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Andreia Gonçalves (acima), Adriana Souza e Francisco Lopes |
Professores da FaBCI Adriana Souza, Francisco Lopes e Andreia
Gonçalves Silva apresentaram suas pesquisas no segundo dia do Seminário
integrado FESPSP 80 anos.
No dia dos Professores, um encontro especial de mestres na parte da
manhã: professores de Biblioteconomia reunidos para falarem de suas pesquisas
acadêmicas para a comunidade FaBCI.
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Adriana Souza |
Adriana Souza, recém-mestra pela ECA-USP, explicou como desenvolveu seu
tema coaching, inédito em
Biblioteconomia. A professora Adriana foi à origem do termo, na Hungria
medieval, para resgatar seu significado como um meio de transporte para a
realeza, e que através dos séculos seguintes foi ganhando diferentes conotações
conforme a área de conhecimento empregado. Hoje, tem um caráter transversal e
multidimensional, como a própria Ciência
da Informação, e isso a instigou a explorá-lo. “Hoje se pede mobilidade,
aprender a apreender”, afirmou a professora, e o coaching vem como uma grande
contribuição neste processo.
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Francisco Lopes |
Galgando mais um degrau em sua carreira acadêmica, Francisco Lopes
apresentou as linhas gerais de sua incipiente pesquisa de doutorado “Organização e Representação do
Conhecimento: perspectivas de interlocução interdisciplinar entre Ciência da
Informação e Arquivologia”, também pela
ECA-USP, na qual investiga as possíveis relações entre a Ciência da Informação
e a Arquivologia. Bibliotecário de formação com larga experiência profissional
em arquivos, o professor trouxe à mesa alguns pontos da já conhecida discussão
sobre a co-existência da Biblioteconomia e Arquivologia sob o grande
guarda-chuva conceitual da Ciência da Informação. Mesmo com princípios
diferentes, os pontos em comum entre as duas áreas incluem múltiplas práxis que
têm trazido uma re-significação para ambas. Entre seus resultados preliminares,
apontou “a interlocução interdisciplinar
a partir dos referenciais da Organização e Representação do Conhecimento (ORC)
apresenta-se promissora ao apoiar-se nas contribuições advindas da filosofia,
da Teoria da Classificação, da Teoria do Conceito e de estudos linguísticos,
que são elementos indispensáveis para se pensar os processos de identificação,
classificação e descrição da informação arquivística”, explicou o professor.
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Andreia Gonçalves |
Contemplada no Programa de Incentivo a Pesquisa
Docente (PIPED-FESPSP) deste ano, Andreia Gonçalves Silva, mestra pela ECA-USP, busca
contribuir para o melhor entendimento da legislação previdênciária brasileira
para ampliar o direito que o cidadão têm às informações legais. “As pessoas
desconhecem seus direitos básicos”, apontou. A professora esclareceu que o
acesso às informações legais já está consolidado, mas a linguagem jurídica se
constitui uma barreira para o pleno exercício da cidadania. “O objetivo de
disseminar a informação jurídica já foi concluído, é preciso facilitar o acesso
à compreensão de seu conteúdo”, afirmou. Além disso, no que diz respeito à Lei
de Acesso à Informação, a professora verificou que sites de vários Ministérios
ainda pecam por uma arquitetura da informação disfuncional, faltando com um
direcionamento eficaz da enorme variedade de informações que disponibilizam.
Interessante notar nas três apresentações as diferentes fases de
pesquisa de cada um dos professores: enquanto a professora Adriana acaba de
finalizar um desenvolvimento de pesquisa, seus colegas estão com suas
investigações em andamento, em diferentes fases e contextos. Essa diversidade
evidenciou questões e caminhos inerentes da pesquisa stricto sensu, trazendo,
especialmente para os alunos que estão preparando seus TCCs, um panorama da
realidade de trabalho de pesquisadores acadêmicos por excelência.
Para receber o audio completo das apresentações, envie um email para
monitorcientificofabci@fespsp.org.br.
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