Tivemos entre os dias 02 a 05 de outubro o
Seminário FESPSP com o tema Incertezas do Trabalho.
Foram Conferências, Mesas de debates (Ciclo
das 5), Minicursos e Grupos de Trabalhos (GTs) com as abordagens mais
diversificadas e que trataram de forma exemplar sobre as questões do trabalho
na contemporaneidade em uma semana de
muitas trocas de experiências e grandes aprendizados.
A MC gostaria de parabenizar a FESPSP por
mais esta realização, à todos os envolvidos na organização, funcionários, alunos
que trabalharam como voluntários, aos professores, alunos e ex-alunos que
apresentaram seus trabalhos, convidados e todos que participaram desse evento de
debates reflexivos e edificantes, sendo o ponto crucial para o início de
transformações em nossa sociedade.
Este ano a FaBCI e a área de Biblio e CI
foram bem representadas em GTs e com 2 minicursos, em especial, em que a
temática do seminário pode ser desenvolvida em consonância com nossa área.
Para que vocês fiquem por dentro do que aconteceu,
seguem alguns relatos que foram cedidos gentilmente por alunos e egressos da
FaBCI e que agradecemos imensamente pois sem vocês, essa matéria e a
continuidade da MC não seria possível ;)
Relato
da aluna Leonela Souza de Oliveira (6º Semestre/Noturno)
Apresentação
de Trabalho no GT 4 - Educação, literatura e sociedade.
Na
atual conjuntura em que se encontra nosso país, com crise de desemprego que assola
os cidadãos brasileiros, a incerteza se torna presente em nossas vidas
sobretudo no campo profissional. Este ano o seminário da FESPSP propõe a
reflexão sobre a tecnologia no trabalho à legislação trabalhista e suas
constantes mudanças e como a sociedade, vem reagindo a diminuição de emprego
formal frente às terceirizações. Além de, discutir o futuro do trabalho.
Diante
do exposto, prestigiei os Grupos de Trabalho - GTs 04 e 05 e faço um breve
panorama dos pontos levantados.
No
dia 03 de outubro o GT 5: Espaço público da informação e cultura:
variações e diversidade conceitual, como o discurso sobre o urbano compreende e
atua sobre a cidade, composto
pelas Profª Drª Tania Callegaro e Profª Maria das Mercês Apóstolo ambas
docentes da FESPSP.
Discutiu
os temas que permeiam a biblioteca pública que se caracteriza por ser um espaço
público. Além de explanar sobre o conceito de bibliodiversidade pouco conhecido
no Brasil. Foi pauta também o arquivo público com espaço de memória e
preservação da história do seu Estado. E por fim, foi apresentada a cultura
digital e a articulação dos coletivos nas periferias de São Paulo. Todos estes
trabalhos de pesquisa foram apresentados pelos alunos e pesquisador da FESPSP e
um mestrando da USP.
Já
em 04 de outubro, tive a imensa honra de compor e acompanhar a mesa de
apresentação de trabalhos do GT 4.
Apresentei uma síntese do meu trabalho de conclusão de curso – TCC, ainda em
curso, intitulado O papel social da biblioteca pública na difusão da literatura
afro-brasileira. A mesa: Linguagem
literária, interpretação da realidade e difusão da literatura, foi composta pelos coordenadores
Prof.ª Drª Eliana Asche Cintra Ferreira e o Prof. Me. Derick Casagrande
Santiago e o debatedor Prof. Dr. Ivan Russeff todos docentes da FESPSP.
O
debate teve ponto central na literatura e na análise dos contos de Guimarães
Rosa, no romance sobre os últimos sobreviventes de uma terra sem despedida e a
pesquisa sobre a literatura afro-brasileira conceito ainda em construção no
campo dos estudos literários sobre a temática. Todos estes trabalhos de
pesquisa foram apresentados e por alunos (a) da FESPSP e o pesquisador da USP.
Parabenizo
a FESP pela diversidade de temas abordados, e pelos ricos e calorosos debates
proporcionados durante o evento.
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Relato
da aluna Julia Alves dos Santos (6º Semestre/Noturno)
Apresentação
de Trabalho no GT 5 - Espaço público da informação e cultura: variações e
diversidade conceitual, como o discurso sobre o urbano compreende e atua sobre
a cidade.
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Fonte: Site FESPSP. |
Participar
do Seminário de Pesquisa da FESPSP este ano foi uma experiência riquíssima para
minha vida acadêmica, ao finalizar minha pesquisa de iniciação científica que
começou em 2016, pude então, neste Seminário apresentar os resultados obtidos
para a comunidade, além disso, estar em um GT que aborda o assunto do espaço
público como ambiente de informação, conhecimento e cultura, vai ao encontro do
que trata o assunto da minha pesquisa que é sobre a “Bibliodiversidade:
conceitos e abordagens”, sendo que, uma das abordagens são propriamente as
bibliotecas públicas de bairro do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo
e a segunda abordagem contempla as editoras independentes, deste modo, para
elucidar rapidamente o conceito da bibliodiversidade, pode-se entender que está
ligado à diversidade de títulos, assuntos, linhas editoriais, autores, idiomas
e formatos.
Por
isso, a multiculturalidade no Brasil se faz ainda mais necessária, valorizando
assim, a diversidade que precisar ter nas coleções das bibliotecas.
Para
saber mais leia:
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Relato
da egressa Sthéfani Paiva
Apresentação
de Trabalho no GT 8 - Inovação em Serviços de Informação.
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Fonte: Facebook da Profª Valéria Valls. |
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Fonte: Facebook da Profª Valéria Valls. |
No
ano passado participei do Seminário da FESPSP como graduanda, mostrando os
resultados parciais do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Uma
experiência inédita, meus primeiros passos na vida acadêmica, o qual realmente
achei incrível e muito prazeroso, então resolvi repetir a dose esse ano, só que
com a pesquisa concluída.
Mostrar
os resultados de um trabalho árduo, com assunto relativamente novo e que,
particularmente, acredito que possa fazer a diferença na Biblioteconomia, a
sensação, eu não consigo colocar totalmente em palavras, pois hoje considero
uma das minhas maiores satisfações em ser uma Bibliotecária, vê que nossas ideias
e estudos colaboram para fazer a diferença e divulgar a nossa área.
Também
gostei muito de ver os novos alunos apresentando suas pesquisas, maravilhosas
por sinal! Teve coisas que eu não fazia noção da existência e que agora com
certeza vão influenciar a minha atuação como profissional.
Fico
aguardando o ano que vem para ver as pesquisas concluídas dos que vão se formar
em breve e as novas pesquisas que surgirão dentro desse ambiente acolhedor que
é a FESPSP.
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Relato
do aluno Nicolino Foschini Neto 96º Semestre/Matutino)
Apresentação
de Trabalho no GT 11 - Organização e Representação do Conhecimento.
O
Seminário FESPSP 2017 programou diversas atividades que oportunizaram a
conversão dos conhecimentos de seus participantes. Foram cinco Mesas com
reflexões e debates para pensar como o mercado de trabalho reflete as estruturas
de opressão e hierarquização de corpos impostas na sociedade. Diversos
minicursos foram oferecidos pelos docentes com temas que permearam todos os
conhecimentos organizacionais da FESPSP-FaBCI. Aproveitando o ensejo, tive a
sorte de participar do Minicurso das
professoras Valéria Valls e Daniele Brene sobre Consultoria em Gestão da
Informação, que foi muito rico de conhecimentos e orientador para quem tem
pretensões de ser consultor ou consultora futuramente.
Além
disso, o Seminário organizou 17 grupos de trabalho (GT) que abrangeram a maior
parte da diversidade de conhecimentos produzidos pela comunidade científica de
Sociologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Eu apresentei meu trabalho
de pesquisa científica no GT 11, que tratou do tema da Organização e
Representação do Conhecimento, e foi talentosamente coordenado pelas
professoras Andréia Silva e Daniele Brene e debatido com maestria pela
professora Isabel Ayres.
Fonte: Site FESPSP. |
1ª
Andréia Nunes de Araújo aluna de mestrado da USP, que apresentou parte da sua
dissertação com o título “A contribuição
da indexação no processo de seleção de palavras-chave para o Google Adwords.”
Pontuando, brevemente, a apresentação da Andréia foi apresentada a implementação
da técnica de indexação da biblioteconomia na definição de palavras-chave que
serão compradas do Google Adwords pela organização. De acordo com ela, se reduz
o custo de operação pela seleção de termos, além de obter melhor retorno do
investimento devido maior número de acesso nas campanhas de marketing da
organização. Ela demonstrou rapidamente o histórico do algoritmo de page ranking
do Google. Na mensagem final da pesquisadora, ela comenta que a seleção dos
melhores termos é uma atividade que o Google não auxilia quando vende o
serviço.
2ª
Daniela Correia aluna da graduação da FaBCI, que apresentou sua pesquisa de
conclusão de curso, com o título “Bibliotecário
musical: desafios na organização e representação de partituras.” A
apresentação da Daniela foi brilhante, ela empolgou e emocionou a todos! A
primeira fala da debatedora foi: “Daniela, você apresenta muito bem, parabéns!”
A pesquisadora apresentou a aplicação de técnicas biblioteconômicas de
representação do conhecimento com base nas práticas de representação de
partituras musicais da biblioteca da organização onde ela trabalha, o Instituto
Baccarelli. A Daniela explicou que, sua motivação pessoal foi o processo de
busca de partituras, que não era pensado em facilitar a vida o usuário. Uma
primeira conclusão do trabalho dela aponta para a adequação dos instrumentos de
catalogação para as partituras musicais. Além disso tudo, ela deu uma aula de
como é feita a leitura de uma partitura, enquanto os presentes tinham
partituras em mãos para visualizar.
3 ª
Nicolino Foschini aluno de graduação da FaBCI, que apresentou sua pesquisa de
iniciação científica, com o título: “Gestão
do conhecimento no GT-4 da ANCIB: um estudo bibliométrico.” Devida
motivação pessoal do pesquisador, que o levou a perguntar quais eram os autores
de referência da Gestão do Conhecimento dentro da acadêmica, ele realizou um
levantamento dos autores mais citados dentro de uma comunidade de pesquisa em
pós-graduação. O pesquisador mostrou o recorte de pesquisa que foi o grupo de
trabalho quatro (GT-4) da Anancib, que pesquisa a Gestão da informação e do
conhecimento, com dados coletados pelos trabalhos que tratam, apenas, da Gestão
do Conhecimento. Os resultados obtidos, a partir da aplicação da Lei de Zipf,
elencaram os dez autores de referência (mais citados) para tratar do assunto da
Gestão do Conhecimento.
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Fonte: Facebook da Profª Valéria Valls. |
Como
relato de experiência, posso dizer que a oportunidade de apresentar meu
trabalho de iniciação pesquisa científica, foi um ato concretização das minhas
experiências acadêmicas vivenciadas ao longo de um ano na Faculdade de
Biblioteconomia e Ciência da Informação. Dentre essas experiências estão os
debates com diversos amigos e amigas em sala de aula, no corredor, na
biblioteca, na cafeteria e etc... As aulas lecionadas pelos docentes que
compartilham seus conhecimentos, me fizeram a diferença, pois me deram apoio e
tempo na articulação dos meus conhecimentos!
Foram
quinze minutos indescritíveis de apresentação, onde pude mostrar os resultados
preliminares da minha pesquisa, que deve ser publicada em formato de artigo nos
anais do evento em breve.
Para
finalizar, obrigado a todos que organizaram o evento pela excelente
organização! Boa sorte para você que tem interesse em participar do evento no
próximo ano. No que eu puder ajudar, conte comigo!
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Relato
da aluna Letícia Maria Caetano (6º Semestre/Noturno)
Minicurso - Consultoria em gestão da
informação: a proposta de um modelo de trabalho.
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Fonte: Facebook da Profª Valéria Valls. |
No dia 03 de
outubro, semana do seminário da FESP, foi ministrado um minicurso pelas professoras
Valéria Valls e Daniele Brene, cujo tema era Consultoria em gestão da
informação, onde a proposta era apresentar
um modelo de trabalho. Considerando o pouco tempo de curso, as professoras
retrataram de forma dinâmica e prática, um pouco do que é preciso para atuar
nessa modalidade de trabalho.
O minicurso começou com um panorama da área de
biblioteconomia, e a variedade dos nichos de atuação do bibliotecário, o que
foi muito esclarecedor, até porque muitas vezes não nos damos conta da
amplitude da profissão. Depois disso, elas explicaram o que é uma consultoria e
consequentemente, no que consiste um projeto.
Elas explicaram que todo projeto é exclusivo, personalizado
e temporário, e também baseado em entregas, ou seja, é necessário antes de
tudo, entender o contexto daquela situação, pois nem sempre o que uma empresa
faz é o seu negócio principal, portanto, ter uma visão sistêmica é muito
importante, bem como mapear tudo que será feito e os respectivos prazos.
Inclusive, a professora Daniele indicou um curso de gestão de projetos na
plataforma Veduca, onde é possível realizar o curso online e gratuitamente.
As professoras explicaram ainda que é preciso
possuir flexibilidade para lidar com projetos, pois é necessário estar aberto a
conhecer novas realidades e solucionar muitos desafios. Além disso, antes de
atuar com consultoria, também é necessário adquirir muita experiência e
entender os princípios da profissão, entendendo isso, é possível adaptá-los
conforme a necessidade.
Achei muito relevante essa parte de
entender quais são os princípios da nossa profissão. Houve um momento em que
elas relacionaram a profissão e nossas ferramentas clássicas (AACR2, CDD, etc.)
com um sistema, e disseram que ao olhar um sistema, basta entender qual o seu
padrão, e a partir disso, podemos estruturar qualquer informação e/ou modelar
qualquer ambiente. Em um projeto, essa parte de compreensão do todo se chama
diagnóstico.
Por isso, fazer o exercício de
relacionar as disciplinas técnicas com as disciplinas de gestão pode nos
propiciar muitas respostas e muitas possibilidades.
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Relato
da aluna Edi Fortini (2º Semestre/Noturno)
Minicurso - Curso básico de SEO para
LinkedIn.
Na
primeira semana de outubro rolou mais uma edição do Seminário FESPSP 2017, onde
tivemos diversas palestras, apresentações e cursos com temas muito relevantes
para o nosso momento atual no mercado de trabalho.
Na
terça, dia 05, a bibliotecária Dora
Steimer ministrou um minicurso básico de SEO para Linkedin
com muitos alunos presentes e interessados nesta que é atualmente a maior rede
social profissional.
Fonte: Site FESPSP. |
Ao
final do curso, diversos alunos que ainda nem sequer tinham uma conta na rede
social agora poderão desfrutar de uma ferramenta com uma grande visibilidade
profissional.
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