecas, bibliotecários e arquivistas; k) mídia e tecnologias; l) diferentes grupos ou comunidades; e m) tendências e perspectivas.

Inicialmente, como trajetória metodológica do estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica junto às fontes impressas e eletrônicas (Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação), pesquisa on-line também em periódicos da área e de educação, base de dados da CAPES sobre dissertações e teses, bases disponibilizadas pelo IBICT e repertórios institucionais de universidades brasileiras, com o objetivo de mapear a produção científica de forma seletiva. 

Foto: Professora Regina Belluzzo. Arquivo Pessoal.
Essa pesquisa foi desenvolvida por meio do recurso de uso das palavras-chave quanto às áreas de origem/destino destas produções, visto a diversidade e imbricamento dos termos que envolvem as discussões, de temáticas subjacentes a estes termos, de formação dos pesquisadores e de instrumentos de disseminação da produção. Além disso, considerando-se essas dificuldades e o tempo disponível, optou-se por realizar o levantamento a partir:

a) das obras referidas pelos autores que produzem conhecimento em estudos sobre a competência em informação no Brasil;

b) das informações prestadas nos currículos cadastrados na Plataforma Lattes (palavras-chave: competência em informação, alfabetização informacional, competência informacional, letramento informacional, literacia informacional e outros similares);

c) dos acervos disponibilizados on line pelas bibliotecas universitárias, instituições oficiais da área de ciência da informação, de movimentos associativos inerentes e de organismos públicos de interesse.

Do levantamento inicial, com as revisões de duplicidade, de documentos fora do tema, entre outros, foram considerados como sendo corpus de interesse específico aos propósitos da pesquisa em questão, em uma primeira etapa, um total de 379 documentos (artigos publicados em periódicos (217); dissertações e teses divulgadas (129); livros (33); grupos de pesquisa (11) envolvendo o tema competência em informação e também 22 eventos específicos sobre a CoInfo, considerando-se que alguns resultados constituem marcos históricos no nosso contexto. Nesse intuito, discutem-se os cenários e espectros relacionados a cada categoria,  proporcionando uma compreensão mais aprofundada sobre os aspectos inerentes e relacionados à competência em informação. 

São tantos aspectos relevantes a serem estudados no âmbito dessa competência que, há espaço para pesquisas em diferentes níveis (lato e stricto sensu), bem como para o desenvolvimento de boas práticas no âmbito dos aparelhos culturais, entre eles, as bibliotecas, os arquivos e os museus, estendendo-se também às organizações sociais de modo geral.

Além disso, descreve também as barreiras e os avanços dos estudos e pesquisas que envolvem a competência em informação no cenário nacional, abordando a apropriação e incorporação do conceito no âmbito das políticas públicas, bem como no que tange às práticas desenvolvidas no Brasil.

Trata-se de contribuição cujo objetivo visa à criação de base teórica e da aplicabilidade da competência em informação (CoInfo), enquanto um tema de interesse que atua transversalmente em articulações com áreas estratégicas de ensino e aprendizagem, da pesquisa, inovação, desenvolvimento social e da construção do conhecimento para o exercício da cidadania. Procura-se demonstrar que a CoInfo  está em perfeita sintonia com os paradigmas comunicacionais e educacionais emergentes, considerando-se que a pesquisa virtual apoiada na Internet com seus milhões de sites de busca, ao mesmo tempo em que permite encontrar informações sobre todas as áreas do conhecimento em grande quantidade, traz consigo novos problemas e uma grande complexidade para saber buscar, selecionar e utilizar essas informações visando à construção de conhecimento com aplicabilidade à realidade social contemporânea. Trata-se de obra de natureza didática e que se destina ao ensino e pesquisa em níveis de graduação e pós-graduação.

Espera-se poder incitar à leitura e às novas reflexões que venham subsidiar a adoção de posturas estrategicamente voltadas para a institucionalização da CoInfo no país, a partir desta contribuição introdutória à abordagem de questões que envolvem essa competência, uma vez que não  houve a pretensão de oferecer respostas e de se esgotar o “estado da arte” do tema, isto porque  somos impactados pela sua dinâmica e pelo crescimento que o tem norteado desde então. Esse é o desafio a enfrentar, continuamente, a partir de novas ideias em estreita relação com nossos ideais...
Regina Celia Baptista Belluzzo



[1] BELLUZZO, R.C.B. Relatório final apresentado ao Programa de Pós-Doutorado em Gestão Escolar. Araraquara: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/Unesp, 2003.
[2] DUDZIAK, E.A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília,v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003. Disponível em:. Acesso em: 10 ago. 2014.
[3] BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70 Ltda, 1977.




O livro da professora Regina Belluzzo pode ser baixado no site da Abecin ou pelo link: http://abecin.org.br/data/documents/E-Book_Belluzzo.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv