Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: PEC “Leitura, literatura e afeto: considerações sobre Harry Potter e seus leitores”

Aconteceu na quarta-feira, dia 23 de outubro, mais um Programa de Enriquecimento Curricular (PEC) da FaBCI: “Leitura, literatura e afeto: considerações sobre Harry Potter e seus leitores” foi o tema desta edição, que recebeu a Beatriz Masson, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/USP). Nossa ex-monitora Camila Alferes esteve presente e fez um relato.

Turma presente na PEC

Me preencheu de afeto, pertencimento, saudade e alegria. Lembrei, enquanto ela apresentava alguns dos tópicos de sua pesquisa, de toda a paixão que a minha adolescente de 13 anos sentia pela série Harry Potter e de como esses sete livros ajudaram a formar a leitora e escrevinhadora que sou hoje. Lembrei da loucura que antecedia o lançamento de cada um dos três últimos livros: as matérias de revistas, com dicas de spoilers, dos fóruns da internet, das traduções amadoras, do desejo de saber inglês para não precisar esperar quase seis meses pra ler o livro.

Lembrei de faltar à escola, na sétima série, para ficar horas na fila do cinema com a minha melhor amiga (e quem me apresentou os livros e filmes), no dia de estreia de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”. Lembrei de quando comecei a escrever fanfics, primeiro criando personagens parecidas comigo para habitar aquele universo, para depois começar a compreender as múltiplas camadas dos personagens já existentes nas obras, abandonar minhas sósias e começar a pensar em aventuras para os meus personagens prediletos (pequenos fatos: o Lupin é o favorito e a minha casa, caso esteja se perguntando, é a Corvinal).

Literatura é afeto. Pra mim, precisa ser. Pelo jeito, para a Beatriz também. Ela foi bastante corajosa por escolher o que gosta e aprofundar suas pesquisas acadêmicas em uma série de livros que faz muitos acadêmicos torcerem o nariz, por acreditarem em literaturas “maiores” e “menores”. Os dados levantados pela pesquisa dela, de como a série de livros têm significados quase distintos, mas ainda assim similares, dependendo da faixa etária em que o leitor começou a sua jornada, é fascinante. O curso que ela ministrou na USP, entre abril e junho desse ano, pareceu ainda mais fascinante. Nem só por se tratar de Harry Potter, mas por ser uma leitura afetiva, propiciadora de trocas significativas e de construções coletivas de sentidos.

Agradeço demais à Beatriz Masson pela PEC e pela FaBCI-FESPSP, na figura da professora Valéria Valls, por tê-la convidado. Foi mesmo mágico.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação