Pular para o conteúdo principal

Entrevista - Profª Tânia Callegaro: Exposição Origens – Nativos.



No dia 02/10 tivemos a inauguração da Exposição Origens – Nativos do Grupo UBUNTU na FESPSP juntamente com a semana do Seminário de Pesquisa. Esta exposição marcou o início das ações de valorização da cultura e em defesa das questões indígenas que irá até o dia 11/11. 

Com organização da Profª Tânia Callegaro, além da exposição tivemos também uma Roda de Conversa (no dia 10/10 no Auditório da FESPSP com renomados personagens da luta indígena) e ainda contaremos no dia de encerramento das atividades com esta temática, uma oficina de cerâmica com o grupo UBUNTU (11/11), gratuita e com inscrições abertas no site da FESPSP.

Para refletir e conhecer um pouco mais sobre a cultura e as luta dos povos indígenas na atualidade e saber como se deu toda a organização das atividades na FESPSP, segue entrevista cedida pela Profª Tânia.
Vejam que belo e inspirador trabalho e como podemos nos engajar nessa luta que deve ser de todos nós:


 

Monitoria Científica - Como se deu todo o processo para trazer a exposição para a FESPSP?

Profª Tânia - o processo durou em torno de 10 meses, desde dez. 2016 até a data de abertura com as seguintes atividades: contato e longas conversas com os integrantes do grupo UBUNTU e secretário de cultura de Caraguá por meio de telefone e e-mail; 4 dias de reunião na oficina de Carlo Cury, em Caraguatatuba, litoral norte de SP; visita da exposição Origens- Nativos no espaço de turismo da prefeitura de Caraguá, e, vinda de Carlo Cury para conhecer o espaço disponível para exposição da FESPSP. 

Dentro da FESPSP realizamos reuniões com a coordenadora do curso de Biblioteconomia e Ciências da Informação Valéria Valls, e com o setor de comunicação e administração. Posteriormente, formulei uma proposta para trazer a exposição para a FESPSP, articulada com mais duas atividades, Roda de Conversa, e Oficina de Cerâmica, que foi apresentada para Eliana Asche, Diretoria Acadêmica e Executiva. Ao final, foi aprovada a ideia.


MC - Qual a principal mensagem e reflexão que se busca passar com esta exposição?

Profª Tânia - Na verdade, seria sensibilizar e provocar a reflexão de nossos alunos e visitantes da cidade de SP sobre o processo de silenciamento que ocorreu ao longo de mais de 500 anos em nossa história, no qual, os povos originários, os indígenas e suas culturas foram negados como povos que tem uma cultura altamente complexa e rica, e, consequentemente, vistos sem direitos ou dignidade para questionarem a retomada de suas terras.  Processo este que as instituições de cultura, informação e educação prestaram muito bem, infelizmente, estes serviços. Vejo que estamos em tempo de refletir novamente sobre isto, uma vez que os povos indígenas encontram-se em processo crescente de mobilização e luta.


MC - Além da exposição, houve uma Roda de Conversa (no dia 10/10) com a presença de personagens importantes na luta dos direitos indígenas. Fale um pouco sobre essa ação.

Profª Tânia - Foi importante, pois os convidados Prof. Emerson de Oliveira Souza - Emerson Guarani, Sassá Tupinambá e Dr. Benedito Antônio Genofre Prezia, dois indígenas e um Dr. em antropologia, militantes da causa indígena, fizeram suas apreciações acerca da  contribuição do profissional da informação e cultura e o da educação para fortalecer a luta indígena. Afirmaram que o trabalho com a cultura não deve ser encarado como uma “festinha”, mas, como meio para fazer política e dar visibilidade aos povos, daí, o cuidado para trazer informações de qualidade, de perspectiva não conservadora.

 
MC - O final da exposição está marcado para o dia 11/11/17 quando teremos uma Oficina de Cerâmica (gratuita). O que esperar dessa atividade? Já estão abertas as inscrições?

Profª Tânia - Que as pessoas participem e conhecem um pouco das técnicas e dos significados que alguns povos indígenas dão ao fazer cerâmica, além de exercitar o fazer cerâmica e criar algumas peças.


Segue link do formulário de inscrição para a Oficina de Cerâmica: http://www.fespsp.org.br/pagina/oficina
Data: 11/11/2017
Horários: período da manhã das 10h às 12h; tarde das 14h às 16h.


MC - Deixe um recado aos leitores do blog com relação à questão indígena em nosso país e em especial na cidade de São Paulo. Como é possível nos engajar nessa luta?

Profª Tânia - Pensar que o saber e o conhecimento não se encontram somente no âmbito acadêmico, que o encontro com as culturas originárias, indígena, e as tradicionais, como as africanas, podem ser a saída para a sociedade contemporânea encontrar seu equilíbrio e sentido de VIDA, assim como o respeito vital ao meio ambiente, à natureza, ao “outro”, enfim, exercitar a solidariedade, a colaboração e a humildade.


Um pouco sobre o Grupo UBUNTU CARAGUA – CERAMISTAS
O Grupo Ubuntu
(EU SOU POR QUE NÓS SOMOS)

Formado por ceramistas da Rota da Cerâmica de Caraguatatuba e tem por objetivos:

- Desenvolver projetos temáticos;
- Aprimorar o conhecimento na arte cerâmica;
- Compartilhar os saberes;
- Divulgar a cerâmica de Caraguatatuba.

Vejam mais no facebook: Grupo UBUNTU CARAGUA – CERAMISTAS


 
Confiram algumas imagens da exposição, todas retiradas do Site da FESPSP: 





























 

















































  











Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e