A nossa ex-monitora Isabel Figueiredo passou por aqui e fez um texto muito interessante sobre as ferramentas que todo estudante deveria conhecer. Vamos conferir?
O assunto principal deste artigo é “suporte no momento da escrita”. Quantas vezes gostaríamos de produzir mais e melhor, mas somos tomados por desorganização, falta de tempo, e até mesmo desconhecimento de ferramentas que poderíamos usar para facilitar esse processo? Se você já passou por isso, fique atento a estas dicas, elas podem te ajudar muito na hora de organizar os textos para a escrita do TCC ou do artigo que você gostaria de encaminhar para o Congresso.
Identificadores de autor
São plataformas que permitem a compilação da produção bibliográfica de determinado autor e atribuem um código único (geralmente alfanumérico), que identifica este autor na comunidade acadêmica, agindo como um CPF do pesquisador.
Este código geralmente é utilizado em publicações de periódicos acadêmicos e também é um dado recuperável em bases de dados, para ajudar a identificar as publicações de determinado pesquisador, evitando assim, as confusões causadas por homônimos.
Muitos periódicos acadêmicos (principalmente internacionais) só aceitam a submissão do artigo, quando é informado um determinado código de identificação (ID), à escolha do corpo editorial.
Cada pesquisador é responsável por criar e alimentar a sua conta.
Abaixo algumas características das plataformas existentes até o momento:
Gerenciadores de citação e referência
São softwares que permitem organizar a bibliografia utilizada por um pesquisador, auxiliando principalmente no momento da escrita, por facilitar a inserção de citações e referências, pois, permitem a conexão com os editores de texto (Office, Libre Ofiice etc), e permitem que de forma semi-automatizada altere-se a normatização que foi adotada em um documento.
Esses softwares apresentam diversas possibilidades de normas bibliográficas (ABNT, Vancouver, APA e outros tantos). Integram-se com as bases de dados científicas e permitem a inclusão de diversas categorias de referências.
Importante enfatizar que essas ferramentas devem ser usadas com cuidado, e que não é porque o software te ajuda a elaborar referências, que ele estará sempre certo, deve-se levar em consideração a qualidade dos dados importados.
Identificadores de similaridade/plágio
O plágio é um dos grandes problemas que afligem os autores no momento de desenvolver um texto, um problema tão sério que é tipificado como crime pela Lei Nº 10.695, de 1º de julho de 2003.
Todo cuidado é pouco no momento da redação, é necessário usar os recursos de citação da forma correta, tanto para avisar aos leitores que aquela ideia não é exatamente sua, como para dar os devidos créditos aos autores originais.
Pensando nisso, separei algumas indicações de ferramentas que ajudam a identificar as ocorrências de plágio na redação dos textos, poupando os autores de problemas futuros. A seguir uma lista de softwares e sites que podem ser usados:
Sites e softwares que ajudam na detecção de plágio em textos:
Escrita Científica: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/escrita/ferramentas-escrita/#plagio
Etblast – http://etest.vbi.vt.edu/etblast3/
Farejador de plágio – http://www.plagiarismcombat.com/
Ithenticate: http://www.ithenticate.com/
JPlag – https://jplag.ipd.kit.edu/
Plagiarism: https://www.plagiarism.org/
Plagiarisma: http://plagiarisma.net/pt/
Plágio.net: http://www.plagio.net.br/links_relacionados.html
Fontes:
Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Apoio ao pesquisador: identificação do pesquisador; 2016. Acesso em: 21/08/2019. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/.
Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Apoio ao pesquisador: gerenciadores de referências e citações; [s.d.]. Acesso em: 19/09/2019. Disponível em: sibi.usp.br/apoio-pesquisador/gerenciadores-referencias-citacoes/.
F1000. F1000 workspace: help guide, [s.d.]. Acesso em: 19/09/2019. Disponível em: https://f1000.com/work/#/faq/all-topics.
Mendeley. Mendeley: guides, c2019. Acesso em: 01/09/2019. Disponível em: https://www.mendeley.com/guides.
Zotero. Zotero: documentation, 2019. Acesso em: 19/09/2019. Disponível em: https://www.zotero.org/support/start.
Clarivate Analytics. EndNote Online, c2019. Acesso em: 19/09/2019. Disponível em: https://www.myendnoteweb.com/help/ENW/h_toc.htm.
