Pular para o conteúdo principal

Planejar é preciso no home office!

Na aula de sexta, 4 de setembro, da disciplina de Planejamento de serviços de informação, ministrada pela prof. Adriana Souza para os alunos do 4° semestre de Biblioteconomia, conversamos sobre os aspectos que estão nos holofotes dos debates de realidades de trabalho e as repercussões desse novo cenário em que muitas empresas se viram forçadas a migrar para o ambiente virtual. 


imagem retirada do site Hostinger


Entre os temas discutidos, todos muitos relevantes, um que veio a tona e que se relaciona coma realidade dos profissionais de Biblioteconomia, é como a expectativa x realidade dos cenários virtuais para a vida profissional tem sido nublados em alguns aspectos, e aqui vale lembrar que o período de adaptação das empresas e espaços de cultura antes totalmente presenciais foi realmente complicada uma vez que todos foram pegos de surpresas. 

Com as devidas ressalvas feitas, agora já no segundo semestre do ano, esse "novo normal" já interiorizado nas instituições, ainda se vê algumas arestas a serem aparadas, perguntas que surgiram referentes a dinâmica de trabalho que ainda não tem um resposta definitiva.

imagem retirada do site Hostinger



Nesse ponto da conversa a ideia da disciplina de Planejamento foi o ponto central para sanar questões referentes a jornada, ao espaço e material necessário para se realizar as tarefas e claro o aspecto humano, afinal a carga de estresse nesse momento nunca foi tão alta.

Todos esses apontamentos são primordiais para qualquer profissão e na Biblioteconomia também, lidamos com informação, devemos ser aqueles que fazem a ponte entre usuários e informação e para isso devemos estar em condições devidas de exercer essa atividade da melhor forma possível e estando a frente de espaços que podem servir de local de debate, estar a par do que se pode fazer para assim levarmos as propostas para nossos usuários.


Comentários

  1. Sim, os bibliotecários estão cada vez mais inseridos no mundo digtal, fazendo a diferença, pois tudo que vemos em biblioteconomia se pratica muito no mercado e-comerce, nos blogs de informção, nas academias virtuais, no marketing digital e etc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação