Pular para o conteúdo principal

Pesquisa e solidariedade - uma junção importante nessa quarentena!

A aluna Nádia R. L. de Oliveira, está fazendo seu trabalho temático sobre a quarentena que foi realizada no Arsenal da Esperança, um centro de acolhimento de pessoas em situação de rua que fica na Mooca e recebe 1200 pessoas por dia. 

"O que me chamou a atenção para o tema foi o fato de o Arsenal ter realizado "a maior quarentena do Brasil", cerca de 1000 pessoas ficaram confinadas na casa por 96 dias, entre 23/03 e 29/06, um procedimento único na rede de casas de acolhimento da prefeitura. Com a chegada do inverno, precisaram flexibilizar para receber as pessoas que chegaram com o frio. Nenhum óbito ou caso grave foi registrado entre a população atendida. Além do ineditismo dessa experiência, acabaram de ser publicados os resultados do Censo da População em Situação de Rua, feito em 2019, e os números mostram um aumento de 60% dessa população de 2015 a 2019, e tudo isso antes da Pandemia que, certamente, agravou muito o quadro.

Enfim, entrei em contato com os administradores e conversei hoje com o padre Simone Bernardi, ele foi muito atencioso durante a conversa, pediu para ter acesso ao trabalho e também perguntou se não poderíamos fazer uma campanha para doar itens dos quais eles mais precisam no momento. Agora quando um acolhido chega ao local, ele recebe máscara, lava as mãos na portaria e seus objetos pessoais são desinfetados. Essa mudança de procedimento aumentou a necessidade por produtos de higiene no período em que as doações privadas caíram bastante."




A ideia dessa matéria caros leitores é algo diferente dessa vez, a Monitoria quer propor uma campanha de doações para a instituição de forma a não apenas levar informação mas ajudar a comunidade que nos cerca, solidariedade é uma das mais belas características do ser humano e como profissionais da informação e cultura, estamos nos levantando e nos voltando para esse sentimento também!

O projeto já abrigou um dos alunos da FESP, Lourival Lopes Canela, que nas próximas edições da monitoria esperamos contar com um texto do mesmo. Caso queiram ler mais sobre a trajetória do Lourival na FESP e nas contribuições para a monitoria segue alguns links: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação