Pular para o conteúdo principal

Projetos PIBIC 2021!

Aos curiosos sobre os mais novos projetos do PIBIC 2021, segue notas das duas alunas selecionadas para essa nova edição.




"Não é de hoje que a cidade de São Paulo tem histórias de atletas negros, pobres, em sua maioria, periféricos, que  foram grandes astros em suas modalidades e suas histórias comprovam que, por questões raciais e sociais, tiveram que mostrar muito mais talento que a grande maioria dos atletas brancos para seguir sendo representantes de entidades que, em geral e historicamente, não são tão amistosas com a raça negra - por mais geniais que sejam as conquistas. 

O que a pesquisa "Do pódio à segregação" pretende é investigar se, entre atletas paulistanos, grandes vencedores de Olimpíadas e Campeonatos Mundiais, a importância de uma conquista de pódio ou medalha muda com a cor da pele; porque atletas negros não são a referência quando o assunto é tanto a prática esportiva como o o esporte de alto rendimento. 

O trabalho também quer responder se atualmente é possível localizar informações em bases de dados sobre os atletas negros que foram vencedores e percussores no passado e porque eles não são "Top of mind" quando se pergunta sobre  atletas brasileiros de destaque. O projeto também quer dar visibilidade a alguns nomes de sucesso no passado para que passem a ser um referencial para novas gerações. Sobretudo pretende entender, com base nos fatos passados e também usando um dos grandes temas de discussão e análise no atual momento no esporte, até que ponto o racismo realmente influi ou diminui o acesso e registros."

Andréa Ariani




"Apesar de ter experiências universitárias anteriores ao meu ingresso na FESPSP, nunca tinha aderido a um programa de iniciação científica. Quando li o edital da edição 2020-2021 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-FESPSP) comecei a pensar como poderia construir um projeto em torno do tema que já vinha estudando: gestão de bibliotecas escolares no contexto do Novo Ensino Médio.

Ao vincular a pesquisa desse assunto com o tema norteador do PIBIC – cidade e desigualdade –, pude verificar que o nosso município, apesar de estar entre os mais desenvolvidos do país, conta com um número extremamente baixo de bibliotecas escolares. As poucas unidades localizadas estão concentradas em escolas privadas de elite e em instituições públicas como os Centros Educacionais Unificados (CEUs).

Sendo assim, pretendo primeiramente identificar os números reais de bibliotecas escolares na capital paulista (diferenciando-as de salas de leitura e correlatos) e também investigar a possibilidade de bibliotecários atuarem em escolas que ainda não têm bibliotecas, como docentes de um itinerário formativo do Novo Ensino Médio. Esse instrumento, criado na reforma do Ensino Médio, prevê que os alunos poderão escolher parte da grade curricular a ser cursada, com incentivo a projetos que os aproximem dos ambientes acadêmico e profissional.

A conclusão da pesquisa completa está prevista para o final de 2021, com a entrega da monografia contendo uma proposta de itinerário formativo, conduzido por bibliotecário e que vise o planejamento e a implantação de uma biblioteca escolar, em parceria com estudantes do Ensino Médio.

Agradeço a FESP pela seleção do projeto e a minha orientadora e mentora Valéria Valls. Parabéns a todos os selecionados!"

Nádia R. L. de Oliveira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mund...

MC 2017: parte 2 – Estamos de Volta!

E foi dada a largada para mais um semestre, e com ele a MC retorna à suas atividades com o intuito de continuar cobrindo todos os eventos internos e externos da nossa área, divulgar a produção científica e cotidiano da comunidade FaBCI bem como apresentar seus componentes: docentes, discentes, egressos e demais colaboradores da FESPSP. Sejam todos bem-vindos e que seja um semestre de muitas conquistas. Como sempre fazemos, segue novamente o convite para que você que ainda não participou da Monitoria Científica, venha colaborar nos escrevendo ou gravando um vídeo para a coluna/série que se identificar, ou mesmo compartilhando algum talento, relato de evento ou opinião sobre temas relacionados com nossa área. Aos que já participaram, as portas continuam sempre abertas. Além de ter sua contribuição marcada na história da MC, ainda pode contabilizar horas complementares. Para participar, é só entrar em contato através do email monitorcientificofabci@gmail.com Fi...

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação ...