Pular para o conteúdo principal

Para inspirar e motivar em 2021! - Depoimento por Andrea da Silva

Meu nome é Andrea da Silva, atualmente moro na Suécia e estudo um mestrado em Bibliotecas, arquivos e Continuidade Digital na Espanha. Sou bibliotecária, formada pela FABCI-FESP em 2006. 

Entrevista para a radio: Que devemos fazer para os jovens e os recém chegados ler mais


Há algumas semanas contatei com a Professora Valeria Vals para solicitar uma ajuda na publicação do artigo: ”Alfabetización mediatica e informacional en Suecia: la clave de la democracia y el papel del bibliotecario como mediador”, que seria apresentado no IX Seminario Hispano-Brasileño de Investigación en Información, Documentación y Sociedad 2020. 

Entre algumas trocas de emails, recebi o convite da Professora para escrever sobre minha experiencia como bibliotecária, é uma honra escrever sobre esta Faculdade que foi responsável pela minha carreira profissional, principalmente neste ano em que se comemora os 80 anos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. 

Lembro que em 2002, quando comuniquei aos meus pais que iria estudar biblioteconomia, obviamente, muitos de vocês já conhecem esta expressão: “biblio...o quê?”, está ficando louca? Vai trabalhar de quê? Guardando livros? Acho que você vai ficar desempregada. 

Para engano dos maus avisados, desde meu primeiro mês como estudante de biblioteconomia na FABCI consegui um estágio no Mackenzie, na época muito bem remunerado. Deste momento em diante, minha vida foi trocar de um estágio por outro melhor, algumas vezes por questões econômicas e outras para conhecer as diversas possibilidades de mercado que a profissão oferece. 

Meu estágio mais longo foi na UNILEVER, comecei na divisão de higiene e beleza, depois passei para Foods e terminei em Ice Cream, foi um dos meus melhores estágios, trabalhar na área corporativa com inteligência de mercado, foi uma experiência enriquecedora. 



Depois de formada, resolvi fazer uma mudança total, aceitei uma vaga de bolsista da FUNAPE com a EMBRAPA e me mudei para Santos para trabalhar em um projeto no Museu do Café. Esta experiência me ajudou a conseguir minha 1ª (2007 Museu de Cerâmica - Valência) de outras 3 (2008 e 2010 – Museu de Teatro - Almagro e 2012 – Arquivo Nacional - Madrid) bolsas concedidas pelo Ministério de Cultura da Espanha. 

Entre uma bolsa e outra, estive no Brasil, trabalhei na BIREME, na Moretti engenharia, na Forscher e em um projeto com o Museu da Imigracao e a Secretaria de Cultura de São Paulo, aquela conversa de “biblio...o que?”, desapareceu do meu currículo. 

Depois me apaixonei e me mudei para a Suécia, foi um processo dificil: um idioma totalmente diferente, uma cultura diferente e um frioooo terrível, que mesmo depois de tantos anos ainda não me acostumei. Apesar de ser dificil conseguir emprego na Suécia sem falar sueco, eu tive uma sorte e consegui um estágio no arquivo municipal da cidade em que moro e trabalhei lá por quase 3 anos. Ganhei um prêmio para fazer um projeto de historia oral com os imigrantes chilenos que vieram a Suécia na época da ditadura militar em Chile. Este projeto virou um artigo publicado na Revista Arkiv e também duas exposições. Uma das nossas facetas como profissionais da informação, também podemos trabalhar em arquivos e museus, diria que como profissionais da informação podemos ser o que quisermos.

Meu contrato no arquivo acabou e decidi abrir uma ONG que se chama Öppen Värld (mundo aberto), porque percebia que os jovens e os imigrantes não frequentavam a biblioteca. Apresentei uma proposta para o governo municipal e tive alguns projetos aprovados.  

Abaixo algumas fotos de alguns projetos:

Kulturcykel – Uma bicicleta elétrica que levava livros e culturas a bairros com maior concentração de imigrantes.




Projeto de circulo de leitura para mulheres imigrantes recém chegadas a Suécia. Com algumas informações bem interessantes sobre o projeto nessa matéria saído no rádio. 



Visita com as mulheres participantes do projeto a Biblioteca Nacional e a Biblioteca de idiomas da Suécia


Quero deixar um conselho para vocês futuros profissionais da informação, a FABCI vai ter dar os melhores 3 anos da sua formação, aproveitem estes 3 anos e acreditem nos seus sonhos!! 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação