Pular para o conteúdo principal

Atuação do bibliotecário na Inteligência artificial - Por Valéria Valls

“Inteligência artificial é para as a bibliotecas o que o espinafre é para o Popeye”

A frase de Beatriz Somavilla, do texto traduzido pelo InFoco, foi o mote para o bate papo dos estudantes do 6º semestre sobre a atuação do bibliotecário na Inteligência artificial, na disciplina Tópicos avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento.

Acessamos e conversamos sobre outros conteúdos:

·   A aplicação das competências e habilidades dosbibliotecários na Inteligência Artificial (Live promovida pelo CRB 8ª região): 

·    Grupo IA Biblio BR e a matéria do CRB 8ª região 

·    Como a IA e a transformação digital criam novasprofissões

·    Profissional de biblioteconomia: conheça maisalguns impactos da inteligência artificial na profissão

imagem retirada do site monitoratec.com.br

Esses conteúdos também serviram de base para que dois estudantes fizessem e compartilhassem com a turma sua trilha de aprendizagem, confira os depoimentos:

Mês passado foi aniversário de um ano das minhas pesquisas no campo da inteligência artificial (IA), o que me fez voltar no tempo e lembrar de como, quando elaborei o projeto de pesquisa para submissão ao PIBIC FESPSP/CNPq 2019-2020, eu não imaginava o quanto poderia aprender sobre a união de IA e biblioteconomia, e como essa união só faz com que as duas áreas evoluam. Percebi nesses 12 meses a importância de deixar medos e inseguranças de lado e abrir portas que nos permitam usufruir de novos horizontes acadêmicos e profissionais. Foram meses de muitas pesquisas, leituras, conexões com profissionais incríveis, aprendizados e descobertas, sendo uma delas o fato de que a fusão entre biblioteconomia e IA possibilitam tantos conteúdos que não conseguiria explorar tudo no artigo de iniciação científica, o que me fez expandir as pesquisas para o TCC, algo muito benéfico no que diz respeito ao tempo de estudo, pois, uma vez que já sabia bastante sobre a área, ao desenvolver o monografia de TCC, já tinha boa parte do caminho percorrida. Em novembro vou apresentar no IX Seminário de Pesquisa FESPSP os resultados obtidos com meu artigo intitulado “Os bibliotecários e os chatbots: como os cursos presenciais de graduação em biblioteconomia da cidade de São Paulo estão se preparando”, que foi orientado pela nossa professora Valéria Valls.

"Aproveito para convidar quem se interessa pela área, e também quem acredita não se interessar, a participar e poder conhecer mais sobre um importante segmento da IA, o machine learning/aprendizado de máquinas, e como nós, futuros bibliotecários, podemos aproveitar as competências que são genuinamente da biblioteconomia para usufruir desse mundo novo de possibilidades” (Thais Queiroz).

imagem retirada do site fortestecnologia.com.br

Estamos constantemente permeados de aparatos tecnológicos que auxiliam em nossas tarefas cotidianas, tanto em ambientes de trabalho como em atividades domésticas e de entretenimento. A tecnologia já é realidade presente faz um tempo. E nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) – ramo da Ciência da Computação – vem contribuindo para um novo modelo de interação entre máquinas e humanos. Como exemplo, temos os chatbots, software de atendimento virtual, que gerencia as trocas de mensagens simulando uma conversa humana, presentes em diversos segmentos do mercado. Além de serviços que também se utilizam de IA, como Automação de classificação e indexação, alimentação de dados em machine learning, mineração de dados, entre outros.

Contudo, essas áreas não se restringem ao profissional da Tecnologia da Informação (TI), nós também da Biblioteconomia e Ciência da Informação podemos atuar nesse segmento. Pois para que se desenvolva a IA é necessário que haja um tratamento estrutural dos dados que serão utilizados. E é nesse sentido que os profissionais da informação, como os bibliotecários(as) podem ser parceiros dos profissionais de TI no desenvolvimento dessas tecnologias. As competências de análise dos dados que possam ser transformados em informação estruturada são características do profissional da informação, por meio de procedimentos como construção de vocabulários controlados, indexação, catalogação, e demais ações que possibilitem a organização dos dados que serão utilizados pela Inteligência Artificial” (Marcelo Lobo). 

imagem retirada do site respostas.sebrae.com.br

Esse é um tema bastante contemporâneo e deve ficar no radar dos futuros bibliotecários. 

Fique ligado(a) também na programação do Seminário FESPSP em novembro e não perca a apresentação da pesquisa da Thais Queiroz, uma excelente contribuição do nosso curso para o tema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação