Hoje temos uma contribuição da Marina Bomfim, estagiária da biblioteca da FESPSP. Ela nos conta um pouco sobre o viés científico dos filmes cinematográficos e sobre o acervo da nossa biblioteca.
Valor científico dos filmes cinematográficos
Os filmes compõem uma expressão diferenciada da dos livros, porém não são menos importantes nem devem ser menos considerados ao realizar-se uma pesquisa acadêmica, ou para entender um tipo de pensamento de determinado grupo de pessoas.
Os filmes retratam a realidade através dos olhos daqueles que os produzem. E mesmo contendo a subjetividade de quem o produz, o viés observado será daquele que assiste. Quem vê um longa-metragem o faz através de seus próprios olhos, que contêm certas percepções definidas a partir de seus conhecimentos, experiências, contexto social e o que mais o influenciar.
Esse olhar, então, deverá ser reestruturado ao se fazer o exercício da pesquisa, pois ao se usar o filme como fonte de pesquisa - algo que é totalmente possível - o pesquisador deve observá-lo não com o viés do senso comum, apreendendo apenas o que mostra, mas com o olhar e percepção de um pesquisador que vê a subjetividade do outro e a interpreta tendo em conta seu objeto de estudo. A percepção da realidade é distinta para cada indivíduo, e assim a compreensão que o pesquisador deve fazer ao analisá-lo deve ser baseada naquilo que está voltado a enxergar.
Assim sendo, os títulos encontrados na biblioteca podem ser de grande uso àqueles que desejam estudar sobre algum ponto de vista específico, ou àqueles que queiram se inteirar um pouco mais sobre qual a visão construída acerca do tema que se está pesquisando. Apreende-se, desse jeito, não apenas percepções teóricas sobre o mesmo, mas também percepções visuais, outra forma de se analisar algum conteúdo temático.
Dá-se assim uso diferente aos DVDs além do entretenimento. Na biblioteca FESPSP o acervo é composto por 1390 DVDs, com o empréstimo de sete dias, podendo levar três por vez. Na visita feita pelo MEC (Ministério da Educação), este tipo de material foi relevante para o indicador de expansão do acervo. E uma pequena curiosidade: 98% do acervo é composto por doações dos próprios alunos.
Valor científico dos filmes cinematográficos
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Fonte: Biblioteca FESPSP |
Os filmes compõem uma expressão diferenciada da dos livros, porém não são menos importantes nem devem ser menos considerados ao realizar-se uma pesquisa acadêmica, ou para entender um tipo de pensamento de determinado grupo de pessoas.
Os filmes retratam a realidade através dos olhos daqueles que os produzem. E mesmo contendo a subjetividade de quem o produz, o viés observado será daquele que assiste. Quem vê um longa-metragem o faz através de seus próprios olhos, que contêm certas percepções definidas a partir de seus conhecimentos, experiências, contexto social e o que mais o influenciar.
Esse olhar, então, deverá ser reestruturado ao se fazer o exercício da pesquisa, pois ao se usar o filme como fonte de pesquisa - algo que é totalmente possível - o pesquisador deve observá-lo não com o viés do senso comum, apreendendo apenas o que mostra, mas com o olhar e percepção de um pesquisador que vê a subjetividade do outro e a interpreta tendo em conta seu objeto de estudo. A percepção da realidade é distinta para cada indivíduo, e assim a compreensão que o pesquisador deve fazer ao analisá-lo deve ser baseada naquilo que está voltado a enxergar.
Assim sendo, os títulos encontrados na biblioteca podem ser de grande uso àqueles que desejam estudar sobre algum ponto de vista específico, ou àqueles que queiram se inteirar um pouco mais sobre qual a visão construída acerca do tema que se está pesquisando. Apreende-se, desse jeito, não apenas percepções teóricas sobre o mesmo, mas também percepções visuais, outra forma de se analisar algum conteúdo temático.
Dá-se assim uso diferente aos DVDs além do entretenimento. Na biblioteca FESPSP o acervo é composto por 1390 DVDs, com o empréstimo de sete dias, podendo levar três por vez. Na visita feita pelo MEC (Ministério da Educação), este tipo de material foi relevante para o indicador de expansão do acervo. E uma pequena curiosidade: 98% do acervo é composto por doações dos próprios alunos.
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