Pular para o conteúdo principal

Políticas públicas para bibliotecas: Elisa Machado (SNBP)



Elisa Machado

 Políticas públicas para bibliotecas foi o grande tema da terceira noite do Seminário, com a professora Elisa Machado (UNIRIO), no auditório da FESPSP. A coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas conversou com alunos, ex-alunos, professores e profissionais sobre as ações do governo para o incremento e maior visibilidade da área. Veja os principais destaques:










Elisa Machado apresentou a formação do contexto histórico originário do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o qual coordena, destacando o momento em que foi inserido na Fundação Biblioteca Nacional. “Foi um colapso por que a Fundação não tinha estrutura para nos abrigar”, disparou logo no começo de sua fala. Em mudança para Brasília, mais próximo das decisões governamentais, o SNBP deve consolidar-se como instituição participante ativa de planos de incentivo à leitura e organização e distribuição de bibliotecas pelo país afora, dentro das política públicas de cultura do governo federal.  País, uma conquista que Elisa Machado destaca em sua gestão.

A dificuldade de se estabelecer leis relevantes para as políticas de bibliotecas é visível. Elisa
mencionou que no Congresso há até boa vontade com as bibliotecas, porém um desconhecimento por
parte dos legisladores sobre o tema. Alertou que o senso comum muitas vezes substitui o conceito, mesmo entre os profissionais de Biblioteconomia. Exemplificou com um projeto de lei que apresenta uma proposta de definição de biblioteca pública muito abrangente: “biblioteca pública é toda biblioteca: escolar, universitária, especializada, qualquer biblioteca é uma biblioteca pública.” Elisa se posiciona contrária a essa prática: “A gente não pode deixar que isso aconteça. No momento em que biblioteca pública é qualquer coisa, ou é tudo, nada mais vai ser biblioteca pública.” Estudiosa e defensora de bibliotecas comunitárias também, Elisa sabe muito bem como a tipologia da unidade de informação resvala em sua função diferencial: “A gente não pode dar margem para que os governos digam que não precisamos de bibliotecas públicas por que já temos a comunidade fazendo em uma biblioteca comunitária comunitária um trabalho muito bonito. Não é isso. A gente não pode repassar para a sociedade um dever que é do Estado”, enfatiza.

Serviços de qualidade

“A biblioteca pública tem que ser um serviço público de qualidade, assim como hospital de qualidade, posto de saúde de qualidade. Só assim os governos terão interesse para investir nas bibliotecas públicas.” A afirmação de Elisa perpassa por alocar mais bibliotecários trabalhando em todas as bibliotecas públicas. Apontou que os planos de políticas para a cultura e educação têm um foco bastante claro no objeto livro e no seu uso, por meio da mediação, mas ignoram o espaço onde estão inseridos, que é a biblioteca, e, por conseguinte, o profissional responsável por esse espaço,  bibliotecário.


SNBP

O SNBP trabalha com os 26 sistemas estaduais e o Distrito Federal, e cada um desses sistemas estaduais fomenta a criação de sistemas municipais se os municípios forem de porte para abrigar bibliotecas; e quando são municípios menores, estimulam a distribuição de redes de bibliotecas, como na cidade de Parati em que a biblioteca pública trabalha com as bibliotecas escolares e comunitárias para, assim juntarem forças. Entre suas ações, está a construção de políticas públicas para a área, ampliar os investimentos em bibliotecas e transformá-las em unidades orçamentárias. “Nenhum bibliotecário vai ter voz enquanto ele não tiver o dinheiro para comprar o livro, para comprar o lápis,” afirmou Elisa.

Entre as questões colocadas pelo público, discutiu-se o papel do professor como mediador da leitura e o do bibliotecário,  políticas como os planos municipais do livro e da leitura e o repasse de recursos para as bibliotecas públicas.

Elisa Machado graduou-se pela FESPSP em 1980, quando o prédio ainda era na Lapa. Foi professora da instituição de 1995 a 2006 e hoje é professora de catalogação do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos (DEPB), do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Coordenadora Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). 




Para receber o áudio completo da palestra, envie um email para monitorcientificofabci@fespsp.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e