Com o final do semestre tivemos na ultima aula com a professora Adriana Souza, que ministra a disciplina de Planejamento de serviços de informação, para o 4° período de Biblioteconomia, as apresentações dos projetos que foram trabalhados ao longo do semestre utilizando os conceitos de Design Thinking (DT) para estabelecer projetos dentro da área.
Em primeiro lugar vale ressaltar que a própria explanação sobre as características e definições sobre o que é realmente e como se aplica o DT, foram por si só uma nova porta e ferramenta oferecida dentro da Biblioteconomia, pessoalmente nunca tinha realmente entendido o conceito e acreditava que era algo que estava bem distante das realidades das bibliotecas por exemplo. A forma fluida e bem dinâmica como a professora Adriana nos apresentou esses conceitos foi fundamental para conseguir o ponta pé inicial e começar a estruturar essas ideias, e que ideias, os projetos apresentados foram muito criativos e com certeza podem no futuro serem aplicados para dinamizar a relação das bibliotecas com seus usuários.
Com ideias inovadoras, muita consciência social envolvida e claro empatia, os projetos mostraram soluções possíveis e acessíveis para os públicos escolhidos pelos grupos.
Um dos projetos, com o esquema disponível no link, trouxe por exemplo a proposta de trazer um aconselhamento e suporte para jovens do ensino médio para que eles possam escolher suas carreiras, com mais segurança e sabendo onde estão pisando, além de propiciar que eles possam saber mais e entender mais suas afinidades acadêmicas, de forma divertida e que converse com a realidade deles.
Alinhados com os objetivos da agenda 2030 da ONU, que foi apresentada aqui no blog na matéria "Agenda 2030 da ONU e as Bibliotecas" todos os projetos conseguiram mostrar que com dedicação e a mente aberta para entender e querer melhorar o que nos cerca, podemos como bibliotecários fazer muita diferença, de forma transformadora e positiva, na vida dos nossos usuários.
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