Biblioteconomia, Ciência da Informação e a Inclusão Digital - Por Prof. Dra. Ângela Halen Claro Franco
33%. Essa é a porcentagem de domicílios brasileiros sem acesso à Internet em 2018, segundo a pesquisa TIC Domicílios publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil em 2019. O cenário da pandemia da Covid-19 intensificou as desigualdades sociais, inclusive às relacionadas ao acesso às tecnologias da informação e comunicação.
O acesso a essas tecnologias, em especial, à Internet, são centrais e definidoras da chamada sociedade da informação. A finalidade do acesso a esses recursos é a democratização do acesso à informação. Por essa razão, as desigualdades digitais são alvos das preocupações da Biblioteconomia e da Ciência da Informação.
Duas iniciativas relacionadas ao enfrentamento da exclusão digital por parte das bibliotecas foram divulgadas pela International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) em 2020: a Libraries in Response: Every Community Connected e a Library Pledge on Promoting Digital Inclusion. A Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Sociologia e Política - Escola de Humanidades é uma das signatárias brasileiras do Library Pledge on Promoting Digital Inclusion.
Na urgência da ampliação do debate da inclusão digital no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação em tempos de pandemia, em 10/11, às 19h, durante o IX Seminário de Pesquisa da FESPSP, o professor Wanderson Scapechi e eu mediaremos a mesa “Os desafios da inclusão digital no contexto brasileiro: infraestruturas tecnológicas e competências info-digitais”, tendo por convidados o Prof. Dr. Cristian Berrío-Zapata (UFPA) e a Profa. Dra. Angela Maria Grossi (UNESP). O seminário ainda contará com um grupo de trabalho (GT16) que seguirá na mesma temática da inclusão digital. Os trabalhos submetidos ao GT serão apresentados em 11/11, a partir das 9h.
Angela Claro
FaBCI
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