Pular para o conteúdo principal

Relato: A atuação de Luiz Augusto Costa no Colégio Rainha da Paz

O aluno Luiz Augusto Costa, do sexto semestre noturno nos contou como é a experiência em ser um auxiliar de biblioteca no Colégio Rainha da Paz. Vamos conferir? Afinal: #somostodosbibliotecaescolar

Fonte: Blog da Biblioteca

Recentemente completei 6 anos de atuação na Biblioteca Abaporu do Colégio Rainha da Paz e fui surpreendido por um convite da Monitoria Científica para contar um pouco sobre o trabalho que realizo.

Esta é minha primeira experiência profissional numa biblioteca escolar e portanto, o desafio não haveria de ser fácil. Primeiro, precisa-se compreender a lógica da instituição e como a biblioteca se adequa. Em segundo lugar, conhecer o público do espaço e sua demanda, e por último e não menos importante, o acervo.

Minha formação como Técnico em Biblioteconomia me possibilitou trabalhar neste espaço, e saber sobre classificação, indexação, CDD e tabela PHA foram relevantes durante o período de adaptação, mas a técnica não é tudo quando pensamos em bibliotecas escolares, pois a disposição e a empatia são necessárias e requisitadas o tempo todo pelo público de crianças, adolescentes e adultos que são atendidos.

Meu trabalho atualmente resume-se a todo o tratamento técnico dos materiais, passando pela renovação das assinaturas dos periódicos, solicitação de melhorias no software Pergamum, inventário, elaboração das listas de material, organização do espaço e separação de materiais solicitados por professores, assim como, o trabalho no Serviço de Referência (que é o mais interessante e desafiador!), com suas demandas virtuais e presenciais (e como há!).    

É incrível notar que, quando uma instituição, juntamente com o projeto pedagógico, fomenta a leitura e literatura entre os alunos desde muito pequenos (alunos de 4 anos até a 3ª série do EM frequentam o espaço) e apoia no desenvolvimento do espaço da biblioteca, na aquisição de materiais e na infraestrutura do ambiente, o resultado é a formação de leitores críticos e amantes das histórias escritas.

Ao mesmo tempo que, essa estrutura possibilita que sejamos conhecidos por todos os alunos e conheçamos todos pelo nome, garantindo também a personificação dos serviços. Ademais, quando se trata da biblioteca escolar, não raro, há casos de alunos que entram nos anos iniciais e continuam no colégio até o término dos estudos, e acompanhar esse crescimento natural e o próprio desenvolvimento enquanto leitores (e ser referência), é uma oportunidade sem igual e sem dúvida, um dos motivos de gostar tanto de estar na biblioteca escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação