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Jorge do Prado |
A própria palestra em si já foi um resultado visível da articulação
nas mídias sociais, pois o trabalho do Jorge já tinha chamado a atenção da
Monitoria Científica há algum tempo e quando surgiu esta oportunidade para ele
vir à São Paulo, para participar do #Bibliocamp2013, este encontro tornou-se viável.
Jorge falou sobre o novo termo “articulador de midias sociais” em
uma conversa despojada, mas muito bem estruturada, e cheia de exemplos
concretos.
Apresentou números internacionais de acessos às principais redes
sociais. Quando esses rankings são
nacionais, uma surpresa: o orkut não
morreu, aparecendo, em geral, na terceira colocação nas listas brasileiras
deste ano de 2013 (na virada do ano, o orkut ainda estava em segundo lugar!).
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Jorge apresentou rankings de midias sociais |
No mundo inteiro, no primeiro lugar em acessos, disparado, está o
Facebook, e no segundo lugar, o twitter. Quanto ao número de usuários, o
Facebook também sai na frente. Em geral, são as mulheres que mais acessam redes
sociais, e o maior crescimento está na faixa de 55 anos, pois é essa categoria
que faz mais compras online.
Depressão no Facebook
Mas, nem tudo são flores nas redes sociais. A aparente felicidade
ilimitada que vemos nos posts tem se mostrado cada vez mais ilusória. Jorge
lembrou que ultimamente têm se discutido os efeitos do uso do Facebook sobre o
emocional de seus usuários, com relatos de casos de depressão. “O Facebook é
uma vitrine de boas maneiras, boas práticas, bons exemplos” e isso está “levando
à depressão” pessoas que não têm esses elementos na vida real, afirmou o
especialista.
Onze passos para atuação em mídias
Antes de se lançar nas mídias sociais, Jorge faz um alerta: “Atuar em
mídia não é fácil. É uma questão de real
time, vou precisar ter uma equipe separada só para isso, vou ter que fazer
um estudo daquilo que eu vou postar porque não pode ser a qualquer momento,
qualquer horário e qualquer coisa. E aquilo que eu posto tem que ser analisado
se teve repercussão”, diz. E, claro, é fundamental um planejamento, e por
escrito, detalhando objetivos e todos os parâmetros necessários para a
execução. Jorge apresentou onze passos para a atuação em mídias, destacando-se a
necessidade de se criar uma identidade, com o must do momento que é a
criação de um personagem, como o pinguim do Ponto Frio, adaptado pelo Jorge ao
CBBD na personagem de uma corujinha, chamada Laura Russo, que interagia com os participantes do
congresso.
É essencial também ser sociável, responder aos interagentes, usando
twitter, se a mensagem foi em twitter, pelo Facebook, se foi por este meio, e
por mensagem privada, se assim foi a manifestação.
Gerenciamento de crises
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Jorge deu dicas sobre gerenciamento de crises |
Estudar para construir uma marca
Ao final da palestra, uma importante recomendação: “Não saiam daqui
para fazer o planejamento do blog da sua biblioteca, da fanpage no Facebook, se
vocês não tiverem um estudo antes. Demanda dedicação, mas a partir do momento
que a sua marca se tornou online, é muito difícil se desconstruir. Isso pode
dar uma crise, e depois para gerenciar é pior ainda, ”alertou o especialista.
Jorge estará envolvido em
uma feira que vai mostrar algumas das mais novas tecnologias para aplicação em
mídias, junto com seus colegas no mestrado da UDESC. Para acompanhar a feira e
saber como aplicá-las às bibliotecas, acompanhe curta a
página da a página do grupo no Facebook.
Quem é Jorge do Prado
Jorge Moisés Kroll do Prado é graduado em Biblioteconomia,
habilitação em Gestão da Informação, pela Universidade do Estado de Santa
Catarina. Pós-graduando em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pela
Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis, atuando como bibliotecário–chefe
na mesma instituição. É gerente de mídias da FEBAB, tendo gerenciado o CBBD
2013, que aconteceu em Florianópolis. Tem um curso em EAD na FEBAB sobre
marketing e mídias sociais. Jorge também
é mestrando em Gestão da Informação pela UDESC. Tem como principais temáticas
de estudo voltadas ao uso das mídias sociais de forma a inovar a gestão de
unidades de informação.
Jorge tem trazido
conceitos de marketing para a Biblioteconomia desde o desenvolvimento do seu
TCC, em uma dedicação constante para inovar a gestão da informação. Incansável
em seus estudos, está criando um plano de comunicação para markting para o
Instituto Internacional de Inovação na sua pós. “Florianópolis agora chamada de
“Vale do Silício Brasileiro” por que tem muitos pólos de inovação”, explica. Já
em seu mestrado, Jorge está desenvolvendo um modelo de gestão social a partir
de mídias sociais, tentando extrair o capital intelectual que está dentro
desses espaços para aplicar na gestão de bibliotecas.
Leia também:
Palestra sobre a articulação de mídias sociais para bibliotecários
O áudio completo da palestra está disponível pelo email monitorcientíficofabci@fespsp.org.br.
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