Pular para o conteúdo principal

Convite à comunidade acadêmica - Por Nádia R. L. de Oliveira.

Nos últimos seis meses, precisamos nos afastar das aulas presenciais e tivemos nosso cotidiano reconfigurado pela emergência do combate ao novo corona vírus. Fomos afetados de maneiras que ainda vamos levar algum tempo para conhecer e compreender.  

Para colaborar com a tarefa de entender como diferentes grupos sociais foram impactados pela Covid-19, o Trabalho Temático deste semestre tem como tema Pandemia e Desigualdade. Os estudantes do segundo semestre da FaBCI e da ESP estão pesquisando efeitos da doença no aprofundamento das desigualdades que marcam a nossa sociedade para elaborar trabalhos que expressem culturalmente o presente momento.

imagem retirada do site Sermig.

O IX Seminário de Pesquisa FESPSP também se volta para o debate em torno dos desafios da pandemia e das agendas que o evento histórico traz para as Ciências Sociais Aplicadas. Em edição on-line, o seminário contará com a apresentação de artigos e projetos de pesquisa de vinte grupos de trabalho entre 09 a 13 de novembro.

É visível que toda a comunidade acadêmica tem se debruçado sobre esse fenômeno social do ponto de vista teórico. Convido aqueles que desejam contribuir para atenuar uma dessas desigualdades na prática a conhecer e contribuir com o Arsenal da Esperança, um centro de acolhimento para pessoas em situação de rua que recebe em torno de mil e duzentas pessoas por dia.

imagem retirada do site Sermig.

Pense nos cuidados que tem sido tomado (assim espero) na sua casa: máscaras, álcool gel, higienização de objetos pessoais, roupas, sapatos e compras de todos os tipos. Agora imagine uma casa com mais de mil pessoas. Esse é o Arsenal da Esperança pós-Covid. Ainda um abrigo para quem não tem onde passar a noite, com dormitório, banho, jantar, ambulatório médico e odontológico, atendimento psicológico, biblioteca, cursos de alfabetização e profissionalizantes, atividades coletivas diversas (esportes, música, cinema, videogames, celebrações religiosas), mas agora com uma dinâmica de admissão diferente.

imagem retirada do site Sermig.

imagem retirada do site Sermig.

Ao chegar ao Arsenal, os acolhidos lavam as mãos em pias instaladas na portaria do local, recebem máscaras limpas e têm seus objetos pessoais desinfetados. Os ambientes internos do centro de acolhimento também têm passado por uma rotina de higienização mais intensa. O uso de produtos de limpeza e higiene sofreu um aumento expressivo no momento em que as doações de empresas privadas foram bastante reduzidas. Aos que puderem doar itens como os descritos abaixo, me coloco à disposição para retirar os produtos e levá-los até o Arsenal no dia 16/10/2020, juntamente com itens que tenho colhido entre amigos e familiares. Meu contato: nadialopessp@gmail.com.

 

ITENS MAIS NECESSÁRIOS

- Máscaras e luvas descartáveis (tamanho G)

- Álcool líquido (70%)

- Detergente comum

- Desinfetante

- Papel higiênico

- Aparelho de barbear descartável

- Sabonetes

- Papel interfolhado (reciclável, 2 dobras com 1.000)

- Guardanapos (18 x 22 cm)

- Copos descartáveis (300 ml)

- Saco de lixo preto (100 lt. e 200 lt.)


Quem desejar entregar doações no local, o Arsenal da Esperança fica na Rua Doutor Almeida Lima, 900 / Mooca – SP, próximo à estação Bresser-Mooca do Metrô.

Conheça o Arsenal:

Tel. (11) 2292-0977

SiteE-mail: arsenaldaesperanca@sermig.org.br

FacebookInstagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação