De
certo você já deve ter visto a divulgação dos cursos da FESPSP (que, aliás,
ficou bem legal né!), e percebeu um novo personagem que na verdade está
voltando a compor o cenário: Sociologia, Biblioteconomia e Administração.
Isso
mesmo, teremos a reabertura do Curso de
Administração FESPSP que conta com o Prof.Dr. Douglas Murilo Siqueira na coordenação que traz o porquê fazer ADM na
FESPSP?
Mais do que formar um Administrador, a
FESPSP prepara Líderes para um novo tempo. Tempo de mudanças, tempo de
incertezas, tempo de inovações, tempo de saber lidar com gente, tempo de Ser
Humano com Humanos e gerar Resultados com Propósito.
Aguardem novidades e divulguem nossa ADM.
E
agora fiquem com uma super reportagem gentilmente cedida pelo Profº Douglas
(publicada no jornal Diário Popular), tratando sobre como deve ser a ADM
contemporânea, muito pertinente para nossa área com relação à gestão dos
Serviços de Informações. Aproveitem!
![]() |
Se liguem na campanha "Indique Amigos" e conquiste descontos para os cursos da FESPSP em 2018. Mais informações em breve via Facebook. |
Empresas Humanizadas dão Lucro?
Ao
contrário do que pode se pensar, a empresa considerada humanizada pertence ao
capitalismo e vive em um mercado competitivo onde o retorno financeiro é
garantia de sua sobrevivência. Mas então, o que difere este tipo de empresa das
demais? As organizações consideradas
humanizadas fornecem um ambiente de trabalho mais democrático e justo e buscam
promover uma qualidade de vida melhor para seus funcionários. Suas ações
extrapolam as fronteiras da empresa e impactam positivamente nos familiares, na
sociedade e no meio ambiente.
São
empresas que buscam o ENGAJAMENTO de suas pessoas ao redor de um PROPÓSITO que FAÇA
SENTIDO para todos da organização. Mas,
que seria um propósito que tem a capacidade de unir e engajar as pessoas? Em
pesquisa realizada em uma indústria de 400 funcionários, pude presenciar o
engajamento no brilho dos olhos das pessoas. O que unia todos é o SENTIDO do
trabalho que faziam. Produzem um dos
componentes na fabricação de pneus, mas, para todos, não era somente mais um
componente, mas algo que garante a segurança para alguma família que poderá
utilizar o pneu que contém o produto por eles fabricado.
O
engajamento vem principalmente do respeito que a empresa tem para com suas
pessoas. Um dos entrevistados, de nível gerencial, não trocaria de empresa,
mesmo com salário superior, pois “agora tenho vida e produzo muito mais, pois
chego em casa sem estresse, meu filho e minha esposa sentiram a diferença...
isso não tem preço”.
E o
lucro? Ele vem como CONSEQUENCIA DO ENGAJAMENTO. Prova está em várias
organizações que atuam com propósito antes do lucro, cujo retorno para ao
acionista é bem superior ao modelo do lucro pelo lucro. Empesas do “Sistema B”
ou “Capitalismo Consciente”, percebem que Fazer o Bem, Faz Bem e Traz Bens.
Neste
contexto, o curso de Administração deve repensar sua matriz pedagógica a fim de
dar foco na formação de um administrador com um olhar voltado não somente para
o “lucro pelo lucro” mas que considere, de fato e não no discurso, o PROPÓSITO
no lugar do “lucro”.
Já comprovado que
este tipo de administração traz um retorno para os acionistas e demais públicos
impactados pela empresa maior e mais relevante. Importante ressaltar que as
empresas que continuarem a tratar o tema somente no discurso, como quadros de
“missão”, “visão” e “valores” pendurados nas paredes ou soltos nas mídias e
intranets, não sairão do “mais do mesmo” e perderão talentos importantes, pois
as pessoas talentosas hoje não buscam mais uma empresa somente para crescimento
profissional, mas um lugar que lhes faça SENTIDO investir grande parte do tempo
de sua vida, ou seja, que seu trabalho tenha um PROPÓSITO. Somente assim a
organização ENGAJARÁ as pessoas e conquistará a sustentabilidade, seja social,
ambiental e econômica.
Por
fim, o modelo tradicional de ensino se mostra obsoleto na formação do novo
perfil de administrador. O uso da Aprendizagem Baseada em Projetos é um caminho
interessante, já que o aluno aprende fazendo e tem o professor no papel de
“coach”.
Comentários
Postar um comentário