Pular para o conteúdo principal

Encerramento do Seminário de 80 anos da FESPSP


Esquerda acima: Sr. Waltercio, Professores Concília, Aldo e Ivan
Em 18/10/13 às 19h tivemos a cerimônia de encerramento do Seminário de 80 anos da FESPSP: Brasil, os desafios do futuro! no auditório da FESPSP com homenagens, premiação de concursos e lançamento de livros, seguido de coquetel no hall de entrada.




A apresentação de abertura da cerimônia com o Profº Silvio Meira, foi seguida de discurso do Diretor Acadêmico Profº Dr. Aldo Fornazieri sobre os 80 anos da instituição e a importância das homenagens.

Segundo o Diretor Acadêmico, foi um seminário muito interessante do ponto de vista do conteúdo, sendo o primeiro seminário unificado e um dos melhores dos últimos tempos, devido à qualidade dos debates e organização. Os créditos da organização, aliás, vão para uma equipe guerreira liderada pela Prof.ª Carla Diéguez, Marcos, Natasha e Jorge da Comunicação, que trabalharam incansavelmente todos os dias. O professor Aldo também anunciou os planos da Fundação em lançar seu primeiro curso de mestrado profissional.

O diretor e professor da FESPSP expôs que o tema escolhido para o seminário se conecta com a história da escola e ao seu eixo temático, que é o Estado e o desenvolvimento do Brasil. Pontuou que o país vive um momento singular de sua história pela retomada dos movimentos de rua de junho que mudaram a pauta politica do país. “De certa forma, vivemos um ciclo de crescimento, mas parece que esse crescimento está relativamente empacado e temos que buscar novas alternativas”, disse. O Seminário FESPSP 80 anos foi realizado com essa temática de desafios brasileiros “às vésperas das eleições gerais do ano que vem, que vão colocar em discussão muitos, ou praticamente todos os temas que foram apresentados”, afirmou o professor Aldo, como os progamas de transferência de renda, as questões das classes sociais e tecnologia, e muitos outros temas de relevância para os três cursos de graduação da instituição.

“Acho que podemos dizer que concluímos este seminário com êxito bastante significativo e evidentemente que no ano que vem tentaremos melhorar ainda mais a realização desse tipo de evento”, avaliou o diretor,  ressaltando também a importância histórica de uma instituição chegar aos seus 80 anos, como a FESPSP, pois são poucas que conquistam essa vitória. “São poucas as instituições no Brasil que chegam a 80 anos. Muitas que foram criadas viraram escombros da história”, afirmou.

Fez votos contundentes para que a FESPSP  “continue se edificando”, mas que isso “depende fundamentalmente de nós neste momento histórico, e de outras pessoas amanhã, assim como ela dependeu de outras pessoas no passado”, em referência a uma “edificação espiritual, cultural e acadêmica” que mantém a instituição viva e atuante. O professor Aldo também destacou todo o empenho e competência da Diretoria Executiva, na figura do Diretor Geral da FESPSP, Sr. Waltercio Zanvettor, e do Conselho Superior, na figura do Profº Jorge Nagle, responsável, junto com o Sr. José Enio Casalecchi, pelo projeto acadêmico-pedagógico que norteia os três cursos.

Homenagens

Os homenageados foram escolhidos com base em critérios da área acadêmica, sendo pessoas representativas em termos humanos para a instituição e pelo momento da história da FESPSP:

José Adão Pinto, Vanderleia Alves, (Secretaria), Maria Cristina Barboza (Jurídico), Profª Eliana Ashe (Sociologia), Profª Concília Teodósio (Biblioteconomia), Profª Adriana Yazigi Abrão, Profª Roseli Coelho (Sociologia).  Também foram homenageados, mas não puderam comparecer os ex-alunos Cesar Calegari, hoje Secretário da Educação, e a bibliotecária Dinah Población.

Resultados do concurso

O Profº Ivan Russef apresentou o resultado do concurso de ensaios críticos e produção artística, em comemoração aos 80 anos da FESPSP, com a premiação de um tablet para cada um dos dois trabalhos vencedores: a aluna de Sociologia Mariana T. Egli, que fez o mobile “Abacassomos”, uma homenagem às lutas dos alunos e o que os movem no desenvolvimento acadêmico, simbolizadas em frutos de um abacateiro; Oscar Caiado, do segundo semestre de Biblioteconomia, que escreveu o conto “Pão de Rosa”.

Balanço positivo

A professora Carla Diéguez, da equipe da organização do Seminário, considera que o balanço do evento foi muito positivo. "No começo, houve um certo ceticismo se a integração seria uma boa ideia", revela. Mas, explicou que o grande sucesso do seminário provou que esse receio foi totalmente infundado: os alunos dos três cursos transitaram muito confortavelmente por todas as palestras, independente do tema. Os temas universais, que dizem respeito a todos, também contribuíram para essa dinâmica."Moramos em São Paulo, e todos frequentamos bibliotecas, pegamos transporte público, nos preocupamos com as gestões públicas", pontuou a professora. Um detalhe que lhe chamou a atenção foi que, na palestra da primeira noite, "O futuro das cidades", as duas primeiras fileiras estavam tomadas por alunos de biblioteconomia. Por outro lado, na palestra sobre políticas públicas para bibliotecas, estavam alunos de Sociologia. "Os alunos puderam se conhecer", destacou.

Depois de um ritmo de trabalho muito intenso, a professora Carla e a equipe da organização do seminário podem comemorar os resultados muito positivos e a ótima repercussão, e fica irresistível uma aposta em algumas possibilidades para 2014: "No ano que vem, quando teremos eleições, este mote poderia ser o tema do seminário. Quais as políticas que serão propostas pelos candidatos para a cultura, a saúde, a educação, o transporte?", indaga.

Coquetel de confraternização

Em seguida à cerimônia, foi servido o coquetel, uma oportunidade de confraternização entre todos os participantes e de comemoração pelo sucesso do seminário. Ambientação agradável, serviço diversificado e impecável de buffet, à altura do evento, elogiado por alunos, professores e convidados.

Acesse o álbum de fotos do evento

Veja mais fotos do evento na página da FESPSP no Facebook.




 Roselene Mariane de Medeiros é aluna do quarto semestre noturno




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação