Pular para o conteúdo principal

Relato sobre Prêmio Laura Russo: Por Mariana Araújo Gomes.



A 12ª Edição do Prêmio Laura Russo ocorreu no dia 28 de novembro no Teatro FECAP. Como a MC já noticiou, aliás, com muito orgulho, a FESPSP foi triplamente homenageada com os seguintes prêmios: à FaBCI, à docente do curso, Prof. Ma. Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli e a ex-aluna bibliotecária formada pela FESPSP em 2014, Mariana Araújo Gomes.

Para falar um pouco sobre sua premiação que se deu por conta de seu TCC: “As Bibliotecas Públicas de São Paulo e a sua relação com o público da Terceira Idade”, a egressa Mariana cedeu gentilmente um relato à MC via a monitora voluntária Daniele Maria de Sousa (6º Semestre/Matutino), que vocês podem conferir a seguir:


O processo do meu TCC foi bastante interessante, a princípio elaborei um pré projeto sobre Alfabetização e Letramento, mas não dei continuidade ao projeto, pois, nessa época eu já gostaria de falar algo relacionado a ação cultural em bibliotecas. Foi aí que iniciei minhas pesquisas para garimpar o que tinha sobre o assunto em nossa área, havia muita coisa inclusive, mas sempre muito voltado para a biblioteca escolar. Sendo utilizadora dos serviços de bibliotecas públicas, encontrei o tipo de biblioteca na qual queria explorar sobre o tema. Depois disso, já sob orientação, tive que focalizar minha pesquisa sobre o tipo de público, decidi trabalhar sobre as ações culturais para o público idoso em bibliotecas públicas.

Já tinha ideia e contatos muito bem estruturados, porém, perto da primeira avaliação da banca tive a triste notícia de que a biblioteca que me ajudaria na pesquisa não poderia mais fazê-lo. A partir das professoras que eram bancas examinadoras, obtive contato com as bibliotecas Álvaro Guerra e Viriato Corrêa; que acrescentaram de forma valiosa em minha pesquisa. O que eu havia pensado como resultado foi além, e possibilitou a discussão sobre um público cada vez mais tão presente em nosso cotidiano e com serviços e atividades de lazer tão limitados. Foi uma experiência muito construtiva voltar o olhar para essa temática.

Sobre a notícia do prêmio

Recebi o contato da professora Maria Rosa, que conhece meu trabalho de perto por ter sido minha banca examinadora. Ela pediu minha autorização para inscrever meu trabalho no Prêmio Laura Russo. Autorizei, claro, mas devo admitir de que estava convicta que nada aconteceria. Tem gente muito boa em nossa área, fazendo coisas muito bacanas.
Receber a notícia de que havia sido contemplada com essa premiação foi muito gratificante, pois ver o resultado do seu trabalho ainda surtindo efeito gera bastante emoção, pois, todo o esforço, todos os altos e baixos que toda pesquisa tem e que trazem muito desassossego por vezes, valeram a pena.

Quanto à noite da premiação, foi um momento de grande alegria. Poder contar com família, colegas de trabalho, professores e amigos reunidos comigo nesse momento foi de grande importância, assim como foi receber o prêmio em si, do Conselho Regional 8ª região. Além disso, pensar a dimensão deste prêmio, que saúda a grande influência que foi Laura Russo; é estar consciente do nosso papel como profissionais, que é o de promover com excelência a disseminação da informação e difusão do conhecimento, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. De fato, um grande incentivo a todos nós que já estamos aí e aos que estão chegando na profissão.

Mariana Araújo


"Só erra quem produz. Mas só produz quem não tem medo de errar." - (Octavio Paz).

É possível ver mais uma matéria realizada com a Mariana no site da FESPSP no seguinte link:


Confiram mais algumas imagens retiradas pela Daniele Sousa no dia do evento:

Profª Isabel Ayres e Profª Drª Valéria Valls
Profª Maria Rosa Crespo e Profº Wanderson Scarpechi
Docentes da FESPSP

Mariana Araújo com a Profª Drª Valéria Valls








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação