E a semana de 11/12 à 14/12 desse ano foi simplesmente
uma grande e maravilhosa loucura. Estamos falando sobre a semana de defesa dos
TCC’s da FaBCI que deixou à todos em polvorosos, o que não era para menos.
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Fonte: Site Universia Brasil. |
Para falar um pouco sobre como foi essa saga, teremos as
contribuições da Professora Maria Rosa
Crespo (coordenadora do TCC) e de alguns alunos que passaram por essa
intensa mas gratificante experiência que são: Regina Grein; Daniela Correia; Irani Amaro; Alessandra Moyses; Letícia
Caetano; Érika Santos; Leonela de Oliveira, Aldenira Souza e Gabriel Justino.
Muito obrigada pela generosa colaboração de cada um ;)
A MC parabeniza a todos os envolvidos: professores (vocês
foram sensacionais); aos familiares, amigos e colegas com o apoio essencial e
em especial à todos os agora formados 2017. Muito SUCESSO e FELICIDADES à
todos.
Profª Maria Rosa Crespos
Coordenadora do TCC
Professores chegando para as bancas
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Fonte: Página do Facebook da Prof. Valéria Valls. |
Pois é. Pode parecer que tudo aconteceu em uma semana,
mas não é bem assim. O processo começa bem antes, no primeiro semestre, quando
determinamos o orientador e os pareceristas e marcamos a entrega do material
inicial para a pré-banca. A coisa toda vai tomando forma por volta de outubro
quando alguns alunos desistem, deixam para outro ano com mais condição e tempo,
e outros continuam firmes, apesar das dificuldades, do cansaço e da vontade de
sair correndo.
Quando chega novembro, é hora de entregar o TCC pronto e
aí é que a coisa esquenta.
A partir da entrega já começamos a planejar as bancas,
dias e horários em que cada professor pode comparecer, como orientador e como
parecerista. Essa parte é a que dá mais trabalho, mas este ano contamos com a
valiosa ajuda de duas alunas do 4º. Semestre, a Victtória Victorino e a Vanessa
Paulino que construíram a primeira versão da planilha, considerando os
impedimentos e compromissos que os professores foram nos informando.
Professores aos final das Bancas
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Fonte: Página do Facebook da Prof. Valéria Valls. |
Mas o verdadeiro show foi dos alunos porque os TCCs e as
apresentações superaram expectativas e as notas foram muito boas, em sua grande
maioria. É nessa hora que eu vivencio com emoção aquilo em que mais acredito: a
Educação como ação transformadora do ser humano. Uma maravilha!
Regina Célia Marangoni Grein
Orientador: Wanderson Scapechi
Título do TCC: “O bibliotecário e a Web:
o desenvolvimento de competências profissionais para novos espaços de atuação”.
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Fonte: FESPSP Comunica. |
O meu TCC abordou o tema, “O bibliotecário e a Web: o desenvolvimento de competências profissionais para novos espaços de atuação”. O desenvolvimento da pesquisa foi desafiador, afinal, foi necessário falar de busca por novas competências para atuação na Web, e tanto a literatura quanto a população estudada concordam que primeiramente é necessário que haja uma “mudança de modelo mental” com relação as novas tecnologias e as aplicações na Web. Percebeu-se que o profissional bibliotecário, conforme enfatiza a literatura, precisa de conhecimento, habilidade e atitude. A competência mais importante para atuar na Web apontada pelos entrevistados, foi de ordem atitudinal, ou seja, buscar educação continuada, estar aberto as mudanças, como forma de mudança de modelo mental.
O TCC não deve ser encarado como “bicho papão”, ao
contrário deve-se escolher um tema de interesse pessoal dentro da área da
Biblioteconomia e Ciência da Informação, algo que gere uma inquietação ou uma
curiosidade, e a partir daí trabalhar em parceria com o orientador.
Daniela de Oliveira Correia
Orientadora: Isabel Ayres
Título do TCC: “Acervo musical: desafios
na organização e representação de partituras".
Todo processo de elaboração do TCC foi intenso, além de
todos os trabalhos das demais disciplinas do semestre (que não foram poucos),
eu ainda estava envolvida com a MC, então para conseguir desenvolver tudo o que
planejei na minha pesquisa, tive que “rebolar” bastante, rsrsrs para conciliar
tudo e confesso que literalmente “virar” algumas noites, mas também porque não
segui9 a risca o cronograma que havia planejado, esse é um dos conselhos que
super deixo: SIGAM O CRONOGRAMA, pois desse modo com toda certeza as coisas
correrão de forma mais orgânica e tranquila, o que não foi meu caso mesmooo,
rsrsrs
E foi assim, vivendo “perigosamente” com os prazos e com
a adrenalina a mil que fui elaborando cada parte do meu TCC. Os TCC’s dos
colegas que haviam se formado ajudaram bastante na estrutura e claro que o
auxílio e apoio da minha orientadora e de todos os professores e colegas, o que
foi muito legal desde o início do processo, onde cada um sempre ia colaborando
com o tema do outro.
O meu tema falou sobre a organização e representação de
partituras pela visão do bibliotecário, identificando os desafios enfrentados
com o tratamento dessa informação tão particular e especializada. Para tal,
apresentei as experiências de instituições referências na cidade de São Paulo:
o arquivo musical da OSESP e a biblioteca da ECA-USP, além da minha experiência
pessoal no acervo musical do Instituto Baccarelli, onde trabalho.
Ademais, após a entrega final do TCC, que ocorreu no dia
23/11/17, a apresentação, ou seja, sua defesa, foi algo que concentrou um mix
de sentimentos, no meu caso que apresentei no último dia, ver todos os meus
amigos passando por esse momento, ia me dando mais ansiedade. Quando chegou o
grande dia, depois de tanto ensaiar em cima dos slides que preparei, é notável
que assim que comecei a falar tudo flui de forma bem natural, afinal, estava
falando sobre minha criação que estava sendo gerada há um bom tempo.
A sensação de dever cumprido ao ouvir a tão sonhada
frase: VOCÊ ESTÁ APROVADA! É indescritível e só tenho a agradecer.
Irani Aparecida Natal Amaro
Irani Aparecida Natal Amaro
Orientadora: Daniele Brene
Título do TCC: “Arquitetura
da informação: uma nova perspectiva para o profissional bibliotecário”.
Grupo do TCC: Irani Aparecida Natal Amaro,
Elisabete de Araujo Moreira e Valéria Alexandre de Oliveira.
Tema: Arquitetura da Informação: uma nova
perspectiva para o bibliotecário.
"A arquitetura é a arte/técnica para
projetar e construir ambientes. A arquitetura da informação também!"
(CAMARGO; VIDOTTI, 2011)
Assim, Arquitetura da Informação
considera-se como o estudo da organização da informação. Possibilita ao usuário
localizar uma pesquisa e adquirir um maior entendimento. Dessa maneira
define-se que o bibliotecário e o profissional da Arquiteto da Informação
trabalhem em equipe, sendo profissionais mediadores da informação.
Ps.
Trabalhamos em grupo e foi muito
interessante. Desde o começo houve harmonia e cumplicidade. Houve colaboração
mútua e sempre respeitamos as opiniões. Quando sentíamos que alguma das participantes do
grupo estava com dificuldades, com dúvidas uma auxiliava a outra e vice versa.
Foi uma experiência muito positiva.
Alessandra
Moyses / Andréia do Carmo Moyses
Orientador:
José Mário Mendes
Título
do TCC: “A biblioterapia aplicada em crianças em situação de vulnerabilidade
social”.
Segue abaixo o resumo do
nosso TCC.
O presente trabalho tem
por objetivo apresentar a prática de Biblioterapia aplicada em crianças em
situação de vulnerabilidade social. A Biblioterapia é um método terapêutico que
auxilia no processo de desenvolvimento das emoções e sentimentos do indivíduo,
com o qual buscamos, por meio desta pesquisa, fundamentar ações para lidar com
as questões de crianças em situação de vulnerabilidade social. A violência contra
a criança ainda é fato comprovado e real no mundo atual, sendo um dos problemas
mais abrangentes e gerador de grandes consequências por muitas vezes
irreparáveis até mesmo na vida adulta do indivíduo. A vítima nessas
circunstâncias torna-se ausente de emoção, perdendo seu estado natural nesse
estágio da vida. A proposta desta pesquisa é verificar a possibilidade da
biblioterapia auxiliar na recuperação psíquica, emocional e comportamental de
crianças que porventura tenham sofrido situações de vulnerabilidade social.
Para tanto, serão utilizadas as práticas de leitura como principal base deste
processo de “tratamento”, levando-se em conta, ainda, outros fatores
determinantes em que se buscam adequações e métodos específicos. As técnicas
psicológicas que podem ser aplicadas num processo de biblioterapia (embora o
bibliotecário não seja psicólogo) são enfatizadas, pois exercem papéis
importantes nesse tipo de abordagem de “tratamento”, além do que há outros
materiais coadjuvantes que funcionam como auxiliadores, tais como peças
teatrais, musicais, danças e jogos entre outros importantes materiais que podem
ser utilizados no auxílio à recuperação e processo de tratamento do indivíduo.
Nota-se a importância e grande evolução do paciente neste tipo de procedimento,
pois sendo os profissionais psicólogos e terapeutas partes significativas no
tratamento, o Bibliotecário pode ser visto como um mentor que intermedia a
situação por meio da indicação de materiais para acompanhamento e aplicação de
técnicas da biblioterapia.
Letícia Maria Caetano
Orientador: Charlley Luz
Título do TCC: “O uso da taxonomia na
busca e organização da informação audiovisual disponibilizada pela plataforma
Netflix”.
A escolha do meu tema de TCC não foi nada fácil, foi
quase tão difícil quanto o processo de escrever.
Desde que entrei na biblioteconomia, eu estava ansiosa
pelas matérias de cunho tecnológico e sabia que meu tema deveria ser a respeito
de algo nesse sentido. Nesse meio tempo, mudei de tema umas 3x mais ou menos,
por fim, depois da ajuda do meu namorado e do meu orientador (que foi o único
que entendeu efetivamente sobre o que eu queria falar rs) consegui fechar o
tema e começar a escrever.
Escrever sobre esse tema e tudo que o engloba foi um
processo de muito aprendizado e muitos desafios, tudo era muito complexo, muito
empolgante e muito novo para mim, pois apesar de ter visto algumas coisas na
graduação, pesquisar e escrever sobre isso é algo que vai muito além, e mesmo
sendo algo que eu gosto e que tinha muita curiosidade em saber como funciona,
foi algo que me deu vontade de desistir também.
Hoje estou muito feliz de ter
realizado esse projeto, tenho a certeza de que o bibliotecário é capaz de atuar
sim em ambientes orientados a tecnologia e estou com a sensação de dever cumprido.
Érika Cristina Souza
Santos
Orientadora: Maria
Rosa Crespo
Título do TCC:
“Alternativas para estimulo à leitura: o caso das bibliotecas parque da cidade
de São Paulo”.
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Fonte: FESPSP Comunica. |
O
meu trabalho teve como objetivo, apresentar o que são Bibliotecas Parque e qual
o conceito de Biblioteca Viva. Expor sobre a Biblioteca São Paulo e a
Biblioteca Parque Villa-Lobos, e demonstrar quais foram as estratégias adotadas
por essas unidades de informação para incentivar jovens a desenvolverem hábitos
de leitura, utilizando materiais midiáticos como filmes, videogames e histórias
em quadrinhos.
Achei muito
interessante no meu trabalho apresentar o ato de ler em outros suportes que não
fossem os livros, como é o caso dos filmes, videogames e HQs. Nos filmes, por
exemplo, temos a leitura por movimento, nos Videogames, a leitura de interação
e nas HQs a leitura por imagem. Pude constatar que muitos livros que foram
adaptados para o cinema podem ser adotados como materiais para estimular a
leitura.
Com os videogames, há uma repercussão vinda do exterior, onde há
bibliotecas públicas nos Estados Unidos que possuem Videogames e aplicam
atividades dentro das unidades, tais atividades envolvem desde torneios até
bate-papos, que se relacionam com estratégias de jogos. O videogame muitas
vezes é visto como um malefício a seus praticantes, porém, há estudos que
comprovam benefícios que os jogos trazem, além de estimular um segundo idioma.
E por fim as HQs, que possuem em sua essência a arte sequencial e apresenta
adaptações tanto de filmes quando de jogos eletrônicos e literaturas clássicas.
Consegui a aprovação da banca e foi simplesmente sensacional, sem dúvidas a
melhor experiência que pude ter na FESP.
Leonela Souza de Oliveira
Orientadora: Maria das Mercês Pereira
Apóstolo
Título do TCC: “O papel social e
cultural da Biblioteca Pública na difusão da literatura afro-brasileira”.
No último dia 14 de dezembro de 2017, fiz minha
apresentação do Trabalho de conclusão de curso - TCC intitulado “O papel social e cultural da biblioteca
pública na difusão da literatura afro-brasileira”,sob a orientação da
Prof.ª Esp. Maria das Mercês Pereira Apóstolo. A banca contou com presença das
professoras: Tânia Callerago e Nádia Hommerding. Esta pesquisa foi desenvolvida
ao longo deste ano.
Foi muito gratificante e emocionante apresentar o resultado
desta pesquisa que trata deste tema tão emergente nas bibliotecas públicas que,
ainda carece de discussão dentro da biblioteconomia.
Aldenira da Costa Souza
Orientadora: Valéria Valls
Título do TCC: “Inspirações
biblioteconômicas: ideias para aproximar as bibliotecas de suas comunidades”.
Considero o momento de
construção do TCC um dos mais marcantes que já vivi. Foi um mix de sentimentos:
angustia quando as ideias não se materializavam na escrita, insatisfação quando
não conseguia conciliar a vida acadêmica com a pessoal, perdas de sono e até de
apetite - hashuashua
Mas acima de tudo, de
muita aprendizagem, amadurecimento... Quando, finalmente, terminamos e vemos
que todo trabalho e abdicações valeram a pena, é indescritível, é o auge da alegria.
De quebra, o fruto de todo esse esforço, o TCC propriamente, mostra-nos o
quanto podemos superar desafios, expectativas, bem como reconhecer nosso
próprio potencial.
Gabriel
Justino de Souza
Orientador:
José Mário Mendes
Título
do TCC: “Da erudição à disseminação: uma imagem do bibliotecário construída
através da literatura e série fantástica”.
O título do meu TCC é “Da erudição à disseminação: uma
imagem do bibliotecário construída através da literatura e série fantástica”.
Bom, é difícil explicar um tema desses e ainda mais de qual lugar surgiu a
ideia, mas tudo começou no 4°semestre quando a professora Daniele Brene,
ministrou-nos a aula de Metodologia, na qual tínhamos que elaborar um projeto
de pesquisa para que ele posteriormente virasse o TCC (não obrigatoriamente,
mas seria meio caminho andado, se assim acontecesse). Então me ocorreu: Como a
imagem do bibliotecário é formada?
Como a imagem é formada e a estabelecemos em
nossas mentes? Ao explicar isso para a professora, frisando que não queria
andar pela linha do estereótipo e do perfil, ela me apresentou o conceito da
semiótica, que ajudaria a explicar e exemplificar aquilo que queria.
Usei neste trabalho a linha de análise semiológica,
explicitada por Peirce e sua composição da tríade signíca e o objeto do
trabalho claro que não podia ser outro,se não, o bibliotecário. Traçando as
concepções políticas, ideológicas e sociológicas do bibliotecário, para tanto,
precisei fazer uma conceituação teórica trazendo à tona, teorias com relação a
imagem, perpassando pelos clássicos gregos e como os bibliotecários foram
vistos ao longo do tempo, para então analisar os personagens bibliotecários do
Castelo e da saga Beautiful Creatures, chegando no ponto em que observamos como
a sociedade vê o bibliotecário.
Gostaria de compartilhar com vocês o último parágrafo do
meu TCC para encerrar este breve relato:
“Esperamos que esta pesquisa possa
contribuir com a desconstrução da imagem do bibliotecário, aquela que se forma
principalmente através de signos como livros, leitura, inteligência, sábio e
tantos outros signos atribuídos ao profissional. Não que essas imagens não
sejam importantes. De forma alguma. São muito importantes, mas, desse modo,
esperamos que outros signos possam agregar novas imagens e atributos que ajudem
a construção e o reflexo atual da imagem do bibliotecário, a qual é muito maior
do que alguém “sábio ou guardião”. Somos esse “alguém” que guarda, organiza,
dissemina e ajuda os outros a encontrarem a informação que necessitam.”
Para conferirem as demais fotos com a cobertura de todos os TCC's da FaBCI apresentados, acessem a página do Facebook da FESPSP Comunica que é possível verificar todas as apresentações.
Para finalizar essa etapa, vamos ficar com uma poesia belíssima escrita pelo aluno Gabriel Justino, que se formou este ano, composta no dia do bibliotecário desse ano e que vem coroar essa etapa tão marcante da vida de todos os novos bibliotecários. PARABÉNS À TODOS!!!!
Bibliotecário
Além das estantes e do balcão,
Existe alguém que nos seus primórdios
Já foi chamado de guardião
Existe alguém que nos seus primórdios
Já foi chamado de guardião
O silêncio deve predominar no salão
E não deve ser perturbado, caso o faça,
Você será convidado a se retirar
Quando na verdade a convivência e troca de informações é o que deveria importar
E não deve ser perturbado, caso o faça,
Você será convidado a se retirar
Quando na verdade a convivência e troca de informações é o que deveria importar
Acham que ele só trabalha com os livros
Sempre com a cara fechada e mal-humorada
Essa é a visão que se têm da sociedade bibliotecária
Sempre com a cara fechada e mal-humorada
Essa é a visão que se têm da sociedade bibliotecária
A informação é o nosso trabalho
Estuda-la, trata-la, guarda-la e dissemina-la
Para o nosso destinatário
Promover o acesso à cultura e ao conhecimento através deste cenário,
Afinal de contas isso é que faz o ser bibliotecário.
Estuda-la, trata-la, guarda-la e dissemina-la
Para o nosso destinatário
Promover o acesso à cultura e ao conhecimento através deste cenário,
Afinal de contas isso é que faz o ser bibliotecário.
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