O assunto principal deste artigo é “suporte no momento da escrita”. Quantas vezes gostaríamos de produzir mais e melhor, mas somos tomados por desorganização, falta de tempo, e até mesmo desconhecimento de ferramentas que poderíamos usar para facilitar esse processo? Se você já passou por isso, fique atento a estas dicas, elas podem te ajudar muito na hora de organizar os textos para a escrita do TCC ou do artigo que você gostaria de encaminhar para o Congresso.
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Imagem: Google Imagens |
Identificadores de autor
São plataformas que permitem a compilação da produção bibliográfica de determinado autor e atribuem um código único (geralmente alfanumérico), que identifica este autor na comunidade acadêmica, agindo como um CPF do pesquisador.
Este código geralmente é utilizado em publicações de periódicos acadêmicos e também é um dado recuperável em bases de dados, para ajudar a identificar as publicações de determinado pesquisador, evitando assim, as confusões causadas por homônimos.
Muitos periódicos acadêmicos (principalmente internacionais) só aceitam a submissão do artigo, quando é informado um determinado código de identificação (ID), à escolha do corpo editorial.
Cada pesquisador é responsável por criar e alimentar a sua conta.
Abaixo algumas características das plataformas existentes até o momento:
Gerenciadores de citação e referência
São softwares que permitem organizar a bibliografia utilizada por um pesquisador, auxiliando principalmente no momento da escrita, por facilitar a inserção de citações e referências, pois, permitem a conexão com os editores de texto (Office, Libre Ofiice etc), e permitem que de forma semi-automatizada altere-se a normatização que foi adotada em um documento.
Esses softwares apresentam diversas possibilidades de normas bibliográficas (ABNT, Vancouver, APA e outros tantos). Integram-se com as bases de dados científicas e permitem a inclusão de diversas categorias de referências.
Importante enfatizar que essas ferramentas devem ser usadas com cuidado, e que não é porque o software te ajuda a elaborar referências, que ele estará sempre certo, deve-se levar em consideração a qualidade dos dados importados.
O plágio é um dos grandes problemas que afligem os autores no momento de desenvolver um texto, um problema tão sério que é tipificado como crime pela Lei Nº 10.695, de 1º de julho de 2003.
Todo cuidado é pouco no momento da redação, é necessário usar os recursos de citação da forma correta, tanto para avisar aos leitores que aquela ideia não é exatamente sua, como para dar os devidos créditos aos autores originais.
Pensando nisso, separei algumas indicações de ferramentas que ajudam a identificar as ocorrências de plágio na redação dos textos, poupando os autores de problemas futuros. A seguir uma lista de softwares e sites que podem ser usados:
Sites e softwares que ajudam na detecção de plágio em textos:
Escrita Científica: http://www.escritacientifica.sc.usp.br/escrita/ferramentas-escrita/#plagio
Etblast – http://etest.vbi.vt.edu/etblast3/
Farejador de plágio – http://www.plagiarismcombat.com/
Ithenticate: http://www.ithenticate.com/
JPlag – https://jplag.ipd.kit.edu/
Plagiarism: https://www.plagiarism.org/
Plagiarisma: http://plagiarisma.net/pt/
Plágio.net: http://www.plagio.net.br/links_relacionados.html
Fontes:
Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Apoio ao pesquisador: identificação do pesquisador; 2016. Acesso em: 21/08/2019. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/.
Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo. Apoio ao pesquisador: gerenciadores de referências e citações; [s.d.]. Acesso em: 19/09/2019. Disponível em: sibi.usp.br/apoio-pesquisador/gerenciadores-referencias-citacoes/.
F1000. F1000 workspace: help guide, [s.d.]. Acesso em: 19/09/2019. Disponível em: https://f1000.com/work/#/faq/all-topics.
Mendeley. Mendeley: guides, c2019. Acesso em: 01/09/2019. Disponível em: https://www.mendeley.com/guides.
Zotero. Zotero: documentation, 2019. Acesso em: 19/09/2019. Disponível em: https://www.zotero.org/support/start.
Clarivate Analytics. EndNote Online, c2019. Acesso em: 19/09/2019. Disponível em: https://www.myendnoteweb.com/help/ENW/h_toc.htm.
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